Mark Shuttleworth no programa do JÔ

Iniciado por GuilhermeMachado, 17 de Agosto de 2007, 11:59

tópico anterior - próximo tópico

Eunir Augusto

Citação de: gaules online 17 de Agosto de 2007, 23:11
porém o pessoal não gostou muito disso, mas tudo bem.

oq vc acha? usar um jogo como divulgação.

é uma iniciativa bacana, mas se o pessoal do forum nao gostou, outro publico ira gostar da ideia sim, tem q oferecer no local certo para as pessoas certas  ;)

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

gaules

Citação de: Eunir Augusto online 17 de Agosto de 2007, 23:24

é uma iniciativa bacana, mas se o pessoal do forum nao gostou, outro publico ira gostar da ideia sim, tem q oferecer no local certo para as pessoas certas  ;)

[ ]s

certo, quando eu tiver mais tempo eu vou procurar me aprofundar mais nessa idéia para ver se realmente funciona.

Vlw pela dica, irei continuar a minha busca por uma equipe de apoio em algum outro fórum, talvez um de jogos seja mais interessante.

[]'s

Gaulês

clcampos

Citação de: Eunir Augusto online 17 de Agosto de 2007, 23:24
Citação de: gaules online 17 de Agosto de 2007, 23:11
porém o pessoal não gostou muito disso, mas tudo bem.

oq vc acha? usar um jogo como divulgação.

[ ]s

Na verdade, se me lembro bem, nem é bem isto. O gaules queria que o jogo financiasse o fórum, e que assim pudessem pagar os moderadores para responder a todas as perguntas, ou ao menos as não respondidas por nós, pois ele considerava à época a atuação deles ineficiente, e quando foi colocado que ninguém aqui é pago ele achou esta solução.

Correto gaules?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

gaules

Citação de: clcampos online 17 de Agosto de 2007, 23:39
Na verdade, se me lembro bem, nem é bem isto. O gaules queria que o jogo financiasse o fórum, e que assim pudessem pagar os moderadores para responder a todas as perguntas, ou ao menos as não respondidas por nós, pois ele considerava à época a atuação deles ineficiente, e quando foi colocado que ninguém aqui é pago ele achou esta solução.

Correto gaules?

Correto!

Tanto q foi por isso q eu tinha dado a idéia de utilizar esse fórum, para q esse procedimento pudesse ser realizado!

Pois na época eu conhecia o guia do hardware, por exemplo, q me deixou na mão muitas vezes, e eu pensei q aqui iria ser a mesma história, pois eu tinha feito um tópico q ninguém respondeu e eu achei isso muito ruim para a propagação do linux, aí eu tive essa idéia.

Muito boa a sua memória! parabéns!

[ ]'s

Gaulês

clcampos

Pois é, estamos todos aqui (os moderadores e nós usuários) nos esforçando, e acho que agora com algum tempo de uso você já notou que os tópicos não respondidos, na sua grande maioria, ficam assim devido ao próprio autor, e mesmo porque ninguém aqui conhece absolutamente tudo sobre Linux, então fazemos absolutamente tudo que podemos, até fazer pesquisa pelas pessoas e tentar ajudá-las.

Ainda acho ruim esta idéia sua, e continuo achando que o fórum é excelente e que os moderadores fazem um bom trabalho, visto que aqui impera quase sempre a maior paz possível.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

gaules

Citação de: clcampos online 17 de Agosto de 2007, 23:46
Pois é, estamos todos aqui (os moderadores e nós usuários) nos esforçando, e acho que agora com algum tempo de uso você já notou que os tópicos não respondidos, na sua grande maioria, ficam assim devido ao próprio autor, e mesmo porque ninguém aqui conhece absolutamente tudo sobre Linux, então fazemos absolutamente tudo que podemos, até fazer pesquisa pelas pessoas e tentar ajudá-las.

Ainda acho ruim esta idéia sua, e continuo achando que o fórum é excelente e que os moderadores fazem um bom trabalho, visto que aqui impera quase sempre a maior paz possível.

Notei sim  ;)

tanto q eu resolvi ajudar e já deixei de responder alguns tópicos pelo mesmo motivo, e eu percebi, ao reler alguns tópicos q eu criei, q não estava muito claro o meu problema...

Mas eu ainda estou com esse idéia na cabeça, pois ela pode ajudar na divulgação do linux, mesmo quando desvinculada a qualquer fórum, ou seja, mesma tendo um suporte independente de algum fórum linuxista.

[ ]'s

Gaulês

clcampos

gaules uma ação bem sucedida começa com uma idéia, não desista da sua. Eu só acho que ela foi motivada pelas coisas erradas.

Agora que você vem participando ativamente do fórum é verdade, e fico muito feliz em saber que temos mais um companheiro, caso deixa-se o fórum iria fazer falta.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

gaules

Citação de: clcampos online 18 de Agosto de 2007, 00:03
gaules uma ação bem sucedida começa com uma idéia, não desista da sua. Eu só acho que ela foi motivada pelas coisas erradas.

Agora que você vem participando ativamente do fórum é verdade, e fico muito feliz em saber que temos mais um companheiro, caso deixa-se o fórum iria fazer falta.

Estou participando desde fórum, pois percebi que nele existem pessoas muito inteligentes, pacientes e com muita experiência sobre o assunto, assim todo o dia estou aprendendo algo novo, que faço questão de passar para frente.

Eu ainda sou meio novo no assunto ("meio" pois conheço o linux desde pequeno, mas nunca fui muito longe, sempre fiquei com o basicão...),  mas com o pouco q sei eu tentarei ficar alerta e pronto para ajudar naqueles momentos que pessoas como vc não estiverem por aqui para ajudar os iniciantes.

E além disso, se no caso de eu sair fizer falta, fico imaginando se pessoas como vccê deixar o fórum  :o
Iria ser um desastre, acho q 50% do fórum iria ao chão.

[ ]'s

Gaulês

clcampos

gaules vou te contar um segredo, mas não conta pra ninguém tá.

Se eu sair do fórum não seria um desastre nunca, nem eu nem ninguém aqui, agora se o google de repente acaba, fica inacessível, meu conhecimento vai cair em 99% huahuahua...

Eu não me preocupo em fazer uma certificação, da mesma forma que não me preocupo com um novo projeto (mesmo que seja algo desconhecido para mim), porque sei que o google esta aqui pronto a me ajudar, e ele sempre é generoso com quem o usa.

O google é o cara, viva o google!!! hehehe

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Esfinge

Aquela entrevista com aqueles 2 caras foi horrivel, o Jó se fechou não deixou eles irem progredindo a explicação, sempre cortando... lamentavel... mas sim, eu sou a favor do Mark no programa do Jó... com toda certeza a atitude do Jó seria bem diferente com um jovem Bilhonario estrangeiro que foi pru espaço...

e como já foi dito, seria uma excelente forma de divulgar o Ubuntu aqui no Brasil  8)

clcampos

Citação de: Esfinge online 18 de Agosto de 2007, 13:41
Aquela entrevista com aqueles 2 caras foi horrivel, o Jó se fechou não deixou eles irem progredindo a explicação, sempre cortando... lamentavel... mas sim, eu sou a favor do Mark no programa do Jó... com toda certeza a atitude do Jó seria bem diferente com um jovem Bilhonario estrangeiro que foi pru espaço...

e como já foi dito, seria uma excelente forma de divulgar o Ubuntu aqui no Brasil  8)

Esfinge se procurar (no youtube mesmo) sobre entrevistas posteriores deles verá que a entrevista do Jô foi muito pior que aquilo. Os bastidores foram horríveis, e eles tinham combinado mostrar (se não me engano através do telão) coisas sobre o linux (que seria uma exigência para a entrevista) e na hora H isto foi cortado.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Eunir Augusto

Citação de: gaules online 18 de Agosto de 2007, 00:20

Estou participando desde fórum, pois percebi que nele existem pessoas muito inteligentes, pacientes e com muita experiência sobre o assunto, assim todo o dia estou aprendendo algo novo, que faço questão de passar para frente.

Salve, Gaules! Nunca pensei que fosse concordar tanto com o pto de vista de alguem aqui no forum, como concordo com o q vc disse.  ;)

Ai, ai, ai, se o Google acaba, hein Cristiano? Email, agenda, Docs and Planilhas, Blog, arquivo profissional de fotos, meus, tao tudo lá  ???  ???  ???

Vira essa boca pra lá e bata 3 vezes na madeira antes de acabar com o Google  :D  :D  :D  :D

[ ]s pra vcs
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Eduardo_BSB

Acho que não só o programa do jô em si, mas também a sua emissora, são ambientes hostis à divulgação do software livre. Infelizmente. A razão é simples: interesses comerciais. Há quem diga que se trata de ideologia. Essa é uma forma muito ampla de ver as coisas, preciso tentar ficar mais atado ao chão para essa resposta. Boa parte dos anunciantes e parceiros das emissoras,além delas mesmas, vivem de royalties, direitos autorais, propriedade intelectual, industrial, etc. A divulgação de idéias que incentivem pessoas a não consumir esse tipo de produto, mas sim "subverter" esse sistema e ajudar o desenvolvimento de um sistema colaborativo, praticamente ;/) :), não totalmente baseado em compra e venda é contrário a seus interesses. É uma lógica que, além de não estarem acostumados a seguir, contraria seus desejos mais imediatos.

Para o software livre, vejo que a abordagem de divulgação deve ser mais objetiva, menos conceitual, pra desespero dos mais fanáticos. Por exemplo: acho que o Ubuntu é excelente, independentemente de ser livre ou não. Lógico que essas outras qualidades são fundamentais e fazem muita diferença, mas não pro usuário a ser conquistado. Não nesse momento de conquista.

Se vc tá numa festa, solteiro, olha pra três garotas: uma feia(não funciona direito), uma linda, mas acompanhada (é cara):) e outra linda e desacompanhada(boa e barata). Você realmente quer, naquele instante, saber qual delas considera fundamental amamentar crianças até os dois anos de idade ? Da mesma forma, eu não vou me interessar por uma garota nessa festa por que ela considera essencial amamentar crianças até os dois anos de idade. Acho até legal isso, mas ... pô ! Bois primeiro e carros depois !

Acredito que a divulgação de suas qualidades de sistema operacional, aliada ao "baixo custo" são argumentos muito mais fortes para o usuário comum que vinte minutos de liturgia sobre GPL, creative commons, etc. Depois do boca-a-boca, acho que a melhor forma de propaganda das soluções é divulgando-as individualmente. Após isso, os usuários, interessados nos produtos, se surpreenderão com o "custo", o "suporte" e a capacidade de adaptação, liberdade e segurança de soluções criadas sob o mesmo princípio, e ficarão fidelizados. Dessa forma, serão paulatinamente apresentados, num ritmo e momento mais apropriado, aos novos conceitos. Quando se vê, tudo em volta que se usa é livre ! E eles também !

Quanto aos meios de divulgação, acho que jornais e revistas, além da internet, ainda são os melhores meios para divulgação desse tipo de assunto. Eu nunca assisti um único programa de tv ou entrevistas dedicado a qualquer software proprietário. O que costuma aparecer são citações em reportagens, muitas delas falando em falhas e fraudes, ou então propagandas subliminares (merchandising) ao mostrarem pessoas usando determinado sistema - mesmo assim muito pouco.

P.S: agora pra guerrinhas ideológicas puras e simples, o melhor mesmo é ir prum território neutro, tipo TVE ou coisa assim, ou senão criar factóides como eventos estranhos (tipo RPG, MMPORG,Second Life,sei lá), jogos, comunidades pseudo-modernosas que passem (ou de fato sejam, nesse caso não faz diferença) por representantes do novo pensamento de vanguarda que a mídia comercial tem tanto interesse em dominar e aparecer ao lado. :) Mas,combate direto e em território inimigo, é suicídio. Eles tem o botão de "Play" !

Esfinge

Então olha essa

http://www.youtube.com/watch?v=Ke-kel9zOFo

Essa reportagem não so divulga o ubuntu como também deu uma "tapa" no windows, com aquela comparação de boot..

Não falo em -Propaganda- -Merchandising- ou coisa do tipo e sim em divulgação... pois conheço muita gente que nem sabe que existe outra "coisa" alem do windows xp, claro que depende de cada um...

Eduardo_BSB

Certo, mas isso não é no Brasil. Uma reportagem desse tipo é bem interessante, e na nossa realidade seria feita por um Jornal Nacional, Fantástico ou, com mais tempo, um Globo Repórter. Aí voltamos pra o que falei: na TVE isso pode acontecer, seria interesssante, mas atingiria relativamente pouca gente. Nosso país infelizmente não possui meios de comunicação de massa necessariamente democráticos. Apelo ao clichê ao falar que algumas famílias controlam o conteúdo de todas televisões do país. Como efeito, poucos pontos de vista e interesses são representados e comunicados ao grande público para discussão ou debate, quando há debate de alguma coisa. Nos principais canais, temos que enfrentar um severo lobby que não existe com tanta intensidade e representatividade na Europa, por exemplo, onde por sinal o ubuntu e outras distribuições de linux são proporcionalmente bem mais utilizadas que aqui. Isso se deve a inúmeros outros fatores também, como por exemplo, pra citar dois dos mais importantes, escolaridade e democratização dos meios de comunicação. Se quisermos fazer algo do tipo, heroicamente, talvez fosse mais fácil tentar "comer pelas beiradas" , um SBT repórter aqui, um programinha da Band no fim de noite alí, um programa da globo no sábado de manhã acolá, coisas do tipo seriam mais factíveis e efetivas nesse tipo de abordagem