Instalei o Ununtu mas a resolução do monitor 800x600

Iniciado por pedrocabral, 21 de Setembro de 2007, 20:05

tópico anterior - próximo tópico

pedrocabral

Acabei de instalar o Ubuntu num LaptopToshiba dos meus pais.Eles trabalham com aplicativos  de escritório e eles quizeram experimentar o Ubuntu como alternativa "saudadel" de trabalho.
Entretanto, no começo, claro, surgem alguns receitos quanto "nossa...é tudo diferente do windows"
Por isso queria uma ajuda para que eles não deixem de cara essa nova possibilidade de ferramenta por causa de medos ou experiencia ruim.

Instalei o Ubuntu por meio do CD, já fiz as atualizações do sistema pela internet.Quando instalei, como rodava do CD, a resolução de tela era de 800x600.Meu professor, que adora Ubuntu, disse que depois da instalação na máquina, daria pra mudar a resolução para um valor adequado a uma tela widescreen de 15".
mas não mudou...
nas preferencias ainda continuam somente as opções 640x480 e a 800x600

Quero muito aprender a usar o Linux e fazer que meus pais ficarem mais confortáveis com esse sistema que também questiona o tradicional windowns.

Obrigado

Marcos MHZ

Pra ficar mais fácil, qual o modelo de sua placa de video?

Abraços.

barinho

Mesmo sem saber a placa de video da para mudar isso, so q vai requerer um pouco de experiencia.
como sua tela e de "15, pode-se colocar a resolucao ate 1024x768.
Para isso vc teria que fazer o seguinte:

1º - fazer um backup (copiar) do arquivo "xorg.conf" q se encontra no diretorio: /etc/X11/
2º - editar o arquivo "xorg.conf" como sudo fazendo assim no terminal: sudo gedit /etc/X11/xorg.conf e adicionar a resolucao manualmente. Ou seja, onde estiver as linhas "800x600" vc acrescentaria na na frente o seguinte: "1024x768". Isso em todas as linhas onde aparacem "800x600". Dai e so salvar e reiniciar o computador.

Aqui em todas as vezes q instalo o ubuntu e nao fica na resolucao q quero faco sempre isso, pois nunca ele detecta minha resolucao maxima.

Espero ter ajudado :D

abracos.
:: Twitter | Last.fm
:: Ubuntu user #1453
:: Powered by Ubuntu

paozinho

Olá querido, tudo bem ?

Se sua placa de vídeo for essas que vem em laptop, Intel 950, igual a minha, basta ir ao synaptic, Menu > System > Administration > Synaptic Package Manager. Procure o pacote 915resolution. Basta instalar ele e reiniciar e a resolução "pula" para 1280x800. Abraços.

evil

E no caso de monitores widescreen?

Tenho uma ATI Radeon 9600XT com monitor 20.1'' widescreen e resolução nativa de 1680*1050 e ainda não consegui activar resoluções acima de 1024*768!

k7br

Salve!
Sejam bem vindos ! pedrocabral e evil
evil , eu não sei se serve só para placas Nvidia mas... tá aí →  :)

Boa sorte!

Versuri

rogerxxx

O meu atualiza normal, mas depois some o cursor do mouse.... Resolvi de uma maneira facil...antes de atualizar o video, mudo a configuração do cursor do mouse...e pronto...ficou um cursor vermelho até combinando com o beryl..eheheh

barinho

Eu edito logo o xorg.conf
E facil, rapido e sem problemas :D

abracos.
:: Twitter | Last.fm
:: Ubuntu user #1453
:: Powered by Ubuntu