Pesquisa nacional de hardware: os resultados na área de impressão e imagem

Iniciado por boi, 13 de Agosto de 2007, 10:35

tópico anterior - próximo tópico

boi

Saíram os resultados da pesquisa de compatibilidade de hardware do site Br-Linux, na área de impressão e imagem. Mas parece que nem tudo são flores. Uma das coisas que notei foi que o scanner HP Scanjet 2400 foi relatado como compatível, apesar de não ser suportado. Já mandei essa observação para o site. Para quem quiser conferir os resultados da pesquisa, o link é esse:

http://br-linux.org/linux/pesquisa-nacional-de-hardware-os-resultados-na-area-de-impressao-e-imagem

rjbgbo

Parabéns boi por esse tópico que relata muito bem a situação de hardware p/ Linux
Vi por lá meu scanner Canon lide25 (lá fora conhecido, como lide25) listado no Ubuntu Studio como 100%, infeliz/ aqui no Ubuntu 7.40 tem dado um pouco de trabalho, mas em parte já resolvido pesquisando no fórum internacional do Ubuntu. Tomará que na versão 7.10 vem rodando normal/ como foi na 6.10

Novos resultados agora sobre: monitores LCD, placas de vídeo e placas de TV

http://br-linux.org/linux/pesquisa-nacional-de-hardware-os-resultados-de-monitores-lcd-placas-de-video-e-placas-de-tv
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Jsouza

Andei tentando instalar o scanner genius 6x  mais não obtive resultado  e por enquanto o distinto está parado no ubuntu, quando existe necessidade uso ele pelo Win.

Eunir Augusto

Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

boi

Não entendi os parabéns pelo tópico, mas tudo bem.
O que me preocupou nessa pesquisa foi que as pessoas parecem ter respondido de forma muito "otimista". Não foi só esse scanner que eu citei, que não funciona no Linux, mas as pessoas insistem que funciona. Muita gente, por exemplo, colocou placas de vídeo da SiS como "ótimo - funcionou 100%". Mas como classificar como ótimo placas de vídeo 3D que só funcionam em 2D, e mesmo assim com limitações. Placas SiS onboard para o K8, por exemplo, não funcionam direito nem em 2D. Uma pessoa que não conheça o problema pode ver isso e decidir comprar uma dessas. E aí, depois que essa pessoa comprar uma placa dessas e vierem os problemas, quem ficará com a culpa?

fabiovalinhos

Citação de: boi online 15 de Agosto de 2007, 08:23....O que me preocupou nessa pesquisa foi que as pessoas parecem ter respondido de forma muito "otimista". ...

Você está querendo dizer que seu eu pegar esta lista como referência, quando eu for comprar minha impressora, posso quebrar a cara ainda??

[2,5 segundos pensando]  :)

Bem isso lógico que pode acontecer comigo. Não é porque funcionou na máquina de 5 pessoas que é obrigatório que funcione na minha.
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Eunir Augusto

Citação de: boi online 15 de Agosto de 2007, 08:23
Não entendi os parabéns pelo tópico, mas tudo bem.

Pq é um assunto tão importante e quase não vejo tópicos discutindo ele  ;)

Citação de: fabiovalinhos online 15 de Agosto de 2007, 10:38
Você está querendo dizer que seu eu pegar esta lista como referência, quando eu for comprar minha impressora, posso quebrar a cara ainda??

Pode quebrar sim, logico  :D Na verdade, é melhor postar aqui no forum um topico com um nome, por exemplo, "Qual placa de video vcs me recomendam?" na seção de hardware que vc terá explicações bem mais precisas, eu acho

abraçao, fabio. t++
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

boi

Citação de: fabiovalinhos online 15 de Agosto de 2007, 10:38
Bem isso lógico que pode acontecer comigo. Não é porque funcionou na máquina de 5 pessoas que é obrigatório que funcione na minha.

O que estou querendo dizer, não sei se ficou bem claro, é que as pessoas passaram informações falsas nessa pesquisa. O caso do scanner HP Scanjet 2400 é um bom exemplo. É um scanner que não funciona, mas várias mentiram na pesquisa dizendo que funciona. É curioso, pois veja o que diz o relato de uma das pessoa que participou da pesquisa:

Citaro problema desse scanner no Linux é aquele "warmup" antes do scan, o
    driver que usam foi testado no 2400c e parece que ele é de almgua
    maneira diferente do 2400 (mesmo CHIPSET). Eu apliquei um patch no
    SANE que apenas ignora o erro do aquecimento da lâmpada, apenas p/
    demonstrar o problema, mas mesmo com patch ele (scanner) não funciona
    corretamente. O pessoal do SANE quer que alguém com esse scanner use
    algum sniffer USB no Windows e poste os logs p/ eles, mas não tenho
    Windows aqui (não tenho como fazer isso). Enfim, o scanner tá parado
    aqui aguardando alguém corrigir o problema (sem atualização/solução há
    quase 1 ano).

Consegui scanear com o patch, mas quase danifiquei o motor dele, já
    que o frontend (genesis) não está configurado corretamente p/ esse
    scanner. Achei melhor aguardar a correção do warmup_lamp (aquecimento
    da lâmpada) ou, quando eu tiver tempo sobrando, tento remapear isso ai
    e ver se funciona de alguma maneira.

Veja que curioso, se lermos o relato inteiro vemos que o scanner não funciona mesmo, ela mesmo diz que o dela está parado. Mas essa pessoa parece acreditar que não funciona por algum problema simples de resolver, já que é possível o scanner dar um sinal de vida, o que ela interpreta como um "funciona parcialmente". É o que eu chamo de ser otimista demais. Também parece que esta pessoa não olhou nos arquivos da lista de discussão do Sane, ou veria que os logs de que ela fala já foram postados há muito tempo.
E eu realmente acho que quem se basear nessa lista para comprar algo corre um sério risco de quebrar a cara.

fabiovalinhos

Bem, eu chamaria isso de falta de personalidade e não de "ser otimista demais".

Pelo exemplo que vc deu Boi, como que alguém pode escrever isso sendo que muita gente vai se basear nesta lista??

Que roubada*.
7355

* Para as pessoas que não são do Brasil, 'roubada' nesse caso é  estar em uma situação complicada.
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

boi

A iniciativa da pesquisa é válida. Inclusive consta como apoiada pelo Ubuntu-BR. Mas o resultado achei muito preocupante. Como já coloquei no outro post, vi placas de video onboad da SiS serem classificadas como funcionando 100%. Mas como, placas 3D que em geral só funcionam em 2D, sendo que em alguns casos mesmo em 2D são problemáticas, consideradas 100% funcionais? Alguém que não conheça pode acabar comprando isso achando que vai funcionar tudo, até o beryl/compiz, e vai quebrar a cara.
Fico pensando no que leva as pessoas a darem essas informações erradas nessa pesquisa. Parece que não dá mesmo para confiar no bom senso das pessoas.