(Resolvido) Mouse Serial e Ubuntu em pc antigo

Iniciado por tosado, 19 de Julho de 2007, 18:10

tópico anterior - próximo tópico

tosado

Olá pessoal, tenho duas dúvidas e gostaria da ajuda de vcs...

Em primeiro lugar to querendo instalar o ubuntu 7.04 na minha maquina, que no caso é um K6-2 500 mhz com 320 mb de ram (tdo bem, eu sei q meu pc eh uma carroça). A questao eh... sera q vai ficar mto lento ou da pra ter um desempenho razoavel? (Claro q n vou usar akele recurso de desktop 3D)

A segunda pergunta é sobre mouse serial no linux, andei lendo que o ubuntu n reconhece automaticamente o mouse serial, q tem q configurar... isso eh verdade? e se for verdade como resolver o problema?

PS: sou totalmente leigo em linux!!

Vlws

Tota

Bem vindo ao Forum, tosado,

K6-2 500Mhz não é muito problematico não. Principalmente com 320 Megas de memória.
Instalei o XUbuntu numa maquina 450 Mhz e 192 mB de Ram....

Eu recomendaria o XUbuntu que tem uma interface mais leve, Gnome fica meio pesado.

Seria interessante utilizar a versão Alternate, fica mais facil o procedimento.

Quanto ao mouse, depois de instalar o Linux, voce teria que editar manualmente o xorg.conf.

Ele está na pasta /etc/X11

Dê uma pesquisada aqui mesmo no Forum por mouse serial que deve haver respostas de como fazer direitinho.

Eu fiz isto e tenho apenas um problema em te passar a receita, o computador está na Faculdade e eu irei para lá sómente na segunda-feira, o que irá demorar para te responder.

tosado

Citação de: Tota online 19 de Julho de 2007, 19:23
Bem vindo ao Forum, tosado,

K6-2 500Mhz não é muito problematico não. Principalmente com 320 Megas de memória.
Instalei o XUbuntu numa maquina 450 Mhz e 192 mB de Ram....

Eu recomendaria o XUbuntu que tem uma interface mais leve, Gnome fica meio pesado.

Seria interessante utilizar a versão Alternate, fica mais facil o procedimento.

Quanto ao mouse, depois de instalar o Linux, voce teria que editar manualmente o xorg.conf.

Ele está na pasta /etc/X11

Dê uma pesquisada aqui mesmo no Forum por mouse serial que deve haver respostas de como fazer direitinho.

Eu fiz isto e tenho apenas um problema em te passar a receita, o computador está na Faculdade e eu irei para lá sómente na segunda-feira, o que irá demorar para te responder.

Entao Tota, no momento eu uso o win Me, desde o momento q eu ligo ele ate carregar tdos os programas da inicializaçao leva 1 min e 30 seg em media... Vc disse q o Ubuntu ficaria meio pesadinho, mas vc acha q demoraria uns qtos min pra iniciar? e dentro dele vc acha q ficaria meio lento pra abrir os programas e tals?

Tota

Em princípio, o Linux carregaria mais rápido, nada de 12 a 15 segundos, mas acredito que um minuto seria esperado.

Depende de varias coisas, como velocidade das  memórias, velocidade do HD, placa de video, etc...

À excessão do pacote office ( que mesmo no Linux é grande ) outros programas respondem mais rapidamente que no seu Windows.

Os programas no Linux são bem menores em tamanho que os correnspondentes em Windows, logo é de se esperar que carreguem mais rápido.

tosado

Vlws pelas dicas Tota, acho q vou tentar o ubuntu mesmo... se ficar lento atualizo pro xubuntu...

Mas alguem mais ai tem alguma opiniao sobre ubuntu rodar bem ou nao num K6-2 500 mhz com 320 mb de ram? hehehe.

VB5

tosado,

amanhã dou mais detalhes, mas lá no serviço tenho uma máquina que deve ser 750 MHz, com 256 de RAM PC100, HD 10GB, rodando Feisty sem problemas. Claro que não é um fórmula 1, mas não faz feio... roda bonitinho, dentro do que o hardware permite.  E nunca dá a "tela azul da morte", principalmente...  :D :D . Tenho outra com Semprom 1.6 GHz e 512 de Ram DDR400, e essa voa!

T+,

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

gabriel0085

Com 320 mb de ram você pode instalar o Ubuntu tranquilamente, inclusive rodar os efeitos 3D. Mas aí é preciso instalar o driver proprietário da tua placa de vídeo.

Aqui o compiz-fusion e o emerald juntos ocupam em média entre 6 e 8 mb de ram.

tosado

Hehehe, vou instalar mesmo entao, so q infelizmente vou demorar uns dias pra instalar, to meio enrolado de serviço esses dias, mas assim q instalar passo aki pra falar pra vcs como ficou...

e ai VB5, olhou a config do seu pc no serviço?

vlws.

samuelbh

Meu PC parece um pouco com o seu, so que tem menos memoria. Mas acho quer vai rodar sim.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

VB5

Tosado,

é isso aí mesmo... Duron 750 MHz, 256 MB RAM PC100, HD 10 GB Quantum. Esqueci de ver a MoBo, mas deve ser uma PCChips da vida, ou talvez uma SOYO ( tivemos várias K7VTAPro, muito boas). Esse não é o meu PC ( o meu é o outro), está lá para a turma que só precisa editar um texto e coisa assim. Mas como disse, está muito bom...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

tosado

Vlw pela informaçao kra, assim q instalar volto aki pra falar pra vcs o q virou

E vlws pela ajuda de tdo mundo ai.

Eunir Augusto

Salve, tosado! Seja bem vindo, garoto!

Os problemas com mouse serial são uma constante do Dapper, do Edgy e do Feisty, que são as ultimas 03 versões do Ubuntu lançadas.

Soluções a respeito vc encontrará na nossa documentação, no wiki, ou várias postadas por colegas e por mim aqui no forum.

Só gente boa (Tota, VB5, SamuelBH e gabriel0085) te ajudando, hein? Já chegou bem servido, amigo  ;)

Aqui não tem erro, corrige teu mouse por um destes links (os dois funcionam):

Boa sorte, garoto! [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Hookton

Amigos do forum,

eu editei os arquivo do drive pelo comando;

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

ai depois das ediçoes no arquivo, o ambiente X nao funciona mais. E nao tenho acesso ao arquivo. Da a seguinte menssagem;

CitarGtk-WARNIMG **: cannote open display:

As alteraçoes foram a seguinte,
Abaixo o arquivo como estava;

Section "InputDevice"
        Identifier      "Configured Mouse"
        Driver          "mouse"
        Option          "CorePointer"
        Option          "Device"                "/dev/input/mice"
        Option          "Protocol"              "ImPS/2"
        Option          "Emulate3Buttons"       "true"
        Option          "ZAxisMapping"          "4 5"
EndSection

e como ficou agora;

Section "InputDevice"
        Identifier      "Configured Mouse"
        Driver          "mouse"
        Option          "CorePointer"
        Option          "Device"                "/dev/ttyS0"
        Option          "Protocol"              "Microsoft"
        Option          "Emulate3Buttons"       "true"
        Option          "ZAxisMapping"          "4 5"
EndSection

Alguma luz ?
o PC é um K6 486, 96 ram, hd 10gb, to usando o ubuntu 5.10.

Eunir Augusto

humm... substitui o protocolo:

Option          "Protocol"              "Microsoft"

por este:

Option          "Protocol"              "Auto"

Se não der certo, vá ao terminal e digite:

sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

e siga as instruções. Tomara que de certo.

Boa sorte, Hookton. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Hookton

usei o code

sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

Mas aparece uma menssagem,

Pacote  'xserver-org' não está instalado e nao há informaçoes disponiveis

Será q  tem como eu buscar esse pacote no cd ?