O Ubuntu vai rodar redondo no meu hardware?

Iniciado por jaderubini, 06 de Outubro de 2007, 15:04

tópico anterior - próximo tópico

jaderubini

Pessoal, logo que o Feisty foi lançado tentei migrar do XP pra ele e fiquei absolutamente decepcionado. Minha máquina era bem modesta, com uma placa mãe da VIA toda on-board, etc. O resultado é que os gráficos ficaram péssimos e, já que eu que trabalho com criação gráfica, tive que desistir da migração.
O fato é que hoje eu acabo de comprar uma máquina nova, muito superior à anterior e meu desejo é ter o Ubuntu como sistema padrão, usando o Windows em dual-boot só pra aplicativos da Adobe.

Gostaria de saber se esse novo hardware hoje é inteiramente suportado pelo Ubuntu. Lembrando que eu ainda tenho o cd do lançamento do Feisty, mas vou migrar pro Gutsy assim que a versão "final" for lançada (ou seja, em alguns dias).

Asus P5LD2 DDR2
Intel Dual Core 1.6ghz 1mb
Memória 1gb DDR2
HD 160gb SATA Samsung
Geforce 7300 256/512mb PCI Express
DVD-RW Samsung SH-S202G

Vai rodar redondo, inclusive com as "firulas pra impressionar visitantes", aka Beryl/Compiz?

jomafras

Vai rodar redondinho com tudo que tem direito.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

jaderubini

Valeu.
Agora vejo que finalmente vou poder sentir o gostinho do Ubuntu... :)
Quarta-feira chega a minha máquina e eu volto aqui pra dizer se está tudo ok mesmo. ;)

Abs

jaderubini

É amigo, não sei não...

Parece que minha placa de vídeo não foi reconhecida e/ou está sendo usado um driver genérico, pois quando peço pra habilitar os efeitos da área de trabalho ele diz que é necessário habilitar o driver de aceleração 3D, mas quando peço pra habilitar nada acontece.

Já minha placa de rede (que é integrada à placa mãe, junto com a de som) não foi reconhecida de forma alguma. Quando abri o CD pra procurar pela instalação, até achei os driver pra Linux, mas é necessário compilá-lo usando RPM. Porém o RPM parece não ser instalado por padrão no Ubuntu, já que ele diz que "o pacote rpm não tem candidato pra instalação". Como não tenho acesso à rede, nada de apt-get ou Adicionar/Remover... Alguma sugestão?

Já a placa de som (que é integrada à placa mãe, como a de rede) parece funcionar bem.

VB5

Citação de: jaderubini online 12 de Outubro de 2007, 22:24
Parece que minha placa de vídeo não foi reconhecida e/ou está sendo usado um driver genérico, pois quando peço pra habilitar os efeitos da área de trabalho ele diz que é necessário habilitar o driver de aceleração 3D, mas quando peço pra habilitar nada acontece.
[/quote)

O modo correto de habilitar a aceleração é :

Sistema>Administração> Gerenciador de Drivers Restritos

Já foi feito? Alguma mensagem de erro?

Citação de: jaderubini online 12 de Outubro de 2007, 22:24
Já minha placa de rede (que é integrada à placa mãe, junto com a de som) não foi reconhecida de forma alguma. Quando abri o CD pra procurar pela instalação, até achei os driver pra Linux, mas é necessário compilá-lo usando RPM. Porém o RPM parece não ser instalado por padrão no Ubuntu, já que ele diz que "o pacote rpm não tem candidato pra instalação". Como não tenho acesso à rede, nada de apt-get ou Adicionar/Remover... Alguma sugestão?

Sistema>Administração >Rede

Sua placa onboard deve aparecer como eth0; marque e clique em "Propriedades". Aí é só configurar...

Espero que ajude!...

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

jaderubini

Citação de: VB5 online 12 de Outubro de 2007, 22:46
Sistema > Administração > Gerenciador de Drivers Restritos

Já tinha feito isso. Não acontece simplesmente nada.
Apenas aparece a opção do driver pra ser habilitado, mas quando habilito aparece esse diálogo e quando confirmo não acontece nada:

Sistema > Administração > Rede

Sua placa onboard deve aparecer como eth0; marque e clique em "Propriedades". Aí é só configurar...
Já tinha feito isso também. Aparece apenas a opção Conexão por Modem. O detalhe é que nem tenho placa de fax/modem, já que não vou usar conexão discada.

[update]
Problema de rede já resolvido.
Achei a solução aqui: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=429845
Caso alguém mais tenha o mesmo problema no futuro, já sabem onde procurar a solução. ;)
[/update]

VB5

Citação de: jaderubini online 13 de Outubro de 2007, 08:55

Apenas aparece a opção do driver pra ser habilitado, mas quando habilito aparece esse diálogo e quando confirmo não acontece nada:

[update]
Caso alguém mais tenha o mesmo problema no futuro, já sabem onde procurar a solução. ;)
[/update]

Fico contente que o problema de rede já esteja resolvido, vamos ver ser liquidamos o de vídeo... após a instalação dos drivers nada é mostrado, mesmo; para ter certeza que estão instalados, abra o Terminal e digite:

sudo glxinfo | grep direct

A resposta deve ser:
   direct rendering: Yes
se os drivers estão instalados.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Intruder_A6

Citação de: jaderubini online 13 de Outubro de 2007, 08:55
Sistema > Administração > Gerenciador de Drivers Restritos

Sistema > Administração > Rede

Já tinha feito isso também. Aparece apenas a opção Conexão por Modem. O detalhe é que nem tenho placa de fax/modem, já que não vou usar conexão discada.

[update]
[/update]

Você provavelmente está usando o driver nv, o driver correto para ter aceleração 3D com as nVidia mais modernas é o nvidia.

manteiga

Sou novo no Ubuntu e minha placa de video também é Nvidia. Eu baixei o driver pelo site da nvidia e tive que instalar pelo terminal pq parece que a nvidia nao permite que vc instale o drive diretamente do modo gráfico.

Quem me falou isso foi um amigo meu ...

Intruder_A6

Citação de: manteiga online 14 de Outubro de 2007, 16:36
Sou novo no Ubuntu e minha placa de video também é Nvidia. Eu baixei o driver pelo site da nvidia e tive que instalar pelo terminal pq parece que a nvidia nao permite que vc instale o drive diretamente do modo gráfico.

Quem me falou isso foi um amigo meu ...

Não precisa, tem ele nos repositórios do Ubuntu.

jaderubini

Pessoal, valeu muito pela ajuda mas acho que vou esperar mais 4 dias até o lançamento do Gutsy...
Ouvi dizer que o suporte a hardwares proprietários nele está bem melhor então, já que faltam apenas 4 dias, acho melhor esperar e não esquentar mais a cabeça com o Feisty por enquanto.

Além disso, acabei de descobrir que eu estou desperdiçando uma partição de 52Gb que eu tinha separado pra ser a /home.
Na instalação eu havia colocado essa partição em EXT3, Logical e com o Mount Point igual a /home. Não sei porque ela não aparece...