Som

Iniciado por jaircalmon, 28 de Julho de 2007, 20:43

tópico anterior - próximo tópico

clcampos

Citação de: VB5 online 29 de Julho de 2007, 16:23
cicampos, acho que matei essa ( na pura sorte...). Olhe este link:

http://hogwartslinux.wordpress.com/2007/07/14/debian-no-notebook-mirax-mm6610-2/

Aqui vai um trecho...

O Som foi a primeira coisa a "dar pau". Na verdade não que tenha "dado pau", mas sim que houve um problema por causa do driver Intel HDA vindo no ALSA que consta do Debian Etch, que impedia o correto jack detection (detecção da conexão do fone de ouvido na saída dele no laptop) e o desativamento do mesmo após a conexão.

Não podia ser o SO...

Ah, ótimo o novo avatar!...  :D

( ),

VB5

Legal VB5, como o hardware dele é muito parecido com o meu achei que fosse algum bug localizado devido a instalação/configuração de alguma coisa. Bom saber, e nada como uma boa pesquisa né, mas depois de uma passada rápida de olho no link que passou vi que o jaircalmon terá algum trabalho para resolver o problema.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

VB5

É que na especificação do hardware vi que a placa de som estava referida como "2 Speakers", o que eu nunca havia visto. Então fui caçar por "Realtek 882" e acabei achando o link.

Quanto à solução, concordo... já que ele não pode simplesmente trocar a placa, vai ser preciso arranjar um outro driver. Vi em outro blog (http://thegreenbutton.com/forums/thread/112200.aspx) que existem vários drivers diferentes da HP e Gateway para ela, pode ser que ele dê sorte!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

jaircalmon

Ola meu amigo,

Estive lendo sobre esse assunto mas achei muito complicado, pois não entendo de linux e fico comedo de mexer em alguma coisa e parar o sistema. Pelo que entendi, mais ou menos, o problema esta no tal Kernel ? Ele falou que nos proxímos virá corrigido.
Eu sou do Rio de janeiro e seria legal algum encontro com o pessoal que usa Ubuntu, assim poderia levar o meu notebook e corrigir esses probleminhas que aparecem. Voce tem alguma ideia mais facil?
Mesmo assim agradeço a ajuda.

Abraços, 

Citação de: VB5 online 29 de Julho de 2007, 16:23
cicampos, acho que matei essa ( na pura sorte...). Olhe este link:

http://hogwartslinux.wordpress.com/2007/07/14/debian-no-notebook-mirax-mm6610-2/

Aqui vai um trecho...

O Som foi a primeira coisa a "dar pau". Na verdade não que tenha "dado pau", mas sim que houve um problema por causa do driver Intel HDA vindo no ALSA que consta do Debian Etch, que impedia o correto jack detection (detecção da conexão do fone de ouvido na saída dele no laptop) e o desativamento do mesmo após a conexão.

Não podia ser o SO...

Ah, ótimo o novo avatar!...  :D

( ),

VB5

VB5

jaircalmon,

acho que recompilar o kernel está fora de cogitação... como o nome diz, é o cerne do sistema, e eu, pelo menos, nem sonho em mexer nele!...  ;D Meu computador é desktop e uso um amplificador externo, de modo que pouco posso falar a respeito. No Ubuntu, o ALSA incluído é o 1.0.13-3, que pelo visto não resolve o problema.
A meu ver, as alternativas são:
- verificar se existem outros drivers ( externos ao kernel, não sei se isso é possível) como o segundo link afirma, que possam contornar o problema;
- verificar se baixando mais algum módulo do ALSA ( talvez o ALSA-OSS) você coloca o Realtek a funcionar ( no meu micro, os dispositivos são nVidia CK8S e Realtek ALC850 (OSS)) - também não sei se é possível.
- ou esperar mais dois meses e atualizar para a nova versão do Ubuntu que provavelmente resolverá isso...

Pelo menos, não usar  os fones não chega a ser um problema sério... e falta pouco pra outubro! (na verdade já versões disponíveis, mas não garantidas, creio).
VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

jaircalmon

Valeu meu amigo obrigado pela ajuda... vou esperar até outubro.... quem sabe esse problema ja vem corrigido.. Agradeço novamente a ajuda de todos.

Abraços,

Citação de: VB5 online 29 de Julho de 2007, 18:28
jaircalmon,

acho que recompilar o kernel está fora de cogitação... como o nome diz, é o cerne do sistema, e eu, pelo menos, nem sonho em mexer nele!...  ;D Meu computador é desktop e uso um amplificador externo, de modo que pouco posso falar a respeito. No Ubuntu, o ALSA incluído é o 1.0.13-3, que pelo visto não resolve o problema.
A meu ver, as alternativas são:
- verificar se existem outros drivers ( externos ao kernel, não sei se isso é possível) como o segundo link afirma, que possam contornar o problema;
- verificar se baixando mais algum módulo do ALSA ( talvez o ALSA-OSS) você coloca o Realtek a funcionar ( no meu micro, os dispositivos são nVidia CK8S e Realtek ALC850 (OSS)) - também não sei se é possível.
- ou esperar mais dois meses e atualizar para a nova versão do Ubuntu que provavelmente resolverá isso...

Pelo menos, não usar  os fones não chega a ser um problema sério... e falta pouco pra outubro! (na verdade já versões disponíveis, mas não garantidas, creio).
VB5