Gnome trava depois de login

Iniciado por munix, 14 de Setembro de 2007, 08:46

tópico anterior - próximo tópico

munix

Bom, ontem foi um dia interessante. Minha irmã decidiu instalar o Ubuntu, e me chamou para a ajudá-la.
Fiquei consideravelmente feliz por ela ter finalmente se decidido a fazer isso.

E lá fomos nós. Ela instalou enquanto navegava na internet pelo firefox, rodando pelo live cd. ficou impressionada e já começou a se empolgar ...

Até aí tudo bem.

Terminada a intalação, começou a configurar as barras do gnome com a minha ajuda. Temas, barra superior e inferior, mini aplicativos do Gnome, fundo de tela etc....

Criou um usuário pra minha mãe e tentou deixar o mais limpo possível, com uma só barra inferior etc. Terminando de configurar o desktop da minha mãe, fechou a sessão, e ao tentar entrar na sua, o gnome inicia, fica 1 segundo lá, e trava, voltando para a tela do login.

Dei uma pesquisada e aparentemente isso é um bug do gnome, que acontece quando o usuário deixa a barra com transparência e tamanho superior a 32 pixels. Quando minha irmã, que já tinha visto e ouvido falar de muitas vantagens do linux, se deparou com um bug tão.... bobo... quanto esse, a credibilidade que o linux ganhou com ela ao longo de alguns meses foi consideravelmente abalada.

Acabou sendo mais rápido el re instalar o ubuntu do que pesquisar como arrrumar aquele problema usando terminal e outras ferramentas que não são voltadas para usuários iniciantes :(
Acer 5610
Ubuntu Feisty Fawn

clcampos

Isto é um depoimento ou esta precisando de ajuda? Se for o segundo caso qual é o problema? Porque se for o primeiro caso tem uma sessão própria para depoimentos.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

munix

hmm de fato, acredito que seja um depoimento, peço para que moderadores movam o tópico .
Completando, eu sou um adepto do linux e do ubuntu, e foi um prazer convencer minha família a intalar linux na máquina, mas com coisinhas 'pequenas' assim acabam sendo um tanto quanto embaraçosas, não ?
o que acham ? alguém já passou por uma situação embaraçosa com o linux assim ?
Acer 5610
Ubuntu Feisty Fawn

clcampos

Olha só munix quando isto voltar a acontecer, ainda mais em uma instalação nova que praticamente não se tem o que perder faça o seguinte:

• Entre no terminal, usando o CTRL + ALT + F1
  • Crie um diretório de backup
  • Mova os arquivos/diretórios de configuração (os começados com .) para dentro do diretório recém criado, conforme abaixo:

$ cd ~
$ mkdir backup
$ mv .[A-z]* backup/

Isto voltará as configurações do usuário (inclusive as do gnome) para o estado inicial.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

munix

Obrigado pela atenção, meu caro.
Você sabe dizer se eiste uma forma de contornar esse bug do gnome ? Atualizações, talvez ? vou fazer alguns testes aqui.
Seria ruim eu dizer pra ela simplesmente : não dá pra deixar com transparência pq crasha :/
Vou dar uma pesquisada também e e se achar alguma coisa, volto a postar aqui.
Acer 5610
Ubuntu Feisty Fawn

clcampos

Citação de: munix online 14 de Setembro de 2007, 16:40
Obrigado pela atenção, meu caro.
Você sabe dizer se eiste uma forma de contornar esse bug do gnome ? Atualizações, talvez ? vou fazer alguns testes aqui.
Seria ruim eu dizer pra ela simplesmente : não dá pra deixar com transparência pq crasha :/
Vou dar uma pesquisada também e e se achar alguma coisa, volto a postar aqui.

Bem eu uso transparência na minha barra faz tempo, mas não aquela do painel, consegui aqui no fórum uma imagem de fundo que é transparente, mas um pouco opaca nas bordas, o que dá uma sensação de que o painel  não é plano (como um cano transparente), e também uso minha barra mais larga com ícones nela, talvez seja uma forma de contornar os bug's que relatou, e sinceramente nunca havia ouvido falar.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

dockism

tipo você instalou o ubuntu 7.04? e os updates, vcs vez antes de dar esse problema?
quando intala o ubuntu 7.04 do zero, tem mais de 250mb de downloads de update do sistema...