Diagramação com Scribus (video-aula) - 2/10/2007

Iniciado por rjbgbo, 02 de Outubro de 2007, 14:24

tópico anterior - próximo tópico

rjbgbo

CitarTenho um amigo diagramador que insiste que jamais haverá uma ferramenta competente para realizar diagramação no Linux. Já insisti com ele várias vezes para "brincar" com o Scribus, mas o energúmeno (é uma brincadeira entre nós) não aceita.

Agora acho que pelo menos poderei chamar a atenção do sujeito. O blog Linux vs Windows disponibilizou uma video-aula de 34 minutos, que mostra como usar o software para diagramar.

Para quem quer aprender algo, ta aí um ótimo começo. Já estou baixando aqui pra aprender alguns truques.
Fonte: http://caminholivre.wordpress.com/2007/10/02/diagramacao-com-scribus-video-aula/

P/ quem é dá área do desktop publishing é um tutorial indispensável
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

AquaMan

Ótima dica!

Já andei dando meus tapas no Scribus, apanhei também, e hoje a gente se fala com educação. Mas ainda tem algumas coisas que preciso aprender nele. Essa vídeo aula caiu como uma luva, mas tarde vou conferir.

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

niltonpess

Faço livros e revista há 25 anos. Comecei ainda na velha prancheta. O Scribus é bom, mas está a alguns parsecs do Quark-Xpress e a vários anos-luz do Adobe InDesign. Ele é simples como o PageMaker, porém com um pouquinho mais de recursos. Com programas como o Indesign, depois que vc se acostuma a fazer diagramação com as facilidades que ele apresenta, fica difícil querer usar um programa como o Scribus ou o finado PageMaker.

rjbgbo

Citação de: niltonpess online 02 de Outubro de 2007, 15:25
Faço livros e revista há 25 anos. Comecei ainda na velha prancheta. O Scribus é bom, mas está a alguns parsecs do Quark-Xpress e a vários anos-luz do Adobe InDesign. Ele é simples como o PageMaker, porém com um pouquinho mais de recursos. Com programas como o Indesign, depois que vc se acostuma a fazer diagramação com as facilidades que ele apresenta, fica difícil querer usar um programa como o Scribus ou o finado PageMaker.

Ñ tenho tanto tempo como o niltonpess, mas a usn 10 anos também faço DTP. Começado e aprendido no Publisher. Hj sou fã ardorso da Adobe.
Sobre o Scribus concordo em parte c/ o niltonpess, mesmo tendo a consciência de que o Indesign é muito bom, também ele apresenta umas características que podiam ser exploradas pelo Scribus = a sua grande fome de equipamento.
Mas já havia citado umas observações negativas sobre o Scribus e o DTP no GNU/Linux no tópico http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24771.msg140595.html#msg140595
Mas diante de certas leituras que venho fazendo acho que o Scribus e o GNU/Linux podem evoluir sim e brigar mais forte/ nesse mercado, total/ dominado pela Adobe.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469