Permissão para FTP

Iniciado por ale_shammass, 08 de Outubro de 2007, 14:42

tópico anterior - próximo tópico

ale_shammass

E aí pessoal, to precisando de uma ajuda..

Instalei o vsftp, vou postar o .conf pra voces verem como esta configurado...

listen=YES
anonymous_enable=NO
local_enable=YES
write_enable=YES
xferlog_enable=Yes
connect_from_port_20=NO
chroot_list_enable=NO
local_umask=0022
file_open_mode=0777

resumindo, existe um usuário 'teste', sua pasta home fica em /var/ftp/teste , mas não consigo de forma alguma ler, escrever e nem nada, ou seja, não possuo permissão para nada!!

alguém pode me ajudar? eu preciso ter permissão para no mínimo fazer uploads com ele!

valeu
"Às vezes é melhor ficar quieto e deixar que todos pensem que você é um idiota do que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida"

brunu

Citação de: ale_shammass online 08 de Outubro de 2007, 14:42
E aí pessoal, to precisando de uma ajuda..

Instalei o vsftp, vou postar o .conf pra voces verem como esta configurado...

listen=YES
anonymous_enable=NO
local_enable=YES
write_enable=YES
xferlog_enable=Yes
connect_from_port_20=NO
chroot_list_enable=NO
local_umask=0022
file_open_mode=0777

resumindo, existe um usuário 'teste', sua pasta home fica em /var/ftp/teste , mas não consigo de forma alguma ler, escrever e nem nada, ou seja, não possuo permissão para nada!!

alguém pode me ajudar? eu preciso ter permissão para no mínimo fazer uploads com ele!

valeu

Caro Ale,

Verifique as permissões da pasta com o comando:
$ls -l <diretório>
Não sei como está o seu nível em Linux, então acho melhor explicar.
Aparecerá um campo parecido com este.
ex: drwx|r-x|r
Traduzindo:
O (d) indica que é um diretório, o(rwx) depois do (d) significa que o dono do diretório tem permissão para leitura, escrita e execução, logo após o (r-w) significa que o grupo tem permissão p/ leitura e execução e por fim o (r) que significa que outros só tem permissão pra leitura.
OBS: O (|) separando as permissões de dono, grupo e outros é só pra exemplicar pois não irá aparecer qdo vc der o comando.
Então você tem que verificar com qual usuário você está tentando escrever na pasta e se este usuário se encaixa em alguma das condições de dono, grupo ou outros.
Ou se preferir dê o comando para alterar as permissões da pasta.
ex: $sudo chmod g+w <diretório>
Isto fará com que o grupo tenha permissão de escrita na pasta. Se for alterar p/ outros, troque o (g) por (o).

Espero ter ajudado!!
Bruno
Salvador-BA

ale_shammass

E ae bruno, beleza?!

entao, quanto ao lance das permissões eu to ligado, trampei na ibm e mexia com isso um pouco, mas por via das duvidas dei uma verificada na pasta....vo postar aki...

a pasta home do meu usuario 'teste' eh /var/ftp/teste , a permisao eh rwxrwx--- , o usuario teste faz parte do grupo 'ftp', e a pasta home dele tem como owner ele mesmo e o grupo ftp...nao sei o que acontece, jah que eu logo como 'teste' via ftp e nao consigo fazer nada, apenas ler os documentos presentes na pasta...

alguma outra ideia?!

valeu
"Às vezes é melhor ficar quieto e deixar que todos pensem que você é um idiota do que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida"

brunu

Caro,

De acordo com estas permissões vc pode fazer duas coisas:

1ª Incluir o seu usuário no grupo da pasta. Edite o arquivo /etc/group, procure a linha correspondente ao grupo da pasta e adicione o nome do usuário no final da linha seguindo o formato, com isto o usuário irá fazer parte do grupo, logo que o grupo da pasta tem todas as permissões.
Obs: Se estiver logado com o usuário que será adicionado, faça o logout e log novamente após a edição do arquivo group.

2ª O que não é aconselhável, porque qualquer um poderá escrever na pasta. Vc pode dar permissão de leitura e escrita para outros com o comando:
$sudo chmod o+rw <diretório>

Acredito q agora vc acerta.
Mas qualquer dúvida posta aí!
Bruno
Salvador-BA