Como deixar Transparente ?

Iniciado por Skedar, 19 de Agosto de 2007, 14:54

tópico anterior - próximo tópico

Skedar

Olá sou usuario Ubuntu e queria saber se tem como eu deixar o fundo das janelas de menu transparente/menos foco
ou pelo menos oq der pra deixar...tenho beryl instalado etc...mais nao sei mexer nele direito pois sou iniciante
alguem poderia me ajudar ?

ou me mostrar algum programa ow modo de fazer isso ??
<\\-- -- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- ---

__HARDWARE: Intel P4 3.0 HT
__RAM           : 1024 ddr400
__HARD DISK: sATA 80gb / sATA 100gb
__VIDEO        : g-ForceFX 5200 256mb
__MOTHER    : ASUS-tek P5P-800SE intel369

-- -- -- --- -- -- -- --- --- --- -- -- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --//>>

RxDx

Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Skedar

obrigado mais nao era assim q eu queria...queria deixar apenas os fundos das janelas pastas e menus sem mexer na letra para poder enxergar e ficar com um toke transparente...o beryl faz isso ?? ou tem algum programa disponivel que faça ??
<\\-- -- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- ---

-- -- -- --- -- -- -- --- --- --- -- -- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --//>>

Fepunk

Citação de: RxDx online 19 de Agosto de 2007, 15:55
ALT + Scroll do mouse.

blz legal, isso eu nao sabia, mas funfa apenas com o compiz...nem tenho o beryl instaldo...to esperando sair uma versao melhor no compiz-fusion...vou aguradar no 7.10 !!

mas uma coisa, tem como deixar os menus do painel (aplicaçoes, locais, sistema) transparente ???

grato...

CarlosBrasilia

Eu entendi o que voce quer, deixar por exemplo, vamos supor o firefox, toda a parte de barra de navegacao, barra de menu, essas coisas, transparente, mas o site propriamente dito fica normal, tmb gostaria de saber isso, alguem ajuda ae...

Specification   Genuine Intel(R) CPU T2050 @ 1.60GHz
Cache Size   2048kb
Frequency   800,00MHz
Kernel               Linux 2.6.20-16-generic (i686)
Distribution    Ubuntu 7.04
ATA TOSHIBA MK1234GS

Skedar

exatamente cara!!....eu quero MUITO conseguir fazer isso...mesmo q eu tenha q mudar de sistema de window

alguem por favor responde =/

pinduvoz

O Compiz-Fusion (CF) deixa os menus semi-transparentes por padrão. Já no Beryl, isso tem que ser configurado. Esperem alguém que use o Beryl (eu não uso pois uso o CF) dar a dica aqui.

Ah, a transparência da decoração das janelas (bordas e barra) pode ser configurada diretamente no Emerald Themer (usado com o Beryl ou com o CF), pela edição do tema em uso. É só xeretar as opções ou, o que é mais fácil, baixar um tema já transparente.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Skedar

as bordas das janelas eu consegui pelos themes mesmo...e eu tentei usa o CF mais nao consegui instalar...deu um monte de erro e falta de arquivo ...ai desisti e reinstalei o beryl...espero q alguem saiba configurar ele pra deixar transparente pq ja mexi em TUDO! =/
ja ate tentei axar plugins addons sei la...

yoshi

Citarmas uma coisa, tem como deixar os menus do painel (aplicaçoes, locais, sistema) transparente ???

Da sim, clica com o botão direito em cima do painel (onde fica aplicações, locais, sistema) e clica em propriedades

depois vai em "fundo" => "cor sólida"
lá tem uma barra que esta escrito "estilo", vai mexendo nele até ficar na transparecia que vc quiser.

Skedar

isso ai eu consegui ;P

o problema eh deixar os "menus" com um toke de transparencia...

exemplo...

botao direito no desktop...akela "janela" q vai mostrar..(criar pasta...Lançador..etc)
eu quero deixar isso...e entre outras coisas com toque de transparencia (nao transparente por completo)

muita gente ta atras disso e ate agora ngm conseguiu...sera q é impossivel fazer isso ? =s

ucastrobr

Já li os fóruns franceses, americanos e não tem opção de tornar transparente as janelas do jeito que tu quer.
http://wiki.ubuntubrasil.org/GuiaFeisty frase tirada do guia:
Tornar janela transparente/opaca = atualmente somente possível com a utilidade "transset".
Escrevi o mini tuto no tópico acima, dei umas corrigidas hoje para quem quiser entender de modo mais simples.
Se quiser de todo jeito ter bordas da janela transparente é instalar o kde, primeiro método, digite:
sudo apt-get install kubuntu-desktop

http://www.eupodiatamatando.com/category/tutorial/page/2/
Nesse site acima você pode instalar um tema chamado cristal para kde que já vem padrão a tal transparência.

O segundo método pelo kde :
Com X.Org e KDE no mínimo 3.05.
digite sudo gedit /etc/X11/xorg.conf    (Adicione as seguintes linhas no final ):

Section "Extensions"
Option "Composite" "Enable"
EndSection

Agora rode o KDE e vá ao Control Center (kcontrol').

Em Desktop > Window Behavior > Translucency.

Marque a caixa: "Use translucency/shadows" e você terá as opções dos efeitos os quais estamos falando. As porcentagens no lado direito da tela tentam daruma idéia do quanto a tela estará opaca ou transparente.

Na aba sombras, por exemplo, você terá como regular as sombras proporcionadas pelas janelas e outros aplicativos no fundo de seu Desktop e naaba Effects podem ser regulados os efeitos de fade-in e fade-out que permitem por exemplo, que quando você clique no menu de uma janela ou mesmo abra oMenu K, este salte para a tela com um efeito bem interessante. Ou ainda, ofade-out proporciona efeitos de transição quando o usuário muda de um meio transparente para um meio opaco.

É interessante informar que estes efeitos de transparência e shadows, por exemplo, são feitos utilizando-se apenas os novos recursos já embutidos nosservidores gráficos novos, no caso o X.Org 7.0. O KDE 3.5.x está servindo apenas como um instrumento para fazer o X11 trabalhar e ativar os seusefeitos. O X.Org 7.0 e seus efeitos de composição ainda estão em fase de teste podem causar eventuais erros e crashes na interface gráfica ou mesmo no sistema. Fonte de referência do segundo método Oswaldo paradelo.

Terceiro método instalar o fluxbox. Enquanto KDE e GNOME tem na base de 280MB e são muito pesadas, o Fluxbox tem 700kb de pura personalização, ou seja é mais leve, ideal para quem tem um pc meio lerdo.
Embora eu pessoalmente não troco o gnome por nada.
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1979 Nesse artigo diz como deixar totalmente transparente.
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4095  Esse outro artigo dá um monte de dica de como usar o fluxbox.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")