Preciso de ajuda para configurar internet com um roteador Wireless.

Iniciado por cybertraveler, 25 de Agosto de 2007, 20:07

tópico anterior - próximo tópico

cybertraveler

Oi, pessoal! Estou tendo problemas para ajustar a coneção com a internet depois que comprei um roteador wireless. O problema deve ser que eu sou muito noob em se tratando de configuração de rede e cisas do tipo...

Antigamente eu usava um modem D-Link ligado à minha placa de rede. Tudo funcionava perfeitamente depois que eu usei o pppoeconf. Tudo mudou quando eu comprei um roteador Wireless aqui em casa e o instalei. Não consegui mais conectar. (Ah, o roteador está ligado ao meu computador via cabo na placa de rede, pois meu PC não tem Wireless Adapter. O roteador wireless é pra passar a conexão pros outros aparelhos aqui em casa.)

O roteador que estou tentando fazer funcionar é um D-Link  DI-524.
O pppoeconf não funciona pra ele, pois nada é detectado na eth0. Os outros aparelhos aqui de casa detectam o Access Point, mas não conseguem estabelecer conexão. Alguém sabe o que eu deveria fazer?

Tota

Placas wireless nao usam eth0.

Entre em terminal  e de um => ifconfig

Vai aparecer sua placa sem fio como eth1 ou wa0 ou wa1

Daí a configuração do ppoeconf é igual, apenas substituindo pela placa certa.( assumindo que sua placa esta configurada e com todos os drivers instalados )

[],s

clcampos

cybertraveler que internet você usa? Vou explicar como é aqui em casa para tentar ajudá-lo.

Tenho velox, e antes tinha um modem como roteador ligado ao meu PC, e sempre que ligava o PC tinha internet. Bem, comprei um AP Wireless e não era opção perder a mamata de ter internet sem me preocupar com conexão, e o que eu fiz?

• Voltei o modem para o padrão
  • Liguei ele a porta Wan do meu AP Wireless
  • Liguei os PC's as portas de Rede
  • Configurei o AP para discar a internet, configurando usuário/senha
  • Configurei no AP informações de IP, Mascara, DNS, e como servidor DHCP
  • Deixei todas as máquinas com DHCP também, inclusive meu note

Pronto, com isto tudo aqui em casa funciona 100%. Basta ligar os equipamentos e já tenho internet.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

cybertraveler

Citação de: Tota online 25 de Agosto de 2007, 20:58
Placas wireless nao usam eth0.

Entre em terminal  e de um => ifconfig

Vai aparecer sua placa sem fio como eth1 ou wa0 ou wa1

Daí a configuração do ppoeconf é igual, apenas substituindo pela placa certa.( assumindo que sua placa esta configurada e com todos os drivers instalados )

[],s

Aqui no meu ifconfig só aparece eth0, ppp0 e lo. Nada de wa1 nem eth1. Nada do pppoeconf reconhecer o roteador ou conseguir conectar à internet.

Citação de: cicampos
cybertraveler que internet você usa? Vou explicar como é aqui em casa para tentar ajudá-lo.

Tenho velox, e antes tinha um modem como roteador ligado ao meu PC, e sempre que ligava o PC tinha internet. Bem, comprei um AP Wireless e não era opção perder a mamata de ter internet sem me preocupar com conexão, e o que eu fiz?

* Voltei o modem para o padrão
    * Liguei ele a porta Wan do meu AP Wireless
    * Liguei os PC's as portas de Rede
    * Configurei o AP para discar a internet, configurando usuário/senha
    * Configurei no AP informações de IP, Mascara, DNS, e como servidor DHCP
    * Deixei todas as máquinas com DHCP também, inclusive meu note

Pronto, com isto tudo aqui em casa funciona 100%. Basta ligar os equipamentos e já tenho internet.
Eu uso a internet da Brasil Telecom.

Todos os meus equipamentos estão ligados corretamente (linha telfônica -> modem -> roteador wireless -> PC). Acho que o que eu não estou sabendo fazer é configurar o roteador para discar a internet configurando usuário/senha. Sem o pppoeconf eu não sei como fazer isso. Quanto ao restante das suas sugestões, eu já ativei o DHCP no meu PC e nos aparelhos que devem receber internet via wireless. as ainda não consegui fazer funcionar.   :(

clcampos

Três coisas:

• Quando você abre (no micro com interface wireless) a opção Sistema > Administração > Rede existe alguma entrada para wireless?
  • Não existe necessidade de configuração no micro ligado ao AP para discagem a internet, sendo que é ele (o AP Wireless) que faz isto. Procure por Wan, Configurações de Wan, ou Setup Wan (ou algo parecido) no AP, marque-o como PPPoE User (ADSL), coloque Usuário/Senha da internet, e para reconectar automaticamente.
  • O modem da internet deve estar ligado a porta wan do AP.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Tota

cybertraveler,

Desculpas por eu ter entendido errado seu post.

Voce está ligado da mesma forma, por cabo, logo na sua maquina não vai ter mesmo uma placa sem fio.

Quem está certo é o clcampos.

Siga o que ele sugere acima, e vá no setup do roteador para configurar o ppoe por ele, e não pelo ppoeconf do Linux. Quando voce ligar a maquina ao roteador este é que vai fazer o serviço DHCP, NAT e discagem.

[],s

cybertraveler

O problema que eu estou tendo é não saber como rodar o setup do roteador. O manual do aparelho só mostra como rodar o Setup Wizard no Windows . Acredito que este seja o único problema que me impeça de fazer o roteador funcionar. Não há nenhum erro na instalação de hardware; os dois aparelhos que eu quero conectar à internet via wireless (são dois video-games: um Wii e um Nintendo DS) conseguem detectar o Acess Point, só não conseguem se conectar à internet e pedem que eu verifique as configurações da rede; e segundo o site Br-Linux, este meu roteador é compatível com Linux. Enfim, a única coisa que me impede de usar o aparelho é não saber como passar para ele as informações que o Setup Wizard passaria, como usuário e senha PPPoE e um WEP Key.

logan-814

clcampos

Citação de: logan-814 online 26 de Agosto de 2007, 15:01

Da uma olhada ai : http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,5187.0.html

Eu tava com o mesmo problema, assim consegui resolver

Fica bem

Não entendi como isto pode ajudar logan-814, presumo que sejam diferentes os problemas.

cybertraveler uso dois AP's diferentes, ambos configurados da mesma forma, um deles eu acesso (via interface web) com o ip 192.168.1.1, e no outro 10.1.1.1 (ou será 10.0.0.1? Não recordo neste momento). De uma lida no seu manual, não deve ser diferente.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Alex

Cybertraveler,

Eu tenho o DI-524 da Dlink, aqui funciona perfeitamente. Tenho 2 linux e um windows via cabo Ethernet e um Palm LifeDrive via wireless.
É o seguinte: já que vc está em rede com ele, vc consegue acesso via browser com o endereço ip padrão vindo de fábrica (este está no manual). Bem o seu linux vc tem que colocá-lo para aceitar endereços via DHCP, por tanto, SISTEMA > ADMINISTRAÇÃO > REDE. Assumindo que vc só tem uma placa de rede no seu linux a eth0 deve ser DHCP. Assim selecione a eth0 clique no botão propriedades e em configurações escolha DHCP. Feito isso ele já tem um endereço ip dado pelo roteador, para verificar abra uma console e digite "ifconfig" (sem as aspas), vc verá a eth0 com um monte de informações a "inet end xxx.xxx.xxx.xxx" é o seu endereço de rede (ip). Agora vá no manual do seu roteador e veja qual o endereço ip de fábrica , normalmente começa com 192.168.0.1. Digite o endereço IP do manual no browser, este vai pedir login e senha, novamente padrão de fábrica, login: admin senha: 0000. Na pagina que segue vc deve escolher WAN (lateral esquerda) e escolher pppoe. Como vc recebe o pppoe do provedor , vc deve escolher dinamico. Nesta pagina vc tem como entrar com seu login e senha do provedor de acesso e depois escolha on-demand, ou seja , vai se conectar toda vez que vc pedir acesso a internet.
Siga o manual do DLink que funciona legal. TEndo dúvidas coloque aqui novamente e tentaremos ajudá-lo.
Abs e Boa sorte !!!

clcampos

O Alex falou sobre algo importante. Quando conseguir configurar tudo mude a senha default que vem no seu equipamento wireless (aquela para acessar a interface web de configuração dele).
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

cybertraveler

Funcionou!!!

Agora estou conseguindo usar internet wireless numa boa e o meu computador também está conectado! Tudo funciona perfeitamente bem!

Obrigado a todos que tentaram me ajudar! O que resolveu o problema foi só ativar DHCP no eth0 e depois disso, digitar o IP do roteador no Firefox para configurá-lo. Eu havia tentado fazer isso antes, mas não havia configurado o DHCP e por isso não tinha conseguido na primeira tentativa.