E quando tudo trava?? (Resolvido)

Iniciado por PRSC, 05 de Outubro de 2007, 01:53

tópico anterior - próximo tópico

PRSC

Boa Noite.

Tou com um problema de travas no sistema.

Hoje por ex: estava com um player tocando musica, o beryl ativo, e fui trocar a taxa de atualização do monitor.

Troquei, ficou ruim, deu a mensagem pra voltar a antiga e aceitei, voltou a resolução, mas a mensagem não saiu da tela, o player continuava tocando, mas nada mais funcionava, tendo que resetar pela cpu.

Quando acontece isso, existe algo a fazer pelo teclado.
Habilitei no automatix o gerenciador ctrl+alt+del, mas não funcionava.

Quando isso acontece, caso seja algum aplicativo, como matar o processo ou finalizar?

Isso tá com cara de ser coisa do beryl, mas, se fosse outro processo, como faria?

Abraço

Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

e.daniel-ct

Em administração tem o monitor de sistema, o qual vc pode usar pra mata o processo, fora isso vc pode dar um alt + ctrl + backspace pra reiniciar o x...

PRSC

Citação de: e.daniel-ct online 05 de Outubro de 2007, 02:26
Em administração tem o monitor de sistema, o qual vc pode usar pra mata o processo, fora isso vc pode dar um alt + ctrl + backspace pra reiniciar o x...

Opa Daniel, blz.

Esqueci de citar, trava tudo, nem o ctrl+alt+backspace funciona, muito menos abrir as opções em cima.

É uma trava grave, certamente causada pelo beryl, mas se acontece sempre e ter que reiniciar pela cpu, ai fica ruim.

Mas pelo teclado, sem precisar entrar em administração, somente pra matar, e não ter que reiniciar.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

rjbgbo

Citar...nem o ctrl+alt+backspace funciona, muito menos abrir as opções em cima.

Opa também isso me interessa.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

ChausDevereaux

Não sei se é o Beryl, não. Lá em casa travava desse jeito, e eu descobri que uma linha no xorg.conf fazia as coisas funcionarem melhor:

Section "Modules"
    .
    .
    .
    Load    "dbe"
    .
    .
    .

Para editar o arquivo, é só executar, no terminal

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

...achar a seção Modules e adicionar a linha 'Load "dbe"' acima. Não sei se pode ajudar, mas não custa tentar.

alexmatos

Quando o sistema trava, eu costumo dar um Ctrl+Alt+1 e tentar resolver no modo texto (Alt+F7 volta pro modo gráfico). Quando nem isso funciona, o jeito é apertar o reset.

PRSC

Citação de: ChausDevereaux online 05 de Outubro de 2007, 08:14
Não sei se é o Beryl, não. Lá em casa travava desse jeito, e eu descobri que uma linha no xorg.conf fazia as coisas funcionarem melhor:

Section "Modules"
    .
    .
    .
    Load    "dbe"
    .
    .
    .

...achar a seção Modules e adicionar a linha 'Load "dbe"' acima. Não sei se pode ajudar, mas não custa tentar.

Chaus.

Não tive tempo de testar ainda essa dica, tava instalando maquina virtual, justamente pra fazer testes com o ubuntu, e não detonar o ubuntu do hd.

Como principiante, a chance de fazer besteira é grande rssrsrs.

Ainda hoje retorno a resposta se melhorou ou não, faço a alteração e prego fogo pra ver se trava.

Abraço.
Linux user #511

PRSC

Citação de: alexmatos online 05 de Outubro de 2007, 22:44
Quando o sistema trava, eu costumo dar um Ctrl+Alt+1 e tentar resolver no modo texto (Alt+F7 volta pro modo gráfico). Quando nem isso funciona, o jeito é apertar o reset.

Alexmatos

E como procuraria a solução no modo texto, só de pensar em entrar lá já me assombra. rsrsrsr

Não sei mexer direito lá, alias,já mexi pra tentar instalar o driver da placa, mas sem sucesso.

Passe algumas opções de modo texto, que ainda é melhor que tar resentando pelo botão.

Abraço.
Linux user #511

fabiovalinhos

Citação de: PRSC online 06 de Outubro de 2007, 01:06...Alexmatos

E como procuraria a solução no modo texto, só de pensar em entrar lá já me assombra. rsrsrsr..

Será que  o top mostraria o processo que está travando.??

O top eu uso mais quando percebo que tem algum processo que dispara o uso da minha CPU (cooler  da CPU é acionado).

sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

alexmatos

Citação de: PRSC online 06 de Outubro de 2007, 01:06
Passe algumas opções de modo texto, que ainda é melhor que tar resentando pelo botão.

Bom, assim que vc apertar Ctrl+Alt+1, você vai entrar numa sessão em modo texto. Você terá que digitar seu usuário e senha e pronto!, você está logado. Um comando interessante de se usar na hora que o PC trava é:

top vem de table of process (tabela de processos). O computador normalmente trava quando algum processo está usando 100% da CPU, então usando o top você descobre "quem" está travando o sistema. Para sair do top, aperte a tecla q (de quit).

Depois que você descobrir quem está consumindo 100% da CPU, é hora de "matar" esse processo. Exemplo:

killall processo-consumidor-de-CPU

Aí você abre o top de novo e vê se ele foi embora. Se foi, volta pro modo gráfico com Alt+7.

É claro que, com um conhecimento maior do modo texto, você poderia navegar pela internet procurando uma solução pra algum problema (por exemplo, se o X tivesse parado de funcionar e você só tivesse o modo texto à sua disposição). Por isso que eu acho que não custa nada investir um pouquinho de tempo em um estudo superficial dos comandos do Linux. Eu recomendo este guia que me ajudou bastante no início. Não se preocupe se você não entender tudo de primeira, isso leva um tempinho.

EDITADO:
Esse mesmo guia que eu te passei tem uma seção sobre programas travados:

http://www.guiadohardware.net/guias/12/index6.php

PRSC

Assim é bom, varias dicas, se não for de um jeito vai do outro.

Fiz o que o Chaus citou, acrescentei a linha, e testei, mas até agora não deu trava, só um instante configurando o beryl que ele desconectou, e o metacity voltou a gerenciar as janelas, mas foi só habilitar e pronto.

Vou seguir forçando pra ver se trava.

tfmoraes
Por desencargo de consciência, essa tecla sysrq, é simplesmente a famosa print screem?
É muito nome pra cabeça rsrsrsr

Alex.
Valeu pelo link e as dicas, já tá salvo em texto pra leitura.

Agora é só esperar dar pau, e testar tudo isso.

Abraço.

Linux user #511

fabiovalinhos

Ei PRSC..tem um detalhe.

Ao acionar o top, quando vc detectar o processo que está dando problema, vc pode matar ele no próprio top. Sem precisar sair dele.

Dentro do top, basta apertar a tecla k que ele vai pedir o número do processo (PID) que você quer detonar.

Aproveitando, sim... a tecla SysRQ é o PrintScreen.
No artigo fornecido pelo tfmoraes, mais abaixo nos comentários, tem um cara que faz a mesma pergunta.
Eu também não sabia dessa.

Valeu.
73
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

alexmatos

Citação de: fabiovalinhos online 07 de Outubro de 2007, 09:07
Dentro do top, basta apertar a tecla k que ele vai pedir o número do processo (PID) que você quer detonar.

Bom saber! Vou me lembrar disso da próxima vez. O "problema" é que meu sistema nunca trava! ;)

alsoares75

Citação de: ChausDevereaux online 05 de Outubro de 2007, 08:14

Section "Modules"
    .
    .
    .
    Load    "dbe"
    .
    .
    .

Amigos o meu sistema trava com uma certa frequnecia só que uso o Compiz-fusion, será que está dica do Chaus se aplica ao meu caso?