/boot?? Mount Point??

Iniciado por aken9879, 03 de Agosto de 2007, 01:20

tópico anterior - próximo tópico

aken9879

Olá a todos.

1) Ter ou não ter um /boot particionado? Eu lembro há muito tempo atrás, instalei um conectiva num 486 só pra fazer um trabalho de faculdade, e ele exigia que tivesse várias partições separadas com nomes diferentes. Recentemente, me interessei novamente em ter o linux, desta vez para usar para tudo mesmo, e andei lendo esse fórum e achei esta dica (http://www.iniciantelinux.hpg.ig.com.br/instalacao.html) onde aconselha a ter uma partição /boot no começo do disco. Bem, no caso do Ubuntu, não é necessário, certo? Mas se eu a fizesse, ganharia algo em velocidade do boot ou algo assim?

2) É possível montar uma partição FAT32 dentro do /home? Digo, coloco o mount point desta partição em /home/work, por exemplo, só para ficar mais acessível no nautilus... Pode?

celsofaf

1) A única vantagem que vejo de ter uma /boot separada seria se você decidir usar em sua partição / algum sistema de arquivos que não pode ser bootado diretamente, como XFS ou JFS (ao contrário do ext2/3 ou do reiserfs), daí o kernel ficaria em /boot e sua partição / seria referenciada a partir dali. E, para você fazer isso, teria que ter um motivo muito forte, creio. Então, na prática, pouca vantagem.

2) Perfeitamente. Por exemplo, se a partição for hdb3, coloque no seu /etc/fstab:

/dev/hdb3 /home/work vfat user,defaults 0 1

Não se esqueça de permitir que seu usuário tenha acesso completo à pasta /home/work .

No meu caso, faço um pouco diferente. Minha partição de dados é em ext3 mesmo, e é montada em /home/celso/dados . Prefiro manter meus dados numa partição ext3 por algumas razões:

(i) O limite para o tamanho de arquivos é muito maior que 4GB (limite do FAT32); ou seja, dá para manter imagens de DVD lá dentro.
(ii) Fragmentação extremamente reduzida.
(iii) Suporte completo a permissões e tal.
(iv) Ext3 possui journaling, garantindo maior segurança contra perda de dados (por exemplo, num desligamento acidental)
(v) Dá para usar 100% através do Windows, embora montado como ext2 (sem journaling).

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

aken9879

Não fica lento o windows rodando esse software pra ler ext2??

celsofaf

Noto pouca diferença. O ext3 é sim um pouco mais lento que o fat32, mas eu troco sem nem pensar esta "lentidão" pela segurança extra que ele possui.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

aken9879

ok, valeu pela dica... vou pensar em trocar as partições para ext3...

abs