Dúvidas - Não sei nada sobre Linux ou Ubuntu

Iniciado por DOUGLASDAMAME, 25 de Agosto de 2007, 18:23

tópico anterior - próximo tópico

DOUGLASDAMAME

Boa noite pessoal,

Não sei nada sobre o Linux ou Ubuntu.
Até hoje sempre utilizei os windows e sempre relutei em tentar alternativas.
Instalei o Win Vista, gostei do visual mas continua como os outros não sendo compatível com dezenas de softwares, então pagar por uma nova versão do Sr. Bill para ter que ficar atualizando todos os meu aplicativos eu não quero, então voltei para o XP.
Recebi ótimas informações sobre o Ubuntu e vou testa-lo, vou reparticionar meu hd para isso.
Gostaria de ter informações sobre softwares sendo utilizados no Ubuntu como:

- Photoshop,
- Nero
- Dreamweaver

São compatíveis com os que já tenho instalados ou terei que comprar outras versões?
A instalação é simples?

Sou webmaster e tenho dezenas de websites em ASP com Access, sendo inviável transformalos em PHP. Como eu faço para continuar testando e rodando estas páginas localmente?


Agradeço a atenção,
Douglas

VB5

#1
Seja bem vindo!...

Só para começar a rolar a bola, sugiro que dê uma olhada nos tópicos fixos aí acima e também no Guia Ubuntu:
           http://wiki.ubuntubrasil.org/GuiaFeisty

para ter uma melhor idéia do sistema e suas possibilidades. Quantoa aos softwares, não sei sobre o Dreamweaver, mas o Ubuntu já traz instalado o Gimp, similar ao Photoshop em qualidade. Quanto ao Nero, existem vários programas ( todos grátis) à escolha, como o K3B, Brasero e Gnomebaker. Aliás, todo o software é grátis aqui...  ;) :D

Como não trablho com webdesign, também não sei responder sua última questão, mas com certeza logo alguém o fará. O que posso adiantar é que o Ubuntu também já traz instalado o OpenOffice, equivalente ao MSOffice e totalmente compatível, inclusive com o Access.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

rcarreiro

A vantagem do ubuntu é q vc pode rodar ele como live cd sem precisar instalar no seu hd, assim vc pode se familiarizando com o sistema, apesar q atraves de live cd o sistema roda bem mais lento e com algumas limitações, mas pra teste é válido.

Abs
Rafael Carreiro
Linux user number 432422
BigLinux 3.0 / Ubuntu 7.04
Athlon XP 2.4 512mb/400 A7V600 - HD 30Gb Quantum Fireball 5600 GeForce 6600GT 128/128 GDDR3

alexmgarcia

Se programas em A$P com Acce$$ fica em window$.

alessandro_ufms

Antes de mudar para o Ubuntu também usava Nero, porém foi bem substituido pelo k3b. É um software bem intuitivo e bem parecido com o nero, mas totalmente grátis. Quanto ao photoshop e ao dreamweaver, tem alternativas no software livre, porém não são tão compatíveis assim como o k3b e vai ser bem dificil para quem já se acostumou com os softwares pagos (teste antes para ver se gosta, mas já avisando que a mudança de cultura tem que ser grande para a adaptação). A solução somente é emular esses softwares com o wine (tem bastante tutorial na net que explica como fazer isso) para rodar esses programas no linux. Dizem algumas más linguas que roda *melhor* que no windows... mas isso já não sei.
Agora, se for comparar o SO, não tem dúvidas, o linux é bem melhor. A organização, velocidade e controle dos softwares é inigualável. Eu achava que não existia coisa mais fácil que dar next para instalar um software.. no linux nem de dar next precisa.  :D

DOUGLASDAMAME

Olá, obrigado a todos que responderam,

VB5 , Obrigado por responder e pelo envio do link, já estou lendo!! Não sabia que no OpenOffice tinha o Access.. Ótimo saber!!
Alessandro, achei a opção de emular o dreamweaver no Ubuntu conforme comentou, e isso é ótimo.. Agora só me falta saber o que fazer com o photoshop, pois realmente não conheço nenhum web master quer não utilize etas duas ferramentas para trabalhar, sem elas é como se estivéssemos sem as calças, .. hahaha
Sobre as páginas ASP, acho que daria para rodar com o Chilly ASP e Apache, mas como nos meus últimos 15 anos apenas tive convívio com o Windows, não sei como funcionaria, apesar de nunca ser tarde para aprender!!

Valeu a todos
Douglas