[resolvido] HD de 80 GB só aceita formatação de 40GB

Iniciado por curycatanduva, 17 de Agosto de 2007, 03:01

tópico anterior - próximo tópico

curycatanduva

Queridos companheiros de ubuntu, tenho um HD samsung de 80 GB de capacidade como slave, porém, depois de inserí-lo e tentar formatá-lo para EXT3, só me dava a opção de 40GB, ou seja, estou perdendo metade da capacidade. Usei o gparted para fazer a formatação.
Alguém pode me dar uma luz? Desde já muito obrigado.

Versuri

Atualmente seu HD possui qual formatação? Está instalado alguma coisa? Já tentou com outros particionadores?
Existe outro programa para particionar no Linux, QTParted. Experimente também o Partition Magic no windows.

ChausDevereaux

Mas você tem que saber se a limitação é do hardware. Tente isto, no terminal:

sudo fdisk -l /dev/hdb
[substitua hdb pelo seu HD slave; se ele for slave de hdc (terceiro disco IDE), então será hdd; hdb se for slave de hda (primeiro disco IDE)]

Se o fdisk mostrar algo como:

/dev/hdb: ...8192 cylinders, 255 heads, 63 sectors, 80.0 GB, XXXXXXX bytes...,

então veja se não há outra partição ocupando os 40 GB. O Linux não tem muitos limites quanto ao tamanho do disco, então a questão pode ser outra. Aliás, o fdisk já mostra as partições existentes no disco.

curycatanduva

Citação de: Versuri online 17 de Agosto de 2007, 07:33
Atualmente seu HD possui qual formatação? Está instalado alguma coisa? Já tentou com outros particionadores?
Existe outro programa para particionar no Linux, QTParted. Experimente também o Partition Magic no windows.

Obrigado pela resposta Versuri, mas está em SLAVE (hdb), foi particionado em EXT3 e só serve para guardar arquivos.

curycatanduva

Citação de: ChausDevereaux online 17 de Agosto de 2007, 08:24
Mas você tem que saber se a limitação é do hardware. Tente isto, no terminal:

sudo fdisk -l /dev/hdb
[substitua hdb pelo seu HD slave; se ele for slave de hdc (terceiro disco IDE), então será hdd; hdb se for slave de hda (primeiro disco IDE)]

Se o fdisk mostrar algo como:

/dev/hdb: ...8192 cylinders, 255 heads, 63 sectors, 80.0 GB, XXXXXXX bytes...,

então veja se não há outra partição ocupando os 40 GB. O Linux não tem muitos limites quanto ao tamanho do disco, então a questão pode ser outra. Aliás, o fdisk já mostra as partições existentes no disco.

Claus obrigado pela ajuda, dei o comando e a resposta foi esta:
Disco /dev/hdb: 40.0 GB, 40019582464 bytes 255 heads, 63 sectors/track, 4865 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x8e310555

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/hdb1               1        4865    39078081   83  Linux

Abraço

boi

Me diga uma coisa, você é esse cara que postou isso no Orkut?

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=463106&tid=2547943551126343332

A coisa está muito confusa, não dá para entender o que você quer. Parece que você não entende a diferença entre o que é formatar e o que é criar ou editar partições. Tenta ser mais claro, senão fica difícil ajudá-lo. Também não adianta ficar procurando no Orkut, aquilo ali é péssimo para quem precisa de ajuda. Procure aqui ou no fórum internacional do Ubuntu, caso você entenda inglês.

ChausDevereaux

Então, curycatanduva , obtenha informações do seu hardware, pesquise, e boa sorte.

curycatanduva

boi não sou eu no orkut, se existe o fórum pra me ajudar pq eu procuraria informações no orkut???Meu perfil no orkut é só procurar por NETO CURY.

Enfim, não tem rolo nenhum, tenho um HD de 80 como slave que só uso pra guardar arquivos grandes, músicas e filmes, ele já rodava com 80 GB em outro computador que eu tinha, como você pode ver na minha assinatura, porém depois que me casei, me livrei do meu computador e instalei esse mesmo HD no computador da minha esposa, formatei tudo, o HD dela e o meu que tinha acabado de inserir, depois disso ele só me dá a opção de formatá-lo com 40 GB.

boi

É que eu dei uma olhada na olhada na comunidade Ubuntu Brasil e vi um cara com esse mesmo problema, dizendo que já foi no fórum do Ubuntu e não encontrou nada. Pelo resultado do comando fdisk -l que você passou:

Disco /dev/hdb: 40.0 GB, 40019582464 bytes 255 heads, 63 sectors/track, 4865 cylinders

O que podemos ver é que seu HD é de 40 GB, simplesmente isso. Como já disse o ChausDevereaux, procure obter informações verdadeiras sobre seu hardware e boa sorte! Isso está parecendo aquelas pessoas que aparecem dizendo: o Linux está detectando errado minha placa de vídeo, é uma Nvidia e o Linux insiste em dizer que é uma SiS.

Lex Luthor

O que diz a BIOS do seu computador ?
E o fdisk do Ruindows ?
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Versuri

Por isso que eu disse para tentar usar o Partition Magic (windows) para saber se acontece o mesmo problema ou não.
Por enquanto, o que dá a entender é que seu hd é de 40Gb e não 80Gb como diz.

curycatanduva

Galera eu já usava o HD em outro computador e ele tinha capacidade de 80 GB, não sou tão estúpido, é só olhar minha assinatura (do meu antigo computador), estou usando o mesmo hd samsung, só que em outro computador,
este é o meu HD.

Como podem ver, o qtparted informa que pode ser aumentado à direita em 38162, ou seja, os outros 40 GB:

Só que não consigo aumentá-lo, já até utilizei o comando resize2fs /dev/hdb1 e o mesmo me informa o seguinte:

The filesystem is already 9769520 blocks long.  Nothing to do!

Abraços

boi

Cara, você não está entendendo, Veja de novo o que você postou como resultado do comando fdisk -l:

CitarDisco /dev/hdb: 40.0 GB, 40019582464 bytes 255 heads, 63 sectors/track, 4865 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x8e310555

Deu para perceber, a capacidade do HD é de 40GB, isso não significa que tem 40GB formatados ou sem formatar, mas que o HD tem a capacidade máxima de 40GB. Na própria imagem que você postou, o que mostra é que a formatação está ocupando o espaço total disponível no disco, vai do início até o fim, e não que tem mais espaço, como você está equivocadamente interpretando. Portanto não resta dúvidas, seu HD é de 40GB. Sobre esse mesmo HD ter 80GB em outra máquina, aí é um mistério que só você pode desvendar.

boi

As únicas explicações que eu poderia dar, caso o HD seja mesmo de 80GB é, a primeira, que exista alguma limitação na motherboard. Algumas MBs só reconhecem HDs de até 40GB, mas são placas antigas, da época do Pentium II. Outra é que alguns HDs também podem ser configurados para funcionar com capacidade limitada, como uma forma de ficarem compatíveis com essas placas antigas, isso é feito com jumpers. Você pode ter ativado a redução da capacidade acidentalmente ao trocar os jumpers para a posição de slave. Se quiser conferir se é isso, provavelmente tem essa informação na própria etiqueta do HD.

Tota

Minha intromissão para esclarecer de vez quem tem razão ou não: ( e complementando o Boi )

Abra a tampa da máquina. No hd tem uma etiqueta com numero de série e modelo. Vá no site da Samsung e verifica se o HD tem ou não 80 Gigas. É simples.

algumas BIOS tem limitações que fazem o HD ser reconhecido de maneira estranha.

como sugestão apenas, não coloque o mardito como slave. Coloque como master no outro cabo IDE.

Ligue => Cabo 1 ( IDE 1 ) HD da sua esposa + Leitor de CD como slave.

Cabo 2 ( IDE 2 ) HD de 80 suspeito como master.

Já tive muitos problemas com HD's. Sei o que estou falando. ( alguns HD's tem a opção Master - Master ( slave is present ) - Slave e finalmente cable select.

Se o outro HD só tiver Master - slave - e cable select pode ser o problema.

Eu tenho um quantum fireball de 120 gigas que só é reconhecido como tendo 20 gigas no meu computador.

Coloquei em outra máquina e a desgraçada nem boot deu.

Coloquei em outra e achou os 120 gigas.

Querem saber o que é ? Uma vez eu desliguei a máquina e em seguida liguei de novo ( menos de um segundo depois ). alguma coisa no HD pode ter superaquecido algum componente e o sem vergonha parou de funcionar direito.

Acredito que a polêmica seja apenas má digestão da Bios desta máquina.