DHCPD to ficando louco!

Iniciado por jufranz, 23 de Agosto de 2007, 12:54

tópico anterior - próximo tópico

jufranz

Eai gurizada tranquilos?
bah seguinte to a dias brigando com 300 mil tuturiais do dhcpd e nunca consigo fazê-lo funcionar.
o dhcpd.conf ta assim:

# meu domínio
option domain-name "192.168.0.1";
# dns da viruta
option domain-name-servers 201.21.192.104,201.21.192.105;

#tempo de renovação de ips
default-lease-time 600;
#tempo máximo de renovação
max-lease-time 7200;

#configurações da rede
subnet 192.168.0.0 netmask 255.255.255.0 {
  range 192.168.0.3 192.168.0.254;
  option broadcast-address 192.168.0.255;
  option routers 192.168.0.1;
}

e quando eu mando inicilizar da esse erro:

No subnet declaration for eth1 (201.37.95.18).
Please write a subnet declaration in your dhcpd.conf file for the
network segment to which interface eth1 is attached.

eth1 é a que se conecta com o modem e eth0 a da rede.

O que ta errado!?

Valeu!

dudu_ubuntun

ola,

vc ta usando o dhcpd ou o dhcp3-server?

procure também pelo erro q existe no dhcp3-server, vc precisa indicar a interface na mao ou usando o dpkg-reconfigure, me parece q teu dhcp ta procurando a interface errada (ip publico)

jufranz

Citação de: dudu_ubuntun online 23 de Agosto de 2007, 15:39
ola,

vc ta usando o dhcpd ou o dhcp3-server?

procure também pelo erro q existe no dhcp3-server, vc precisa indicar a interface na mao ou usando o dpkg-reconfigure, me parece q teu dhcp ta procurando a interface errada (ip publico)

Cara é o dhcpd

eu indiquei no arquivo /etc/default/dhcp
isso aqui

# On what interfaces should the DHCP server (dhcpd) serve DHCP requests?
#   Separate multiple interfaces with spaces, e.g. "eth0 eth1".
INTERFACES="eth0"

Valeu!

dudu_ubuntun

bom, nos meus ltsp do ubuntu eu sempre usei o dhcp3-server e nunca tive problemas, pq nao testa?

jufranz

Citação de: dudu_ubuntun online 24 de Agosto de 2007, 18:22
bom, nos meus ltsp do ubuntu eu sempre usei o dhcp3-server e nunca tive problemas, pq nao testa?

Ok.
ele roda com GUI?
ou tem que configurar arquivos em texto??
se tem poderia me dizer como ja de antemão? ueaheuaha

Valeu!

dudu_ubuntun

sem gui (pelo menos eu não conheço) mas vc altera mto as configurações do teu dhcp? se vc não mexe mto basta arruma-lo uma vez e pronto, sem mto stress

;)

jufranz

Citação de: dudu_ubuntun online 27 de Agosto de 2007, 08:07
sem gui (pelo menos eu não conheço) mas vc altera mto as configurações do teu dhcp? se vc não mexe mto basta arruma-lo uma vez e pronto, sem mto stress

;)

Ta tpw ele ta "funcionando" o dhcp3 roda as outras maquinas pegam o ip mas nao navegam....
tem mais alguma coisa que eu tenho que fazer?

Abr

dudu_ubuntun

bom se as maquinas estao pegando ip já é um grande começo, ou seja, não é mais problema de dhcp, pode ser problema de compartilhamento de conexão, pode ser problema de DNs e por fim problema de gateway, vamos por partes, como é a estrutura da tua rede? linha adsl - modem (simples ou roteador) - pc com 2 interfaces de rede (eth0 no modem e eth1 na switch) - switch - demais pcs. Se essa for tua estrutura acredito que o problema esteja no pc 1 que compartilha a internet, execute esses comandos no pc 1

sudo modprobe iptable_nat

sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

sudo echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

esses comandos precisam ser executados toda vez q o pc1 reiniciar, crie um script ;)

aguardo retorno

chipito

oi amigo
tambem estava tendo alguns problemas pra configurar o dhcpd normal

dai desinstalei ele, instalei o dhcp3 e instala tambem o GDHCPD, que é uma interface grafica bem legal pra configurar o dhcpd

instala tudo pelo synaptic (o completo, aquele do menu administracao) e faz uma busca por DHCP... dai voce encontra esses 2 programas.... o dghcpd ta mais pro final da lista, e o dhcp3 no começo

espero ter ajudado

little_oak

Citação de: dudu_ubuntun online 28 de Agosto de 2007, 18:25
bom se as maquinas estao pegando ip já é um grande começo, ou seja, não é mais problema de dhcp, pode ser problema de compartilhamento de conexão, pode ser problema de DNs e por fim problema de gateway, vamos por partes, como é a estrutura da tua rede? linha adsl - modem (simples ou roteador) - pc com 2 interfaces de rede (eth0 no modem e eth1 na switch) - switch - demais pcs. Se essa for tua estrutura acredito que o problema esteja no pc 1 que compartilha a internet, execute esses comandos no pc 1

sudo modprobe iptable_nat

sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

sudo echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

esses comandos precisam ser executados toda vez q o pc1 reiniciar, crie um script ;)

aguardo retorno

Faz isto que ele disse, porém, em modo recovery, e tem mais, coloca isto aí também no rc.local.