Software livre em concursos públicos

Iniciado por Eduardo_BSB, 08 de Outubro de 2007, 19:35

tópico anterior - próximo tópico

Eduardo_BSB

Saiu o edital da polícia rodoviária federal para os estados do Pará e Mato Grosso. Com relação ao conteúdo de informática, uma novidade boa: é 100% Software Livre (SL) ! Não tem uma só citação a software proprietário. CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA
1.BrOffice. Impress: estrutura básica de apresentações, edição e formatação, criação de apresentações,
configuração da aparência da apresentação, impressão de apresentações, multimídia, desenho e clipart,
uso da barra de ferramentas, atalhos e menus. Writer: estrutura básica dos documentos; operações com
arquivos, criação e uso de modelos; edição e formatação de textos; cabeçalhos e rodapé; parágrafos;
fontes; colunas; marcadores simbólicos e numéricos; tabelas e texto multicolunados; configuração de
páginas e impressão; ortografia e gramática; controle de quebras; numeração de páginas; legendas;
índices; inserção de objetos; campos predefinidos, caixas de texto e caracteres especiais; desenhos e
cliparts; uso da barra de ferramentas, régua, janelas, atalhos e menus; mala direta e proteção de
documentos. Calc: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos,
elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos,
campos predefinidos, controle de quebras, numeração de páginas, obtenção de dados externos,
classificação, uso da barra de ferramentas, atalhos e menus. 2.Conceitos de software livre e licenças de
uso, distribuição e modificação. 3.Envio e recebimento de emails, anexos, endereços e formas de
endereçamento de correio eletrônico, webmail, Mozilla Thunderbird, vírus, phishing, pharming, spam.
A justificativa (se é que precisa de uma): é com esse ambiente que o novo funcionário vai trabalhar, já que a PRF já utiliza SL em peso. E não é o único. Embrapa, Banco do Brasil e Exército também seguem a tendência. Para quem acompanha editais de concurso, esse é um avanço e tanto. Uma das resistências ao uso de SL era que, em caso de concurso, o candidato poderia ser prejudicado, pois quase sempre as questões versavam sobre detalhes "irrisórios" de software proprietário, e poderia confundir quem utilizasse uma outra aplicação habitualmente, do mesmo tipo. É uma quebra de paradigma o fim de um padrão estabelecido que engessa as possibilidades dos usuários e pune quem não usa o perfil de softwares proprietários. Será que o SL tá virando a mesa ?

vitor

É uma boa notícia essa, além também de trazer mais usuários. Meu irmão não usava o linux aqui de casa não, quando comentei pra ele que em concursos estava sendo utilizado SL, ele mudou um pouco de atitude, dá umas arriscadas pelo sistema!
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Glauco Hass

É, a pressão tá grande. Esse edital vai fazer muita gente conhecer o BROffice.

rjbgbo

Real/ tenho tido muitas notícias a esse respeito.
E tem feito a diferença nos 'concursos públicos'.

Acho importante mesmo essa migração ñ só em termos financeiros como  outros.
Esses dias estava conversando c/ uma amiga funcionária pública sobre informática de modo geral (GNU/Linux, natural/), e ela e falou sobre a dificuldade de se implantar equipamentos de hardware e também de software por conta das 'licitações', sendo que no caso do software funcionários até acabem apelando p/ a ilegalidade diante da burocracia.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

AquaMan

Citação de: rjbgbo online 09 de Outubro de 2007, 07:07

Esses dias estava conversando c/ uma amiga funcionária pública sobre informática de modo geral (GNU/Linux, natural/), e ela e falou sobre a dificuldade de se implantar equipamentos de hardware e também de software por conta das 'licitações', sendo que no caso do software funcionários até acabem apelando p/ a ilegalidade diante da burocracia.

Pois é, acaba sendo uma "saída", mas nada elegante. A pressão está vindo das corporações, como era de se esperar. É caminho sem volta. A não ser que o Bill saque uma concorrência da manga, mas vai ter que ser livre, senão não vinga.

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

leandromdelima

Citação de: AquaMan online 09 de Outubro de 2007, 11:49
Citação de: rjbgbo online 09 de Outubro de 2007, 07:07

Pois é, acaba sendo uma "saída", mas nada elegante. A pressão está vindo das corporações, como era de se esperar. É caminho sem volta. A não ser que o Bill saque uma concorrência da manga, mas vai ter que ser livre, senão não vinga.

Abs!

É realmente uma tendência muito boa e otimista para nós adeptos do SL, mas infelizmente existem certas barreiras que não podem ser vencidas somente com boa vontade.  Sou servidor público e há cerca de um ano me apresentaram o Ubuntu como nova plataforma de trabalho.  Sempre fui entusiasta de Linux, mas nunca tive um motivo realmente forte para migrar de vez para ele até então.  Hoje em dia eu não quero nem saber de Windows.

Mas infelizmente o grande problema que passamos aqui é a resistência dos demais servidores.  Há um certo "medo" enorme das pessoas quando se fala em migrar para Linux, e eu vejo que isso é um obstáculo crítico para uma adoção em larga escala do sistema.  Penso que a raiz do problema em si seja a falta de conhecimento e treinamento dos funcionários aqui para essa nova realidade.  Tive muitos problemas quanto a isso quando comecei também, batendo cabeça na "tela preta".

Mas esse tipo de notícia me deixa muito mais animado, pois acho que é um ponto a mais na expansão do software livre.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

GuilhermeMachado

Alguém conseguiu baixar e visualizar os editais do site da Polícia Rodoviária Federal. Esses arquivos, apesar de terem o ícone do .pdf no site, são baixados com a extensão .inf.

http://www.dprf.gov.br/

Agradeço se alguém puder me passar os .pdfs do concurso...

Muito obrigado,
Guilherme Machado
Curitiba / Pr / Brasil

"O destino dos homens é a liberdade"
Vinícius de Moraes

arqueiro

Existe uma determinação do governo federal, acho que é de 2001, para que o SL seja adotado pelos órgãos do mesmo.  É uma determinação oficial.
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br

leandromdelima

Citação de: otavio cunha online 10 de Outubro de 2007, 10:52
Existe uma determinação do governo federal, acho que é de 2001, para que o SL seja adotado pelos órgãos do mesmo.  É uma determinação oficial.

É, mas infelizmente na prática a teoria é outra :(
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

clcampos

Citação de: leandromdelima online 10 de Outubro de 2007, 11:02
É, mas infelizmente na prática a teoria é outra :(

Não é exatamente assim. Existem sim problemas, existem ainda muitas licitações/compras de produtos fechados, mas nenhuma mudança ocorre de forma repentina, e acredite elas estão acontecendo. Tem muita gente lutando, e paulatinamente a coisa vai mudando.

Acho que melhor que antes, que o SL não era opção.

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Madrigal

Trabalho numa ONG em que todos os funcionários são professores da rede pública cedidos. Instalei o Ubuntu numa máquina em Dual Boot, e infelizmente quase todos reiniciam o pc quando está no Ubuntu, mesmo que seja apenas para navegar na internet...

É duro mudar a cabeça dos servidores! Com esse lance de concurso, tenho esperança que os novos servidores contratados sejam mais abertos ao SL. Espero que também o concurso para a Secretaria de Educação do DF mude também.

Eunir Augusto

Esse edital passou na minha mao, impresso, quinta feira. O colega, que é do corpo de bombeiros e está se preparando para esta prova, me mostrou dizendo: Olha, Eunir, só vai cair Linux em Informática. Tive de explicar pra ele que o Linux não é o o, mas fiz isso na maior boa vontade. O pessoal confunde muito as coisas, e se nós não tivermos paciencia para esclarecer essas minúcias não estaremos contribuindo para a expansão do SL

Abraços, galera. t+
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

clcampos

Citação de: Madrigal online 13 de Outubro de 2007, 23:47
Trabalho numa ONG em que todos os funcionários são professores da rede pública cedidos. Instalei o Ubuntu numa máquina em Dual Boot, e infelizmente quase todos reiniciam o pc quando está no Ubuntu, mesmo que seja apenas para navegar na internet...

É duro mudar a cabeça dos servidores! Com esse lance de concurso, tenho esperança que os novos servidores contratados sejam mais abertos ao SL. Espero que também o concurso para a Secretaria de Educação do DF mude também.

Madrigal ouvi recentemente que se você quer fazer a diferença e fazer com que usem SL não deve deixar dual boot.

Me deixe explicar, não estou me referindo por exemplo a quem esta aqui no fórum, e esta usando SL porque quer, e ainda mantém o Windows por necessidades pontuais. Eu mesmo tenho Windows no meu note (ele foi comprado com ele), mas não uso ele a tanto tempo que nem sei se funciona.

Agora se você quer migrar um ambiente e vai deixar dual boot não vai conseguir que ninguém use por livre e espontânea vontade. Onde trabalho a migração esta quase que completamente terminada, e só não foi ainda devido a alguns programas legados (e o caso vem sendo estudado com muito carinho). Mas nas máquinas já migradas o uso é total, agora imagine se existisse dual boot, acha que usariam qual sistema?

A pergunta que não quer calar, qual a necessidade do windows nestas máquinas?

Entenda não quero cobrar, e não esteja achando que esta errado, até porque cada caso é um caso, e apenas te falo pela minha experiência de um processo de migração que já leva anos (não menos que 5 anos), sendo que a migração das estações já esta para completar 3 anos (se não me engano), e acho que a troca de informação só pode nos ajudar.

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Madrigal

Bem, eu não poderia eliminar o Windows XP do pc por que não sou o dono, já foi uma vitória a chefe ter me deixado instalar em dual boot.  8)

Além desse fato, há outros itens que impediria:

1) Não consegui fazer com que os outros pc's com Windows imprimissem usando a multifuncional instalada no meu pc.
2) Os outros pc's não conseguem acessar os arquivos no meu pc quando estou no Ubuntu, pede uma senha de administrador e mesmo eu colocando (acho que está certa), não dá permissão de acesso. O interessante que eu consigo acessar o conteúdo dos outros pcs.
3) O pessoal usa um programa de escrever em Sign Writing que só tem versão para Windows, ainda não tentei usar o Wine nele...

Antes que me perguntem, Sign Writing é Língua gráfica de sinais, seria a escrita da língua de sinais dos surdos: http://www.culturasurda.com.br/tradils.html

A minha chefe até é simpática com a migração... mas não tou afim de encarar essa barra sozinho.