Não boota pelo Ubuntu, apenas pelo Windows!!!

Iniciado por ale_shammass, 08 de Setembro de 2007, 08:51

tópico anterior - próximo tópico

ale_shammass

Galera, to com um problema meio chato, formatei a makina pra arrumar as cagadas dos outros, dae instalei o XP numa partição NTFS, e depois instalei o Ubuntu numa partição EXT3 e tambem criei o Swap, porém, de forma alguma o pc boota pelo Linux, na realidade, nem aparece as opções, ele boota como se tivesse apenas Windows em minha maquina, o que eu faço?!?!?

valeu!!!
"Às vezes é melhor ficar quieto e deixar que todos pensem que você é um idiota do que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida"

arlei

Olá amigo,

pelo problema descrito acredito que vc tenha invertido a ordem que citou de instalação dos SO's, ou seja, deve ter feito o contrário e instalado o windows depois do Ubuntu, não?

Se foi isso de uma olhadinha no link abaixo e veja como recuperar o Grub.

http://wiki.ubuntu-br.org/Grub

T+
Arlei

lmx

presumo que se nao te aparece o menu do GRUB, então é porque nao o instalas-te!
Talvez este link te ajude, pois penso que vais ter que instalar o Grub, ve a copia do meu menu.lst, onde esta a configuração de arranque.
onde esta root  (hd0,0) ques dizer disco zero partição 0, no meu caso c:

# This entry automatically added by the Debian installer for a non-linux OS
# on /dev/sda1
title      Microsoft Windows XP Professional
root      (hd0,0)
savedefault
makeactive
chainloader   +1

title      Ubuntu, kernel 2.6.20-16-generic
root      (hd0,3)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.20-16-generic root=UUID=8e0f0a5b-239d-440a-be22-1df5349f74a4 ro quiet splash
initrd      /boot/initrd.img-2.6.20-16-generic
quiet
savedefault

no caso de linux, onde diz root podes por a partição /dev/hda4(isto no meu caso), no teu caso deve ser hda2 ou 3, depende se crias-te a partiçãp de swap antes ou depois.Podes arrancar em live cd e verificar isso em System-->Administration-->Gnome partition Editor deve dar para ver.

se ja instalas-te o grub:

se as partições nao estiveres asseciveis tens que fazer em modo de commandos, por exemplo mkdir ubuntu como root na raiz "/"

mount  /dev/hda(ou sdax se for o caso do 7.xx) /ubuntu
depois de montada a partição acedes la dentro e se ate ja instala-te o grub, vais onde disse acima e editas o teu menu.lst com gedit /boot/grub/menu.lst, podes colocar na secção da partição linux qq coisa parecida com a minha desde que tenhas este kernel instalado