DVD Virgem não é montado

Iniciado por Mitzgitari, 28 de Agosto de 2007, 20:09

tópico anterior - próximo tópico

Mitzgitari

Amigos,
Instalei o Ubuntu para um amigo meu e de forma estranha o gravador de DVDs do Notebook HP ZV5000 dele não monta DVDs virgens. Ele tenta montar mais dá erro.
Ao usar um dmesg|trail o sistema retorna entre outras informações um (Unable to identify CD-ROM format).
Alguém sabe o que pode ser? Obrigado.

AnFernal

Tenta montar o disco de DVD no terminal com "sudo mount -t iso9660 /dev/hdx /media/cdrom", e posta aki o que acontece ou se monta normal.
O "hdx" é o dispositivo do drive de DVD e a pasta /media/cdrom é onde ele vai ser montado!

Mitzgitari

Pegarei todas as mensagens de erro e postarei aqui amanhã (o Notebook não está comigo). Mas já tentei montar no terminal também e dá o mesmo erro.

AnFernal

Tenta usar o "sdx" no lugar do "hdx" pra ver o que acontece, pesquisei rapidamente no Google, e parece que tem um bug no Kernel que ele identifica todos os HDs como "sdx".
Mas mesmo assim posta aqui as informações!

boi

Não se monta DVD nem CD virgem. Aliás, qual seria o sentido de se montar um DVD que não tem nada gravado?

Mitzgitari

Citação de: AnFernal online 28 de Agosto de 2007, 20:54
Tenta usar o "sdx" no lugar do "hdx" pra ver o que acontece, pesquisei rapidamente no Google, e parece que tem um bug no Kernel que ele identifica todos os HDs como "sdx".
Mas mesmo assim posta aqui as informações!
Com sdx o sistema retorna que este dipositivo não existe.
Quando insiro um DVD virgem o sistema retorna:
mount: dispositivo de blocos /dev/cdrom é protegido contra gravação; montando somente para leitura
mount: tipo de sistema de arquivos incorreto, opção inválida, superbloco inválido em /dev/cdrom,
       faltando página de código ou outro erro
       Em alguns casos informações úteis são encontradas no syslog - tente
       "dmesg | tail" ou algo do tipo

O resultado do dmesg|tail é:
[ 4863.511427] hdc: command error: error=0x54 { AbortedCommand LastFailedSense=0x05 }
[ 4863.511430] ide: failed opcode was: unknown
[ 4863.512841] hdc: error code: 0x70  sense_key: 0x05  asc: 0x21  ascq: 0x00
[ 4863.512845] end_request: I/O error, dev hdc, sector 0
[ 4863.513884] hdc: command error: status=0x51 { DriveReady SeekComplete Error }
[ 4863.513890] hdc: command error: error=0x54 { AbortedCommand LastFailedSense=0x05 }
[ 4863.513894] ide: failed opcode was: unknown
[ 4863.515305] hdc: error code: 0x70  sense_key: 0x05  asc: 0x21  ascq: 0x00
[ 4863.515310] end_request: I/O error, dev hdc, sector 0
[ 4944.600657] UDF-fs: No VRS found

Lembrando que isso só acontece com DVDs com CDs é tudo normal.

Citação de: boi online 29 de Agosto de 2007, 08:55
Não se monta DVD nem CD virgem. Aliás, qual seria o sentido de se montar um DVD que não tem nada gravado?
Esta é uma mensagem automática do sistema quando insiro um DVD virgem, normalmente o sistema deveria reconhecê-lo e me perguntar o que fazer, mas isto não acontece ao invés disso ele retorna o erro acima.

Desde já agradeço a atenção,

boi

Já encontrou alguma solução? Estranho, gravei um DVD-RW de dados no k3b e o Ubuntu não monta de jeito nenhum, e não consigo achar solução. Já testei no Windows e o DVD é lido normalmente. Acho que deve ser algum bug do Ubuntu, talvez esses dois problemas estejam relacionados. Acho que o maior problema do Ubuntu são esses bugs ridículos que a gente vê de vez em quando.

Mitzgitari

Citação de: boi online 01 de Setembro de 2007, 10:41
Já encontrou alguma solução? Estranho, gravei um DVD-RW de dados no k3b e o Ubuntu não monta de jeito nenhum, e não consigo achar solução. Já testei no Windows e o DVD é lido normalmente. Acho que deve ser algum bug do Ubuntu, talvez esses dois problemas estejam relacionados. Acho que o maior problema do Ubuntu são esses bugs ridículos que a gente vê de vez em quando.
Encontrei ainda não, o pior é que ele reconhece CDs e DVDs não; o que é bastante estranho. Pelo que parece teremos de esperar a próxima versão para ver se resolvem isso.