Eliminar o XP

Iniciado por j0ta, 27 de Julho de 2007, 17:42

tópico anterior - próximo tópico

j0ta

Actualmente tendo 2 SO: o Ubuntu e o XP. Como instalei o virtualbox, pretendia eliminar o XP (eliminar a opção de boot e eliminar a partição para que possa ser utilizada pelo Ubuntu). Podem-me explicar como posso fazer isto? Grato

clcampos

Para eliminar a partição do XP basta usar o gparted ou qualquer outro programa do genero. Para tirar a entrada do menu inicial (GRUB) basta editar o arquivo /boot/grub/menu.lst e tirar ou comentar as linhas do XP (que ficam no final - Para comentar coloque o caracter # no início das linhas).

Se tiver dúvida poste o conteúdo do arquivo /boot/grub/menu.lst que te ajudamos. Vale postar também o conteúdo do arquivo /etc/fstab para tirar qualquer montagem automática da partição do XP.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

CK722

O "perguntador " desta questão não se manifestou a respeito. Eu estou com a mesmíssima dúvida: o procedimento ali indicado funciona mesmo? o Grub não fica louco? Não há risco de ter que reinstalar o Ubuntu??? Uso o 9.04
Grato.
Tenho dúvidas, logo, existo

clcampos

Citação de: antalves online 21 de Julho de 2009, 17:47
O "perguntador " desta questão não se manifestou a respeito. Eu estou com a mesmíssima dúvida: o procedimento ali indicado funciona mesmo? o Grub não fica louco? Não há risco de ter que reinstalar o Ubuntu??? Uso o 9.04
Grato.

Se você não mexer no particionamento é muito difícil que de problemas, porém se for apagar a partição, ou unir ela a outra ai sim tem que ter cautela.

De qualquer forma assim que mexer nas partições basta verificar os arquivos /boot/grub/menu.lst e /etc/fstab
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

CK722

Em breve farei um teste e postarei um comentário. Valeu

clcampos

Citação de: antalves online 21 de Julho de 2009, 19:02
Em breve farei um teste e postarei um comentário. Valeu

Se precisar de ajuda quando for fazer o teste poste aqui que vamos ajudando.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

CK722

Fiz um teste com o Virtual Box, que achei interessantíssimo. Cheguei a instalar o XP com ele e é de não acreditar na inteligência desse programa
Mas desinstalei-o, porque efetivamente não necessito de máquinas virtuais. Hoje mantenho o XP por causa de um jogo que roda nele. Se mais tarde precisar remanejar as partições, passando parte da que o XP ocupa para o Ubuntu, lembrarei da tua oferta e manterei contato
Obrigado ;)