Como excluir as partições montadas na área de trabalho do Ubuntu 7.04?Resolvido

Iniciado por Paulo R Silva, 17 de Julho de 2007, 23:37

tópico anterior - próximo tópico

Paulo R Silva

Saudações! Estimaria saber se as partições montadas na área de trabalho c/ os ícones de agadês, no meu caso, relativas às partições Windows do XP Pro (ntfs) + partições de armazenamento (ntfs) podem ser excluídas sem problemas. De outra vez, deletei essas partições da área de trabalho e deu pau nas partições Windows de armazenamento; parece que houve corrupção da tabela de arquivos... Como tenho 7 partições (6 em ntfs e 1 em fat 32), pessoalmente, não gosto delas na minha área de trabalho, se posso acessá-las por outras vias.  :-[
No aguardo e agradecendo.

gabriel0085

Pelo que entendi você quer apenas remover os ícones das partições. Se é isso lá vai:

-Sistema > Preferências > Menu Principal (marca pra mostrar as opções "ferramentas de sistema" e "editor de configurações")

-Aplicações > Ferramentas do sistema > Editor de Configurações

-Apps > Nautilus >Desktop (Desmarca VOLUMES_VISIBLE)

-Depois vai no "Preferências > Menu Principal" de novo e desmarca aquelas opções se quiser.

alexmatos

gabriel0085

Putz não sabia dessa diferença entre as pastas "mnt" e "media". Valeu a dica alexmatos.

Mas me diz uma coisa, além disso existe mais alguma diferença entre os dois pontos de montagem de dispositivos?

alexmatos

Citação de: gabriel0085 online 18 de Julho de 2007, 00:12
Putz não sabia dessa diferença entre as pastas "mnt" e "media". Valeu a dica alexmatos.

Mas me diz uma coisa, além disso existe mais alguma diferença entre os dois pontos de montagem de dispositivos?

Eu não sei se isso vale para todas as distros ou se é só para o Ubuntu. Algumas distros nem tem a pasta "media". Que eu saiba, essa é a única diferença entre elas. Se você notar, o Ubuntu monta tudo automaticamente na "media", mas em tutoriais por aí do Slackware ou Gentoo você vê o pessoal falando pra montar em "mnt". Pra falar a verdade, você pode montar dispositivos em qualquer lugar. Então, o que diferencia as pastas "media" e "mnt" são as características que elas tem em cada distro.

Paulo R Silva

Desculpe-me, pessoal! Coloquei mal a questão. Não se trata de excluir as partições citadas, realmente, como ressaltou nosso colega Gabriel, e sim, os ícones delas. Agradeço  a todos e vou seguir as dicas, depois, posto.
Valeu!

cacuatro

digita gconf-editor no terminal
logo dps entre no
apps>nautilius>desktop> e desativa o volumes_visible!
[]'s

alexmatos

Citação de: cacuatro online 18 de Julho de 2007, 13:22
digita gconf-editor no terminal
logo dps entre no
apps>nautilius>desktop> e desativa o volumes_visible!
[]'s

Amigo, o Gabriel já tinha dado essa dica lá em cima. Da próxima vez, dá uma olhada com mais atenção no post todo, ok? ;)

Eunir Augusto

Citação de: gabriel0085 online 18 de Julho de 2007, 00:12

tbm nao sabia. fui ajudar a acabei sendo esclarecido  ;) minhas contribuições já foram todas postadas pelos nobres colegas.

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Paulo R Silva

Bem, pessoal, seguinte:  optei pelo procedimento sugerido pelo alexmatos através do link> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,19212.msg103671.html#msg103671, visto que, eu não ficaria sem os ícones de dispositivos, tipo pendrive, na área de trabalho o que colocaria em risco a remoção sem perda de dados. Removi os 7 ícones das partições da área de trabalho alterando os pontos de montagem da seguinte maneira: em terminal já logado como root, digitei> cd /mnt entrando na pasta mnt, em seguida, crei uma subpasta c/ > mkdir winkp, mkdir 7 vêzes seguido do nome atribuído às 7 partições> Ex.: ao invés de hdb5 que não funcionava, atribuí o nome> arqgerais_1, e assim por diante. Reiniciei e lá estavam as pastas, partições e conteúdos no diretório home. Apenas, perde-se os subdiretórios na raiz do Navegador de Arquivos. Sem maiores problemas, pq faço o acesso pela raiz do sistema.
Valeu. Abraços.

Eunir Augusto

Ok, Paulo. Que bom que resolveu  ;) Mude, por gentileza, o nome do seu topico para "resolvido", seguindo as regras do forum e ajudando demais colegas na solução deste mesmo problema. Obrigado.

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Paulo R Silva

...só p/ complementar: fuçando, consegui restaurar os subdiretórios na raiz do Navegador de Arquivos de cada uma das sete partições sem retornar os ícones p/ área de trabalho. Basta arrastar as pastas, soltá-las e pronto! Estão lá de novo! Fácil! Para constatar, rebootei o S.O e estava tudo bem.
Abraço.

Eunir Augusto

Citação de: Paulo R Silva online 21 de Julho de 2007, 15:37

Fácil! Para constatar, rebootei o S.O e estava tudo bem.

Pra complementar tbm: Ao invés de rebootar, vai no terminal e digite:

killall gnome-panel

;) [ ]s

Paulo R Silva

Eunir Augusto