ubuntu 7.04 e windows xp

Iniciado por carloshn, 26 de Julho de 2007, 12:44

tópico anterior - próximo tópico

carloshn

desculpem criar este tópico se no caso de haver aqui no fórum. tenho o windows xp no meu pc e queria particionar o disco para usar também o ubuntu 7.04 mas não sei como fazer. poderiam me explicar? ???
carloshn

Versuri

Existem muitos tópicos, dicas e tutoriais aqui no forum e na net mas vamos lhe ajudar.
Nos diga qto tem o seu hd que falarei como deve particionar.

carloshn

não sei bem quanto deve ter mas acho que deve ser uns 40gb porque da para instalar o big linux 3.0 sem problemas :o
carloshn

carloshn

não consigo particionar o disco. é um pouco dificel
carloshn

Versuri

A primeira coisa que vc tem que fazer é desfragmentar o windows, o GParted não particiona o windows fragmentado.

Depois desta etapa, rode o Live Cd do Ubuntu, escolha instalar, siga as etapas e escolha particionar manual.

Particionaremos da seguinte forma (não sei qto o seu windows está ocupando de espaço):

Redimensione a partição windows para 20Gb
Na área restante crie uma partição estendida.
Nesta área (estendida) crie uma partição "/" em ext3 de 19,5 Gb
Na área restante dentro da partição estendida crie uma partição swap de 512Mb

Dessa forma totalizamos 20Gb (windows) + 19,5Gb (linux) + 512Mb (swap) = 40Gb

Continue a instalação.

Obs.: Se não souber utiolizar o GParted procure aqui no forum ou na net.

neolibert

carloshn,
Como vc eu tbm estava curioso para entrar no mundo linux e enfreitei os mesmos problemas que vc para formatar particionar. Então descobri uma extensão do linux que se instala apartir do windows sem vc ter que se preocupar com o Particinar o HD.
Hoje eu uso esta versão sem problemas algum.
Segue abaixo a descrição do programa.

Wubi  — Windows Ubuntu Installer 7.04.04Wubi é uma inovação para os entusiastas do software livre ou para aqueles que sempre quiseram instalar o Linux, mas não sabiam como particionar seu disco rígido. Este pacote é um instalador do Ubuntu, uma das distribuições Linux mais atualizadas e de fácil acesso, dentro do próprio Windows. O Ubuntu é baseado no Debian e na última versão incorporou a tecnologia XGL.

A vantagem deste instalador é que não são necessárias partições. Durante a inicialização (boot) do sistema, você escolhe qual sistema operacional quer usar. O Wubi não fica devendo em nada em performance ao Ubuntu tradicional e apresenta as mesmas funcionalidades. De brinde você ainda ganha dois softwares instalado no pacote: o Mozilla Firefox e o OpenOffice.

Antes de ter medo do Linux, fique tranqüilo: há um prático desinstalador que retira o Ubuntu da sua máquina da mesma maneira que qualquer outro programa. E, falando em instalação, existe um novo instalador incorporado no pacote: o Lupin.

Lupin, um instalador semelhante ao do Windows

Lupin é um mecanismo de instalação muito semelhante ao do Windows, no qual o próprio sistema operacional monta os pacote e os distribui nos diretórios necessários. Isso evita muita dor de cabeça e deixa o Ubuntu acessível ao usuário mais leigo, além de facilitar a vida de quem já conhece o sistema.

O Lupin não contém o instalador, ele usa um arquivo ISO para numa analogia "descompactar" (para os mais puristas o termo correta seria "montar") o conteúdo.

Como Funciona?

Após instalar o Wubi, o programa baixará automaticamente a distribuição Ubuntu, a qual possui cerca de 700 MegaBytes. Assim, ao reiniciar o computador, o usuário poderá escolher entre Windows ou Linux (Ubuntu). Ao selecionar o SO de código-fonte aberto, o sistema se encarregará de instalá-lo automaticamente — o que pode demorar um pouco na primeira vez. Uma vez instalado, basta escolher com qual sistema você deseja entrar no computador quando ele é ligado: Windows ou Ubuntu!
Intel Pentium 4 3.0 GHZ
Asus P4S800D-X
2.0 GB RAM DDR 400 Kingston
ATI Radeon 9600 Pro 128MB
HDs SATA Seagate 80 / 160GB
Gravador DVD's LG e Samsung
Monitor Lg 19" LCD

SemLogin

Citação de: Versuri online 26 de Julho de 2007, 16:55
A primeira coisa que vc tem que fazer é desfragmentar o windows, o GParted não particiona o windows fragmentado.

Depois desta etapa, rode o Live Cd do Ubuntu, escolha instalar, siga as etapas e escolha particionar manual.

Particionaremos da seguinte forma (não sei qto o seu windows está ocupando de espaço):

Redimensione a partição windows para 20Gb
Na área restante crie uma partição estendida.
Nesta área (estendida) crie uma partição "/" em ext3 de 19,5 Gb
Na área restante dentro da partição estendida crie uma partição swap de 512Mb

Dessa forma totalizamos 20Gb (windows) + 19,5Gb (linux) + 512Mb (swap) = 40Gb

Continue a instalação.

Obs.: Se não souber utiolizar o GParted procure aqui no forum ou na net.

Versuri,

Eu também iria fazer um tópico sobre isso.Tenho apenas uma pergunta:

Fazendo isto que você citou, aparecerá uma tela para escolher se quero usar o Windows XP ou o Ubuntu durante o Boot? (porque tem gente aqui que também usa o pc, e só usa Windows)

Agradeço desde já.

"A idéia de um Ente supremo que cria um mundo no qual uma criatura deve comer outra para sobrevive e, então, proclama uma lei dizendo: "Não Matarás" é tão monstruosamente absurda que não consigo entender como a humanidade a tem aceito por tanto tempo." (Peter de Vries)

Versuri

Sim, vc terá os dois SOs instalados.
Na instalação do Ubuntu é instalado o gerenciador de boot Grub e com isso, qdo vc ligar o micro aparecerá as opções de SOs disponiveis, vc escolha qual SO quer usar, Windows ou Ubuntu e pronto.

No meu blog (assinatura) tem algumas dicas para o aperfeiçoar o Grub.

zoroastro

Citação de: carloshn online 26 de Julho de 2007, 12:44
desculpem criar este tópico se no caso de haver aqui no fórum. tenho o windows xp no meu pc e queria particionar o disco para usar também o ubuntu 7.04 mas não sei como fazer. poderiam me explicar? ???

carloshn, meu amigo, de todo coração, mesmo que seja dificil no começo, mesmo que vc aprenda Muito errando, te digo , meu caro, vale a pena migrar.

o Versuri disse para vc criar uma partição de mais de 19 GB de seu Linux. Se, por exemplo, seu HD com windows estiver gastando 25 ou 30 GB, não há problema, o Linux roda bem e rápido independente do tamanho de sua partição acima do minimo recomendado, que costuma ser os 4 GB no Ubuntu. a primeira vez que instalei o Linux foi o Ubuntu, coloquei 10,3 GB de espaço, se nao me engano. quando instalei, com medo de ter perdido algo no windows, apareceu esta tela ao iniciar pela primeira vez o computador após Particionar e Instalar, o GRUB:

é claro que fiz todos os procedimentos corretos, li um pouquinho antes de instalar, fazer e tal... e quando iniciei no windows ele carregou mais rapido, entrou mais rapido, nao sei porque até hj(talvez procausa do swap)...

enfim, sugiro vc começar com uma partição pequena também, em torno de 10 GB e depois aumentar de acordo com sua necessidade.

também te digo que vc nao poderá ter preguiça de pesquisar  ;D , porque isso é muito, muito comum e necessário

meu tópico que criei após instalar o Ubuntu foi este: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,17115.0.html

e estava na mesma situação de voce!!

sugiro que se vc for incrementar o grub, infeitar, vá no blog do Versuri, membro SemLogin !!

veja uma screen de um grub 'enfeitado':
http://www.guiadohardware.net/imagens/img-a930ecb7.png

um abraço a todos e boa sorte em suas empreitadas!

Eunir Augusto

bela resposta, zoroastro  ;) parabens. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

zoroastro

é Eunir Augusto, é como diz o nq6, tem que levar o conteudo! :D

Eunir Augusto

Grande amigo Zoroastro! Salve!

"Apanhando, Aprendendo, chorando, nadando, voando, Revolucionando."

e vc esqueceu de contar: amadurecendo!

parabens pelo progresso... a filosofia ubuntu e o debian te fizeram muito bem  ;)

[ ]s garoto!  ;)
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Versuri

Citação de: zoroastro online 29 de Julho de 2007, 21:38
é Eunir Augusto, é como diz o nq6, tem que levar o conteudo! :D

É....o futuro dinossauro já saiu do ovo....rs

Parabéns

Daniel Casari

Fala pessoal!

Acabei de chegar por aqui e ja achei muita coisa bacana!

Bom, sou extremamente iniciante no linux também, mas gostaria de contribuir com minha experiência recente na instalação do Ubuntu, somente para reforçar o que todos aqui dizem a respeito!

Acabo de adquirir um novo HD, pois o meu antigo "foi pro saco". Decidi então, instalar o Linux também. Como administro redes, e até o presente momento sinto-me um ignorante nesta plataforma, achei que já estava mais do que na hora de aprender a lidar bem com ela. Afinal, podem falar o que quiserem, mas nunca um ISA Server vai bater um IPTables!

Digo a vocês, que foi completamente sem problemas minha instalação. Já havia deixado o espaço certinho para instalar o linux após instalar o Windows (deixei 20Gb para ele). Segui o passo-a-passo do Live CD e tive dúvidas somente na hora de particionar o disco, dúvida que com um pouquinho de boa vontade buscando na net, foi sanada sem problemas. Continuei e pronto! Grub funcionando, Drivers reconhecidos e tudo beleza! Agora, estou somente personalizando, atualizando o necessário, mas está 100% funcional.

Sei que esse post não contribuiu ainda com nenhuma dúvida tecnica. Mas se há alguma dúvida em instalar o Ubuntu na máquina, vai tranquilo!

Vlw!

zoroastro

então Bem-vindo Daniel Casari ! bem-vindo à Liberdade, pois aqui é Humanidade para Todos, e com o tempo você será o que será devido ao que todos nós somos!