Minha instalação não deu certo

Iniciado por cerri, 02 de Agosto de 2007, 07:56

tópico anterior - próximo tópico

cerri

Instalei em outro HD o ubuntu 6.06lts e deixei o xp em outro hd, o hd que esta o xp esta como master e o linux escravo. Apos a instalção eu não consigo entrar em nenhum dos sistemas. quando coloco o hd do xp como master da essa mensagem
GRUB LOADING STAGE 1.5
GRUB LOADING, PLEASE WAIT
ERRO 18

E quando coloco o hd do linux como master da essa

O sistema operacional não foi encontrado.

Não tenho a menor ideia do que fazer, desde de já agradeço a atenção.

pinduvoz

Precisando usar o PC (o Windows), uma solução rápida e apagar o Grub com o CD de instalação do Windows. É só dar boot por ele e logar no console de recuperação conforme a mensagem na tela (o console é quase um prompt do DOS) e usar o comando "fixmbr".

Quanto à recuperação do erro do Grub espere alguém com mais experiência te dar uma luz.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

cerri

Obrigado, mas o que esse comando fixmbr faz?

Tota

Como não tem ninguém logado mais sábio,

O Fixmbr retira o GRUB da MBR ( Master boot Record ) do seu hd principal ( master ) e o windows retorna como sistema unico. ( ele não apaga seu ubuntu, só ignora. )

[],s

cerri

Blz, mas tenho que reinstalar o linux denovo? e o que devo fazer pro xp não sacanear mais?

cerri

mas esse boot que vou fazer com o cd do xp eu entro na primeira opção de restaurar ou na segunda? que eu lembre na primeira ele vai para um pronpt mas pergunta qual windows vou restaurar e depois pede uma senha do administrador que nunca sei qual é, e não tenho senha nenhuma nessa maquina.

carretto

Opa,

bom... nunca fiz testes com dois hds.. mas sugiro que deixe o hd linux como master, o win como slave....

usa o CD do ubuntu (carrega em modo Live) e reinstala o grub (deve ter o procedimento no forum)

ou se quiser dah uma olhada http://www.pcforum.com.br/cgi/yabb/YaBB.cgi?board=apache;action=display;num=1047903019
Espero Ter Ajudado.
Se falei besteira por favor me corrijam!!!

arsolto

Ei, cerri, ambos os discos rígidos são de interfaces SATA ou IDE? Caso possuam diferença neste aspecto, creio que o disco com interface IDE deva ser sempre o disco escravo. E mais, sugiro que deixe ou instale o Linux no disco escravo caso esteja utilizando o sistema em fase experimental.

Para voltar a acessar o Windows normalmente, siga a dica do membro pinduvoz.

cerri

Oi Arsolto, os dois são IDE o windows est no de 120g e o linux no 40g e instalei o linux no escravo.

arsolto

Sim, cerri. Então, você também já deve ter feito o que pinduvoz recomendou para que pudesse voltar a acessar o Windows. Agora temos que reinstalar o Grub novamente para que você possa acessar o Ubuntu Linux. Veja:

Grub no Ubuntu.

cerri

Fiz, e agora etou usando o xp, mas estou achando muito complicado os exemplos e neles não mostra como usar 2 hds e sim os 2 sistemas no mesmo hd.

carretto

Espero Ter Ajudado.
Se falei besteira por favor me corrijam!!!