Acordo Microsoft-Novell aumenta adopção do RedHat

Iniciado por HD883, 26 de Julho de 2007, 02:52

tópico anterior - próximo tópico

HD883

Acordo Microsoft-Novell aumenta adopção do RedHat
O acordo entre a Microsoft e a Novell, de acordo com um estudo da empresa Alfresco, está a aumentar a adopção do RedHat nos ambientes empresariais.
O estudo realizado por esta empresa reflecte a tendência de 10 mil das empresas que instalaram o software da Alfresco recentemente (entre Abril e Junho), onde a empresa refere um aumento da adopção do RedHat, em detrimento do Suse.
Uma das possíveis razões que poderá estar por trás aumento da adopção do RedHat, será o lançamento do novo RedHat Enterprise Linux, no final do primeiro trimestre deste ano. Outra possível razão poderá ser o facto da Alfresco não ter separado o RedHat dos seus clones (CentOS, Oracle Enterprise Linux, Fedora, etc...).
Um dado interessante sobre este estudo é a implementação do software da Alfresco em GNU/Linux, apesar da escolha de Windows como plataforma de teste.

http://conversasdobruno.blogs.sapo.pt/63992.html

celsofaf

Já estava prevendo que o SUSE perderia mercado corporativo por causa do acordo com a Microsoft. Esta notícia só confirma o que eu achava. :)

Agora, só pequena correção: o Fedora não é clone do RHEL.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

HD883

pois não é ;D
Mas não fui quem escreveu a noticia ;)

Lucas_Panurge

putz, deixava a notícia mais didática, tava quase tremendo que a RedHat poderia aderir ¬¬
gtalk: lucas.pan@gmail.com
GNU/Linux User #440333

rjbgbo

também tem essa matéria bem interessante no site BR-Linux.org

CitarPlantão Info: Novell admite temor sobre GPLv3
    "Nova versão da licença para software livre pode impedir Novell de ter acesso a inovações da comunidade Linux. A Novell enviou para a Securities and Exchange Commission (SEC), em Nova York, um documento de 144 páginas detalhando seus planos de negócios e acordos comerciais. No documento, a Novell admite que pode sofrer perdas em função do novo texto da licença GPL, que está sendo definido pela comunidade de software livre. A SEC é o órgão regulador da bolsa de Nova York, como é a CVM para a Bovespa.

Segundo o documento, reproduzido pelo site australiano ZDNet, a Novell alerta seus acionistas para futuras perdas no médio prazo, caso a Free Software Foundation mantenha o atual texto da GPLv3. Pelo atual texto, ainda em discussão, ficariam proibidos acordos como o que Novell e Microsoft assinaram em 2006. As duas empresas firmaram uma parceria para criar maior interoperabilidade entre a solução Linux da Novell e o Windows, da Microsoft. Segundo o novo texto, qualquer nova tecnologia desenvolvida sob licença GPLv3 não pode ser usada neste tipo de acordo. Logo, a Novell ficaria fora das próximas inovações feitas pela comunidade de software livre."
Fonte: http://br-linux.org/linux/node/9018
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

samuelbh

Será que eu sou o único que não gosto do red hat ?(já que o Fedora é baseado nele também, e não fui com a cara dele). Mas também não gosto do Suse (o Opensuse é até bonzinho, mas muito pesado).

Se Debian fosse empresa, seria lider absoluto em servidores...
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

celsofaf

Citação de: samuelbh online 27 de Julho de 2007, 12:24
Será que eu sou o único que não gosto do red hat ?(já que o Fedora é baseado nele também, e não fui com a cara dele).

+1 aqui. Nunca precisei usar o RHEL, mas sou forçado a usar o Fedora nos computadores da faculdade e, sinceramente, o nome correto dele é o mesmo mas sem a última letra... :/ Mas antes Fedora do que Janelas!
Rio de Janeiro, RJ, Brasil