Problemas com Modem e Caixas de Som.

Iniciado por Duske, 05 de Setembro de 2007, 21:42

tópico anterior - próximo tópico

Duske

Saudações companheiros...
Sou iniciante no linux, sempre usei o Windows, pretendo usar o Ubuntu (já adquiri o CD e testei no modo "live cd", não pude instalar ainda)

Já andei dando pesquisadas para entender como funciona este SO, e quando eu testei o Live CD, não consegui conectar-me a internet e nem usar o meu aparelho de som. Então fui pesquisar como resolver estes problemas... 
Aqui estão o nome dos componentes de que estou falando:
Speedstream Ethernet USB Adapter
Sound Agent 2 for Audio Set

E também tirei foto deles para ficar mais fácil para vocês me ajudarem...

A informação de que eu obtive (por aqui no forum e dando umas pesquisadas no google) é que só é possivel conectar-se com o modem usando a porta de rede da Ethernet, pois o Linux não consegue conectar-se automaticamente pela porta USB como eu faço no Windows (espero estar errado).
E o problema, é que aqui em casa são 2 computadores o outro (no quarto do meu irmão, que também usa o WinXP) usa a porta Ethernet pelo cabo de rede para obter a conexão, enquanto eu fico com o USB. (Como pode-se notar na foto que eu tirei).

Então galera, me ajudem aí, é possível instalar meu aparelho de som? Existe o drive de linux para ele? E vou conseguir conectar-me pelo usb?
Como eu disse, ainda nem pude instalar o linux e usei muito pouco, sou realmente muito novato, quem puder me ajudar explicando os procedimentos com calma (como se estivesse ensinando um macaco haha) eu agradeceria muito.
Agradeço desde já a colaboração, esse forum é show de bola. Espero me tornar um bom usuario do Linux, afinal, liberdade é muito importante.  ;D

VB5

Seja bem-vindo, Duske!...

Olhe, não posso responder tudo assim de cara, mas logo o resto do pessoal vai ajudando... Vamos lá!...

- Quanto ao modem: geralmente o Linux não se dá muito bem com modems com saída USB. O melhor é usar a porta UTP (RJ-45).

- Quanto a usar o seu som: basta conectar a saída LINE OUT da sua placa ( o conector verde) à entrada LINE IN ou AUXILIAR do seu som - pronto!

- Quanto a dividir a conexão: meu modem é de cabo, Motorola, com uma saída USB e uma UTP, mas temos 3 micros aqui em casa ( um meu e 2 dos filhos). Solução: ligar a saída UTP dp modem a um router D-Link D-604, com 4 saídas UTP, e ligar os três micros a ele - pronto!

Há outras soluções, claro, mas estas são as mais simples e rápidas. Aguardo seu retorno para avançarmos mais no assunto!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Duske

Nossa eu não conheço essa saida UTP... qual é?

E tipow, meu som conecta-se com o computador por USB... É um aparelho próprio para o uso em computadores, vem com cd de instalação do driver (mas o driver é pra windows).

Então é impossivel eu usar o modem pelo USB?

Obrigado pela resposta!

VB5

O cabeamento USB é aquele padrão em redes, geralmente um cabo azul com um pequeno conector transparente  meio quadrado (padrão RJ-45)...  ;D

Quanto ao som, verifique se além dessa conexão USB ele não dispõe de uma entrada para outros dispositivos ( geralmente marcada AUX). Deve haver um seletor de entradas no painel dele, e o conector deve ficar na traseir do aparelho.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Esfinge

Sim, sobre o modem dsl no linux.. não é que não funciona, mas é necessário um modulo carregado no kernel, sei disso pois estive olhando as recentes atualizações do kernel, e eles tem trabalhado nesse ponto, existem módulos pra 3 modelos específicos de modem usb e um genérico ( que deveria funcionar com todos os modelos )

Mas para você que está começando o melhor seria tentar conectar usando o rj-45 como o VB5 falou.

Edit: Eu vi agora na foto, seu modem tem a saida rj-45 sim, é o cabo azul.

E o som a dica do VB5 já resolve, ligue no canal aux do som a saida de áudio da placa de som.

Duske

Muito obrigado pela ajuda galera.
Vou tentar me virar aqui com essas informações que vocês me deram, qualquer coisa eu dou uma pesquisada.

E aproveitando o tópico, deixa eu tirar outra dúvida?
Será que é possivel usar o meu adaptador de joystic (USB) de playstation para PC?

Essas paradas de drivers é o que mais complica no linux né :/
Eu estou louco para instalar o Ubuntu Studio, porq eu mexo muito com edição de som, video e imagem, e com certeza não vou querer parar com o Linux, pelo contrário, como o linux é mais rapido e mais estável, se eu conseguir me virar, vai ser muito legal editar filmes ^^
Quem puder me dar mais dicas, falar sobre as entradas USB, joystic, adsl, som e o Ubuntu Studio, agradeço muito.
Abraço!

Duske

VB5, acabei de verificar no meu aparelho de som. Ele não possue Line IN, mas possue aquele AUX que você citou, porem eu não tenho nenhum fio que entre nesta entrada e entre no computador.
Aqui tirei mais algumas fotos para você entender melhor:
(não vou usar o bbcode do IMG pois as fotos estão em um tamanho maior)

http://img.photobucket.com/albums/v408/squeak2/duske008.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v408/squeak2/duske007.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v408/squeak2/duske006.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v408/squeak2/duske005.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v408/squeak2/duske004.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v408/squeak2/duske003.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v408/squeak2/duske002.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v408/squeak2/duske001.jpg

Outro abraço!

Esfinge

Opa eu não sei nada sobre a parte do joystick ... mas quanto ao áudio, é aquela entrada mesmo no seu som, o aux.. eu esqueci o nome do cabo.. mas é um que entra naquele plug e entra na placa de som do pc.. é a entrada verde..

VB5

Duske,

obrigado pelas fotos, ajuda muito!... Bem, é o seguinte: o que você precisa é de um cabo de áudio em que uma ponta tenha um plug do tipo P2 estéreo (aquele fino, que encaixa na saída de som - o conector verde - da sua placa do micro) e na outra tenha dois plugs tipo RCA, que encaixarão nas duas tomadas de entrada marcadas AUX/CDR IN na traseira do seu som. Esse cabo pode ser encontrado em lojas de eletrônica e áudio já pronto, ou pode ser montado por você mesmo, se tem prática em soldagem de eletrônica.
Depois de ligar ambas as pontas, passe o seletor de entrada do som para AUX, ponha algo a tocar no computador ( um CD ou ou .MP3) e veja se o resultado é satisfatório. Aqui tenho a saída bifurcada, indo simultaneamente para um pequeno amplificador caseiro para fones e duas caixinhas e para o Line In do meu som. Assim posso ter todas as alternativas possíveis: só fones, só as caixinhas, só o som central ou as duas últimas reunidas.

Deu pra entender, ou compliquei?...

Vb5

Tota

Alguém já tentou pedir um lsusb para ver como o som é reconhecido pelas portas USB?

Posta aí seu

$ lsusb

Com o som conectado no computador via porta USB e ligado ( funcionando )

[],s

Duske

Obrigado VB5!! Acho que entendi perfeitamente! hehe
Vou procurar o cabo e testar quanto instalar o Ubuntu...
Agora tenho que ver sobre essa internet mesmo, como farei...

Vlw pela atenção a todos aí!

VB5

Se conseguir o cabo, pode testá-lo no Windows mesmo, já que isso independe de SO...  Avise como vai indo com o problema de conexão à Internet, pra gente ver se pode dar uma mãozinha!... a propósito, se seu modem é roteador ( a maioria dos ADSL é), então basta acrescentar um switch ( ou mesmo um hub) na saída dele, caso só tenha uma.

VB5

Duske

Ei VB5, me ajude aí novamente hehe...

Consegui o Cabo, mas não conseguir usar no Windows (nem testei no linux ;P se nem no windows eu consegui.. hehe...) é o cabo certinho já ta instalado, e eu seleciono o AUX do aparelho, mas não sai som em nada... (também ja mudei as propriedades de audio padrão para AUX, mas o som continua sem sair, o que pode ser?)

Obrigado pela ajuda!

VB5

Ops...

Se o cabo não tem defeito, está corretamente ligado (conector verde do som no micro e AUX/CD-In no aparelho de som, ambos ligados, *tem* que funcionar!...  Vamos por eliminação:  ligue um par de fones na saída verde do micro e toque nele um CD. Você ouve a música?... então sua placa de som está OK, caso contrário o problema está aí.

Segunda tentativa: se ouvir o som nos fones, tente agora ligar um par de caixinhas comuns na saída de som do micro e teste. Se ouvir a música, então o problema é no cabo ou no seu som... mas chegamos aí depois!... poste o resultado e vamso ver!

VB5

Esfinge

Pode ser também o driver que está sendo usado no momento.. como você usava um USB, ele ta enviando o sinal de audio pra ele.. então vai la no gerenciador de hardware do windows e desativa esse driver.. agora deixa o outro ativado, o da placa de som.

Eu tinha esse problema quando tinhas 2 placas de som, então pode ser isso  :D