Grub x Lilo

Iniciado por Noturno_ssa, 22 de Agosto de 2007, 16:50

tópico anterior - próximo tópico

Noturno_ssa

Pessoal, sou novato em OS Linux, e estou com alguns problemas... principalmente na questão Dual boot.

Há um tempo atrás eu usava o Kurumin, que vem com o LILO e já é pré-configurado, com as dicas que vem na instalação dele é tão fácil colocar para funcionar que até um recém nascido conseguiria... :) ainda bem que eu consegui !!! rsrs

Usando o UBUNTU 7.04, percebi que ele vem com o GRUB, e tive um problema com ele, pois na minha tentativa de, mais uma vez, colocar o pessoal de casa, inclusive eu, para  usar o Linux, tive problemas...

1º Eu e meus irmãos volta e meia usa jogos tipo NFSU, Resident evil 4, Winning eleven e etc... requer a presença de windows, assim como alguns programas que ainda não sei mexer no Linux e também não sei se tem disponíveis ou equivalentes.
2º Formatei meu HD (80 GB), para começar do 0  ;D dividi 30GB "c:" 30 GB "d:" e 20GB para o linux... sendo que 1,5 GB Swaap, e o 18,5 GB Ext3 como "/", inicei todo o processo instalando o Linux e depois o windows e o dual boot não existiu nesta história, pesquisei muito aqui no fórum achei algumas dicas e nenhuma funcionou :-\ ai resolvi reinstalar o Linux, o que pelos meus cálculos resolveria o problema do Grub e assim se procedeu... funcionou !!! 8) Detalhe na nova formatação eu dividir assim 1,5 GB "swaap" 50MB "/boot" e o restante "/". O "/boot" influenciou em algo ?
3º Tenho que ajeitar o pc de um broder que está tendo o mesmo problema. Eu e ele aos poucos estamos tentando entender o Linux, só que o detalhe é que ele já reinstalou o UBUNTU e não teve o mesmo efeito que o meu... e agora o que faremos ?!?!?
4º Quem é melhor nesta história o GRUB ou o LILO ?

Qualquer opinião nesta hora é bem vindo... ::)

jomafras

Sempre no dual boot o Windows deve ser instalado primeiro porque ele apaga o Grub na MBR (vc perde o boot do Ubuntu).
O Linux deve ser instalado depois do Windows e o Grub na MBR para que os dois sistemas sejam listados no boot.
Para a swap no máximo 1 Gb (no seu caso o HD ficaria assim : 30 GB NTFS, 19 GB EXt3 e 1 Gb swap).
Se vai usar Ubuntu é melhor o Grub.

Para maiores detalhes veja esse tópico :

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,19226.0.html
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

RxDx

Cara... se você quiser instalar o Linux primeiro depois o Windows pode também. É só usar o SuperGrubDisk ou o live-cd do Ubuntu pra recuperar o Grub :)
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Noturno_ssa

Citação de: RxDx online 22 de Agosto de 2007, 22:16
Cara... se você quiser instalar o Linux primeiro depois o Windows pode também. É só usar o SuperGrubDisk ou o live-cd do Ubuntu pra recuperar o Grub :)
Através do live do CD eu não consigo... da sempre erro
Tentei de varias maneiras que os tuto ai pela net ensina e nada !! :(

Mas, ainda não desisti... afinal se não ralar.. não aprende  8)

IgorM0L

Relete mais o porque de não estar funcionando pelo CD Vivo (live CD, haha)...
E outra, GRUB é muito mais moderno.
...
E outra ainda: se sua máquina tem bastante memória e um bom processador, emule o Windows em uma "janela" no Ubuntu.
Normalmente fazem o oposto, o Ubuntu dentro do Windows, mas eu não, o Windows que fica submetido ao Ubuntu Linux!

Noturno_ssa

Citação de: igormol online 23 de Agosto de 2007, 14:40
Relete mais o porque de não estar funcionando pelo CD Vivo (live CD, haha)...
E outra, GRUB é muito mais moderno.
...
E outra ainda: se sua máquina tem bastante memória e um bom processador, emule o Windows em uma "janela" no Ubuntu.
Normalmente fazem o oposto, o Ubuntu dentro do Windows, mas eu não, o Windows que fica submetido ao Ubuntu Linux!

Vamos com calma... um dia eu chego lá... ainda estou engatinhando no mundo linux