Instalar Netbeans 5.5 com Tomcat 6

Iniciado por novais, 25 de Julho de 2007, 22:16

tópico anterior - próximo tópico

novais

Sendo o Ubuntu a melhor distro para desenvolvimento Java, não perdi a oportunidade e fui logo instalando o Netbens + Tomcat 5.5.x, porém como estou desenvolvendo JSF + Facelets (1.2) meu trabalho seria facilitado com o Tomcate 6.0.13, sendo assim, tratei de instalá-lo. A Instalação foi tranquila, basta seguir qualquer tutorial da Internet (foi mal, mas esqueci o link do tutorial que usei :-| ). Mas para minha surpresa ao selecionar a aba RUNTIME e adcionar o servidor Tomcat 6, indicando o diretório onde ele foi instalado, o Netbeans me dá a mensagem "... server.xml is corrupted". Pensei que a instalação tinha dado um erro e eu não tinha percebido... na verdade não era nada disso, como instalei como root (o que não foi uma boa prática) bastava dar permissão com o comando chmod a+w diretóro/ -R (permissão de escrita para todos no diretório X recursivamente).

Espero ter ajudado.
Um abraço,
Novais.

Obs: Antes de concluir a criação deste novo Tomcat para o Netbeans, lembre-se de editar o arquivo tomcat-user.xml como comando sudo gedit diretório/tomcat/conf/tomcat-user.xml, criando um usuário com perfil de MANAGER, como solicita o Netbeans. Bons códigos!

<?xml version='1.0' encoding='utf-8'?>

<tomcat-users>

<role rolename="tomcat"/>

<role rolename="role1"/>
  <role rolename="manager"/>

<user username="tomcat" password="tomcat" roles="tomcat"/>

<user username="both" password="tomcat" roles="tomcat,role1"/>

<user username="role1" password="tomcat" roles="role1"/>
  <user username="admin" password="admin" roles="manager"/>

</tomcat-users>