Transformando um arquivo Bz2 em um .deb [resolvido]

Iniciado por Ribeirão, 10 de Agosto de 2007, 09:57

tópico anterior - próximo tópico

Ribeirão

Bom pessoal
Ainda estou começando a engatinhar no mundo linux, e gostaria da ajuda da comunidade.
O meu problema é o seguinte:
  baixei o qtiplot, programa para graficos que uso na facu, e gostaria de transforma-lo em um .deb para instala-lo em meu pc.
  Se alguem puder me ajudar, ficarei muito agradecido.
  O Programa esta compactado em Bz2.

Polaco

Amigo, é o seguinte, primeiro você precisaria saber se este seu arquivo é binário ou é o código-fonte do programa. Estando compactado em bz2, muito provavelmente ele ainda não está compilado.

Pesquisei rapidamente pelo Google, e vi que na página oficial do projeto, existe uma versão já pré-compilada para Debian e Ubuntu, sugiro que você a utilize, é muito mais fácil para um iniciante o processo de instalação. ;)

http://soft.proindependent.com/download.html
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Willdoidao

"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

Ribeirão

Obrigado pelas dicas e devo dizer que eu baixei o pacote foi deste link ai Polaco. E como havia dito ele esta bz2, porem eu ja extrai ele e a partir daqui nao sei como compila-lo. O link que o amigo willdoidao me enviou nao elucidou minhas duvidas, por isso se alguem puder me ajudar, continuo sem saber o que fazer.

Polaco

Lá tem o link sim, só que por vontade da empresa, ela pede o seu email antes de liberar o link para download.

http://soft.proindependent.com/login_deb.html
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Ribeirão

Irmaozinho eu ja  tentei  digitar meu email la, so que nao da em nada.
Voce tentou tambem?
Porque comigo nao deu certo de jeito nenhum.
Boa tentativa mais nao da certo.
Aguardo ajuda

Tota

Oi Ribeirão, tou de volta.

Aos amigos que estão lendo este post, vamos informar que o desenvolvedor disponibiliza o pacote .deb mediante pagamento, ( e caro no meu modo de ver ) pois ele agrega o suporte técnico para o pacote.

Gratuito, só compilando.

Os pacotes .deb dos repositórios estão desatualizados e o Ribeirão necessita da versão mais recente.

Vejam o post que originou este => http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,23687.msg132285.html#msg132285

O amigo Ribeirão nunca compilou um pacote e precisa de auxilio para começar.

Ribeirão, voce já leu o README.htm do pacote?

Binaries from maintenance contracts:
Ion Vasilief offers supported QtiPlot binaries as Debian packages (for Debian, Ubuntu, ...) and RPM packages (for RedHat, Mandrake, SuSE, Fedora, ...) as well as for Mac OS X 10.4. (The RPM packages are created on Ubuntu.)
To use this service, you need to subscribe to a maintenance contract. You can find details about this here: QtiPlot download page.

QtiPlot Linux binaries free of charge:
The QtiPlot team offers GNU/Linux binaries for several distributions free of charge but without any guaranteed support. Some time after each release, you will find these (including notes how to install them) on the QtiPlot download page or in the files section at the QtiPlot project page at berliOS.
Compiling QtiPlot from source:

1. Install Qt (>=4.2), GSL and zlib; either from your package manager or from the sources. If you are using precompiled packages, make sure you also install the corresponding development packages (*-dev or *-devel). If you want to display the manual from within QtiPlot (you can also view it with your favorite browser), you also need the Qt Assistant, which sometimes comes in a separate package (qt4-dev-tools for Ubuntu edgy).

Vamos começar:

Sistema => Administração => gerenciador de pacote synaptic.

Clique em procurar e digite => qt

Escolha a opção do qt => qt4 ( ele diz aí em cima que deve ser maior ou igual à versão 4.2 )
instale as bibliotecas GSL e zlib e qt -dev - tools.

2. Open a terminal window.
   3. Download the .tar.bz2 archive with QtiPlot's sources (or the .zip archive, which has the same contents):
      wget http://soft.proindependent.com/src/qtiplot-X.X.X.tar.bz2
   4. Unpack the source archive: tar -xvjf qtiplot-X.X.X.tar.bz2 (or unzip qtiplot-X.X.X.zip, respectively)
   5. Get Qwt (>=5.0.0) sources and unpack them to the 3rdparty folder:
      cd qtiplot-X.X.X/3rdparty
      tar -xvjf /path/to/qwt-Y.Y.Y.tar.bz2
   6. Rename the new directory to qwt:
      mv qwt-Y.Y.Y qwt
   7. We want to build the static version of Qwt in order to avoid potential conflicts with an already installed version. Open the file qwt/qwtconfig.pri and comment out the line
      CONFIG += QwtDll
   8. Build Qwt:
      cd qwt; qmake && make; cd ..
   9. Get QwtPlot3D sources and also unpack them to qtiplot-X.X.X/3rdparty:
      tar -xvzf qwtplot3d-Z.Z.Z.tgz
  10. We also want to build a static version here, so open qwtplot3d/qwtplot3d.pro in your favorite text editor and add the line
      CONFIG += staticlib
      at a convenient place (say, below the other CONFIG line).
  11. Build qwtplot3d:
      cd qwtplot3d; qmake && make; cd ..
  12. Go to the directory qtiplot-X.X.X/qtiplot:
      cd ../qtiplot
  13. We don't want to build GSL ourselves, but rather use the system-wide installation. To do this, open qtiplot.pro in your favorite editor and uncomment/comment the corresponding lines in the "Linux (Mac OS X)" section.
  14. Near the head of the same file, either comment out the line SCRIPTING_LANGS += Python or make sure you have the following additional dependencies installed: Python 2.5, SIP 4.5.2 or 4.6, PyQt 4.2. Other versions as those indicated above may or may not work. Specifically, there are known issues with a number of SIP versions and a given version of PyQt will only work with a limited range of SIP versions.
  15. Build qtiplot:
      qmake && make
  16. You should now be able to run QtiPlot by entering
      ./qtiplot
  17. Install QtiPlot on your system (you need root priviliges):
      sudo make install
      or, alternatively,
      su -c "make install"

Siga as instruções contidas no README ou postadas aqui.

Qualquer duvida dê um alô.

Ribeirão

irmaozinho agradeço muito a cooperaçao de todos que me ajudaram mais tive uma experiencia um pouco drastica.
Eu acabei conseguindo o pacote em sua ultima versao, atraves de um link de um site japones, e baixei-a, mas porem, havia varias dependencias de libs, que acabei baixando o site do debian.
Apos instalar uma por uma fui para os finalmente, o proprio qtiplot. Porem apos reiniciar o pc o danado travou e nao entrava mais. Tentei tudo que estava ao meu alcance, mas para minha infelicidade, tive que formatar o pc, e instalar tudodoooooooo de novo :o :o :o, que tristeza.
Mais apos formatar resolvi sossegar e aceitar a versao antiga, que foi bem sucessida na instalaçao e ja quebra um grande galho.
De qualquer forma, muito obrigado a todos.

Willdoidao

"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will