RPM ... não consigo instalar

Iniciado por Takanobu, 07 de Agosto de 2007, 19:56

tópico anterior - próximo tópico

Takanobu

Qndo eu vo abrir o arquivo fala "Tipo de pacote sem suporte".Que que eu faço ???
Me desculpem pelo hábito de "abreviar" o português... ;P

zoroastro

amigo, as vezes vc tem que pesquisar antes de perguntar  :-\

pesquisei RPM pra ti no Fórum, deu uma porrrrrrrrrrrrrrrrrraaaaaaaada de resultados, dá uma olhada lá ;)

porque o pessoal que frequenta o forum a mais tempo as vezes enjoa de ficar esplicando toda hora  :-[

boa sorte lá ;)

pinduvoz

Pacotes rpm são utilizados por distribuições "não Debian" (Red Hat, Fedora, Suse etc.). As distribuições baseadas no Debian  (Ubuntu e Kurumin são dois exemplos) utilizam pacotes deb.

É por isso que vc. recebe a mensagem "tipo de pacote sem suporte".

Note que há um meio de converter pacotes rpm em pacotes deb (usando o Alien), mas isso não é recomendado para usuários iniciantes até porque, mesmo após a conversão e instalação, há possibilidade de o programa instalado não funcionar.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Takanobu

Nossa , o que eu faço agora 0.o???

-----------------=EDIT=---------------
Esqueci de falar :P procurei no fórum pelo "Pesquisar" porém só achei perguntas e não respostas...

zoroastro

pinduvoz, eu pesquisei pelos sub-foruns do Fórum e nao vi nenhum Tópico "pregado" "la em cima" ensinando a mexer com os pacotes RPM, tar.gz, tar.bz2 etc

será que se criarem um tópico, com o primeiro post falando exclusivamente de como mexer com cada tipo de arquivo instalador, e "pregar" na sessão, nao facilitaria a vida do usuario que resolver pesquisar? e também aos que estiverem dispostos a ajudar os que nao pesquisarem, apenas copiando e colando o link....

zoroastro

Citação de: Takanobu online 07 de Agosto de 2007, 20:15
Nossa , o que eu faço agora 0.o???
Pesquisr > ler > procedir com o tutorial que vc achar(tem aos monte no google e forum, inclusive no FAQ do topico na area de Iniciantes mesmo) > Intalar o programa > Concluir > Aprendeu.

Takanobu

VB5

Takanobu,

sempre usei o Alien para converter os pacotes .RPM e nunca tive problemas. É fato que se houver um pacote .DEB  vou dar preferência, mas acho que é o modo mais fácil.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

pinduvoz

Citação de: VB5 online 07 de Agosto de 2007, 21:15
Takanobu,

sempre usei o Alien para converter os pacotes .RPM e nunca tive problemas. É fato que se houver um pacote .DEB  vou dar preferência, mas acho que é o modo mais fácil.

VB5

Eu avisei o autor do post sobre a existência do Alien e até deixei um link sobre ele, mas ...

como estamos tratando aqui com um iniciante (ele não sabe a diferença entre um pacote deb e um rpm), avisei que é melhor usar pacotes deb.

Pensem, colegas. O cara instala o Ubuntu, nunca viu Linux na vida e sai instalando pacotes rpm convertidos pelo Alien e então o sistema dá pau. Então, o que ele vai pensar do Ubuntu?

Concluindo, amigo Takanobu:

1) o jeito mais fácil de instalar alguma coisa no seu Ubuntu é usar o "adicionar/remover" do menu, procurar lá e instalar por lá;

2) não saia baixando e instalando pacotes estranhos, ainda mais em formato padrão de outras distribuições;

3) caso vc. queira algum programa não encontrado no "adicionar" (e, bem por isso, nos repositórios do Ubuntu), procure aqui no Fórum sobre ele, pois as novidades costumam aparecer rapidamente aqui (geralmente incluindo tutoriais ou dicas para instalação).

[].

VB5

Citação de: pinduvoz online 07 de Agosto de 2007, 23:24
Pensem, colegas. O cara instala o Ubuntu, nunca viu Linux na vida e sai instalando pacotes rpm convertidos pelo Alien e então o sistema dá pau. Então, o que ele vai pensar do Ubuntu?

Pinduvoz, você tem toda a razão. Mas se há algo que já vi é que é quase impossível evitar que um iniciante saia querendo instalar tudo já no primeiro dia... e ele ainda nem descobriu o Beryl!  ;) :D Esperemos que ele nos ouça e vá com calma, mas não sei não... Pelo que tenho visto, a calma só vem depois do primeiro crash feio!...  ;D

( ),

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

pinduvoz

É, VB5. Acho que vai dar crash já que o nosso amigo iniciante criou 17 (!!!) tópicos só hoje.

Mas, espero que lendo isso aqui ele veja que o Ubuntu, apesar de ser Linux, tem o mesmo problema do Windows: o usuário, assim entendido aquele que  clica em tudo que vê, instala tudo que acha na net e depois sai reclamando do SO.

Aproveitando, respondo aqui para o "baby dino"  ;D.

Não tem um tópico fixo aqui ensinando a compilar, converter etc. e assim "zuar" o sistema, pois a preferência da Canonical/Ubuntu é o uso do adicionar/remover, que está lá para facilitar a vida do iniciante. E quem se interessar em progredir (como seu post acima menciona), vai encontrar os caminhos, seja aqui (as respostas estão espalhadas, mas estão aqui), seja no Google.

[]s aos dois.

zoroastro

pinduvoz está coberto de razao, mas nem por isso ele pode deixar de pesquisar antes de criar um topico repetizo por zilhoes de vezes

Citação de: VB5 online 07 de Agosto de 2007, 23:42
Citação de: pinduvoz online 07 de Agosto de 2007, 23:24

Pinduvoz, você tem toda a razão. Mas se há algo que já vi é que é quase impossível evitar que um iniciante saia querendo instalar tudo já no primeiro dia... e ele ainda nem descobriu o Beryl!  ;) :D Esperemos que ele nos ouça e vá com calma, mas não sei não... Pelo que tenho visto, a calma só vem depois do primeiro crash feio!...  ;D

( ),

VB5

com certeza  :'(

Takanobu

Heh.. conheço o Beryl sim porem ele não funciona aqui  :'( :'( PC da Xuxa é doze.

--------=Edit=---------
Esqueci de falar .... Processador Celeron 733 Mhz  :o