Problema ao iniciar Ubuntu (erro .. )

Iniciado por M_power, 30 de Setembro de 2007, 16:22

tópico anterior - próximo tópico

M_power

Boas utilizadores do Ubuntu !

Já uso ubuntu à coisa de 3 meses , tudo a funcionar numa boa. Mas de um dia po outro, o ubuntu dá-me um erro que nem me deixa iniciar.

Erro do genero : "Espaço insufeciente em disco " e não sai do grub, reinicia de seguida.

O meu disco é de 80Gb. Tá dividido em 2 particoes. Uma de 60 po linux e a outra de 20Gb po windows.

Espero que alguem me ajude...

Cumprimentos M_power

lueneberg

Citação de: M_power online 30 de Setembro de 2007, 16:22

Já uso ubuntu à coisa de 3 meses , tudo a funcionar numa boa. Mas de um dia po outro, o ubuntu dá-me um erro que nem me deixa iniciar.

Erro do genero : "Espaço insufeciente em disco " e não sai do grub, reinicia de seguida.

O meu disco é de 80Gb. Tá dividido em 2 particoes. Uma de 60 po linux e a outra de 20Gb po windows.

Cumprimentos M_power

vc consegue entrar pelo grub em modo de segurança?

se conseguir, ao carregar tudo, digite:   df -h    para saber o espaço que tem livre

se tiver mesmo pouco espaço, vamos tentar liberar algum espaço pelo menos para carregar o ambiente grafico, use os seguintes comandos:

sudo apt-get clean 
-    limpar os pacotes baixados pelo apt-get

limpeza de temporarios no ubuntu :

find ~/.thumbnails -type f -atime +7 -exec rm {} \;

aqui com este comando liberei mais 200 megas...

sudo rm -rf /usr/share/doc/*
e
sudo rm -rf /tmp/*

mais uns 100 megas liberados....

obs:   bem este comandos te ajudarão se vc tiver problemas realmente de espaço, se isso não resolver, pode ser um arquivo de log ou outra coisa que ta gerando arquivos.... espero que ajude,,, post se consegui, ou se é outra coisa....

M_power

Citação de: lueneberg online 30 de Setembro de 2007, 17:41
Citação de: M_power online 30 de Setembro de 2007, 16:22

Cumprimentos M_power

vc consegue entrar pelo grub em modo de segurança?

se conseguir, ao carregar tudo, digite:   df -h    para saber o espaço que tem livre

se tiver mesmo pouco espaço, vamos tentar liberar algum espaço pelo menos para carregar o ambiente grafico, use os seguintes comandos:

sudo apt-get clean 
-    limpar os pacotes baixados pelo apt-get

limpeza de temporarios no ubuntu :

find ~/.thumbnails -type f -atime +7 -exec rm {} \;

aqui com este comando liberei mais 200 megas...

sudo rm -rf /usr/share/doc/*
e
sudo rm -rf /tmp/*

mais uns 100 megas liberados....

obs:   bem este comandos te ajudarão se vc tiver problemas realmente de espaço, se isso não resolver, pode ser um arquivo de log ou outra coisa que ta gerando arquivos.... espero que ajude,,, post se consegui, ou se é outra coisa....

Obrigado, funcionou!
p.s - Uma das razões por eu gostar tanto do Ubuntu deve-se a este forum. 5 Estrelas ! (qualquer stress e temos sempre ajuda !)

Cumprimentos M_power

lueneberg

:D :D :D

fico contente e te dado certo,,,,, realmente o fórum do ubuntu é um dos mais democráticos, sem esquecer o do Resulinux que tem um ótima  turma,,,,,

esta ai para o que vier.... se não ajudamos pelo menos damos apoio moral,,,,, abraços...........