duvida sobre ln - link não roda para usuario

Iniciado por Thobarux, 05 de Setembro de 2007, 10:41

tópico anterior - próximo tópico

Thobarux

olá amigos, tenho um programa num diretório do sistema, por exemplo /usr/share/programax/programax

e quero que todos usuários comuns acessem o programa, então criei um link simbólico assim:

# ln -s /usr/share/programax/programax /usr/bin/programax

mas quando digito programax num diretório qualquer, só funciona se eu estiver como root (dando sudo su etc), alguém pode me ajudar dizendo pq não tá dando certo?

Abraços!

arlei

A questão no caso não é só criar o link simbólico e sim das propriedades do arquivo, ou seja, as permissões do mesmo.
Vc tem que dar permissões ao arquivo de modo que os outros usuários do seu sistema possam executa-lo.

Sugiro uma lida no link abaixo:
http://wiki.ubuntu-br.org/ComandosBasicos

T+
Arlei

clcampos

Citação de: arlei online 05 de Setembro de 2007, 10:55
A questão no caso não é só criar o link simbólico e sim das propriedades do arquivo, ou seja, as permissões do mesmo.
Vc tem que dar permissões ao arquivo de modo que os outros usuários do seu sistema possam executa-lo.

Sugiro uma lida no link abaixo:
http://wiki.ubuntu-br.org/ComandosBasicos

T+
Arlei

Arlei quando li este tópico fiquei com uma dúvida se o programa só funciona com o sudo porque ele esta com problemas de permissão para execução por outros usuários, ou é um programa administrativo que realmente precisa do sudo para funcionar?

Não sei se também ficou com esta dúvida, e se ficou talvez falta uma explicação mais detalhada de que programa seja, e qual é sua função.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

arlei

Citação de: clcampos online 05 de Setembro de 2007, 10:58
Arlei quando li este tópico fiquei com uma dúvida se o programa só funciona com o sudo porque ele esta com problemas de permissão para execução por outros usuários, ou é um programa administrativo que realmente precisa do sudo para funcionar?

Não sei se também ficou com esta dúvida, e se ficou talvez falta uma explicação mais detalhada de que programa seja, e qual é sua função.

[]'s

Cristiano

Pois é Cristiano, não tinha me atentado para isso. Bem lembrado, pode ser isso realmente. Vamos aguardar então um retorno e maiores detalhes do nosso amigo Thobarux.

[]'s
Arlei

Thobarux

é isso mesmo pessoal, faltou dar a permissão, já arrumei e rodou bonitinho!

fiz assim # chmod 555 programax

muito obrigado e Abração!!