LTSP+DHCP Server+algumas idéias...

Iniciado por levitadw, 05 de Setembro de 2007, 08:59

tópico anterior - próximo tópico

levitadw

Olá.
Depois de ter configurado um servidor LTSP e colocado algumas máquinas para rodar em uma rede isolada (servidor e clientes utilizando um switch exclusivo), tentei criar uma rede e colocar o servidor LTSP e os clientes em um switch que gerencia outra rede. Funcionou de certa forma, mas alguns probleminhas apareceram...
Nesta rede onde coloquei meu servidor LTSP existe um servidor DHCP Windows 2000 Server, que vez por outra, acaba respondendo à máquina cliente. Para que o processo de boot do LTSP possa acontecer sem problemas eu preciso desplugar o servidor Windows do switch...
Então tenho duas questões:

1) Existe como colocar prioridades entre servidores DHCP, como fazemos com o SAMBA, por exemplo?

2) Seria possível colocar o servidor DHCP Windows para fornecer o IP para as máquinas clientes (pelo MAC), mas passar o caminho de boot para estas máquinas que está em outro servidor (o LTSP)?

Agradeço toda e qualquer ajuda! ^^
Abraços.
"E disse Deus: haja liberdade. Houve Linux."

KurtKraut

Puxando pela minha memória orgânica:

1) Em teoria, sim. Acho que já vi isso na conf do dnsmasq (que é um servidor DNS+DHCP). Mas acho que mexendo no /etc/dhcp3/dhclient.conf dos clientes você tem como programá-los para rejeitar as ofertas de DHCP de um determinado IP.
2) Não entendo de Windows.

levitadw

Citação de: KurtKraut online 05 de Setembro de 2007, 19:29
Puxando pela minha memória orgânica:

1) Em teoria, sim. Acho que já vi isso na conf do dnsmasq (que é um servidor DNS+DHCP). Mas acho que mexendo no /etc/dhcp3/dhclient.conf dos clientes você tem como programá-los para rejeitar as ofertas de DHCP de um determinado IP.
2) Não entendo de Windows.

KurtKraut, darei uma olhada na sua sugestão número 1. Parece realmente interessante. Com relação a resposta 2, eu também não! ;)
Valeu!
"E disse Deus: haja liberdade. Houve Linux."

Sparrow

o melhor que você poderia fazer era trocar a faxa de IPs! bem simples
um daria IPS  tipo : 192.168.1.0
e o outro daria : 192.168.2.0
bem simples e rapido!! [
eu faço assim e dar tudo blz