Revista Forbes diz: Uso do Linux pode aumentar drasticamente

Iniciado por rjbgbo, 24 de Agosto de 2007, 19:51

tópico anterior - próximo tópico

rjbgbo

CitarRevista Forbes diz: Uso do Linux pode aumentar drasticamente

    "Saiu no Yahoo Notícias: "A revista Forbes publicou um artigo no qual avalia a possibilidade de uma explosão no uso do sistema operacional Linux após a SCO ter sido derrotada nos tribunais.(...) O mercado ocupado pelo SCO Unix não é expressivo e a explosão de uso do Linux daria-se, entretanto, pelo fato de os usuários não terem mais medo de ser processados pela SCO(...)""
Referência da notícia: http://br.noticias.yahoo.com/s/070822/7/gjdjy2.html

Fonte: http://br-linux.org/linux/revista-forbes-diz-uso-do-linux-pode-aumentar-drasticamente

CitarCom derrota da SCO, uso de Linux pode aumentar drasticamente

A revista Forbes publicou um artigo no qual avalia a possibilidade de uma explosão no uso do sistema operacional Linux após a SCO ter sido derrotada nos tribunais. Desde 2004 a empresa vinha movendo ações judiciais contra produtores e usuários de Linux.

O artigo analisa o desempenho na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) de todas as empresas envolvidas. Enquanto as ações da SCO despencaram após o veredito desfavorável, as empresas que estavam do outro lado do processo, como IBM, Novell, Daimler Chrysler e Red Hat, tiveram aumento significativo no valor de suas ações. A SCO tentou acalmar o mercado financeiro e os acionistas com um comunicado, que mostra sua indignação quanto à decisão judicial e indica os passos a seguir. O documento pode ser lido pelo link tinyurl.com/2zncey.

Em seus processos judiciais, a SCO alegava que o Linux "pirateava" código proprietário de um de seus produtos, o SCO Unix. O sistema operacional Unix foi criado pela Bell Labs, subsidiária da AT&T, em 1969. Na década de 90, o Unix - então propriedade da Novell - foi licenciado para a SCO, que usou as tecnologias para criar o SCO Unix. Mas o licenciamento não previa transferência de propriedade, e uma corte americana decidiu no início da semana que o código ainda pertencia à Novell e não à SCO. Com a decisão, a Novell passou de ré a vítima. A SCO tem agora que repassar à Novell todos os royalties que cobrou da Sun e da Microsoft com seu programa de licenciamento SCO source.

Segundo o site Ars Technica, nem o juiz que promulgou o veredito acredita que a Novell conseguirá receber esse dinheiro. Ainda de acordo com o Ars Technica, a SCO desperdiçou uma quantidade vultosa de recursos financeiros desde que iniciou os processos e nunca foi uma empresa lucrativa - o que poderia indicar falência iminente.

O mercado ocupado pelo SCO Unix não é expressivo. A explosão de uso do Linux daria-se, entretanto, pelo fato de os usuários não terem mais medo de ser processados pela SCO, ou de ter que comprar um produto de uma empresa e, adicionalmente, pagar royalties a uma outra.

Descrição de: http://br.noticias.yahoo.com/s/070822/7/gjdjy2.html

Sincera/ torço pelo sucesso desse excelente produto chamado GNU/Linux
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Syph0s

se tiver melhor, mas acho que será um crescimento gradual e conscistente, justamente pelo tempo de maturação do sistema e da sua base de softwares. a justificativa que a revista dá é meio molenga: A explosão de uso do Linux daria-se, entretanto, pelo fato de os usuários não terem mais medo de ser processados pela SCO. Quem tem que ter medo de processo é empresa, ninguém seria maluco suficiente para sair processando usuário avulso. perda de tempo e dinheiro, pecados no mercado de tecnologia. desse processo só da para ter uma ceteza: a novell jamais receberá essa grana, afinal o dinheiro que a SCO deve agora é maior que ela.

samuelbh

Bem feito para a SCO! E que sirva de exemplo para empresas que querem ir contra a liberdade. Mas também acho que o conteudo do artigo nao tem nada a ver com sua chamada, ja que usuario comum usa Linux por facilidades e diversidade de programas, e nao por medo de processos.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum