Conectar a servidor windows

Iniciado por glaiirton, 16 de Julho de 2007, 23:05

tópico anterior - próximo tópico

glaiirton

Estou na seguinte situação, caros companheiros: Instalei o ubuntu 7.04 em um computador no meu escritório que usa rede com o servidor no windows xp (pq há resistência forte pelo pessoal aqui). Há como eu me conectar a essa rede? Meus conhecimentos são limitados, portanto queria saber que dados sobre a rede tenho que fornecer para que possam me ajudar, só sei que usa um proxi pra liberar a conexão velox (adsl) para os outros pcs.

Sobre meu pc doméstico que usa velox empresarial e logo a senha de acesso ainda é o número do telefone@telemar.com.br gostaria de saber se o tutorial do Ceti http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=4731.0  para 6.06 (dapper) se aplica a ele também. valeu!!!

epreis

Para colocar o Ubuntu 7.04 na sua rede, basta fazer as configurações de IP, DNS e gateway. Não esquecendo de configurar o proxy no seu navegador mozilla.
Caso sua rede tenha um servidor DHCP tudo isso é feito automáticamente.
Faça o teste de Ping e se tudo estiver correto, acessa o Menu Locais >> Rede.

Com relação a seu velox em casa vc poderia testar o tutorial. No meu caso uso o modem roteado e não preciso fazer authenticação.

Um abraço.

glaiirton

Olá, obrigado pelas informações mas acho que preciso te dizer que DHCP não dáo aqui no escritório pq o modem não é roteado ... os computadores que se comunicam com o host (que é XP) usam um hub (dos de 8 portas) e um há um proxy instalado no XP host.

Sobre meu Ubuntu 7.04, deu um erro de pacotes quebrados e vou esperar o cd original chegar pq esses que baixo, checo a iso, gravo, mas sempre dá defeito.

Bom, mas o caso é que o computador que quero que se conecte a rede desse XP host agora está no ubuntu 6.06 (inferior ao 7.04 mas sem os tais pacotes quebrados).
Como então faço a fazer as configurações de IP, DNS e gateway e de proxy do mozilla?
Onde obtenho esses números? Clicando em propriedades da conexão local do XP host?
Aí é só digitar lá em sistemas > adm > rede?

Tá parecendo muito fácil cara. Vc pode me ajudar? Ou eu tô perguntando muita bobagem? Me perdoe, pois eu acho que sim, devido minha inexperiência. Valeu?

Me ajuda aí, que vou daqui já tentar pelo que entendi.

Grande abraço!!!

clcampos

Você tem que informar qual é a faixa de IP usada ai, qual mascara, qual é o IP do servidor e as informações de DNS. Como não tem DHCP com estas informações poderemos te ajudar mais precisamente, e se possível falar da sua rede, quantas máquinas, que IP elas usam, e etc.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

glaiirton

OKay vamos lá. Vou passar as informações que coletei

No computador host há dois ícones na barra de tarefas indicando conexão ativa. Um é o velox e o outro a conexão local.

1) Conexão local:
Quando clico duas vezes sobre o ícone "conexão local" ele exibe o status da conexão e na guia suporte tenho:

status:

tipo de endereço: configurado manualmente
endereço IP: 192.168.0.10
máscara de subrede: 255.255.255.0
gateway padrão: (não há nada)

em propriedades, verifiquei o protocolo TCP/IP
e obtive isso:

protocolo TCP/IP
Usar o seguinte endereço IP (opção marcada)
Endereço IP: 192.168.0.10
máscara de subrede:255.255.255.0
Gateway: (nada)
DNS (está marcada a opção "usar os seguinte endereços de servidor de DNS", mas não há nenhum endereço)

Verificando o mesmo no ícone da conexão velox tenho em...

detalhes (entre outras coisas):

end IP do servidor:200.217.255.104
end IP do cliente: 201.9.203.198

Mas em propriedades quando verifico as prorpiedades de TCP/IP na guia rede obtenho que o end IP e Servidores DNS para ser obtido automaticamente

Indo para um computador que está conectado a esse host através de um HUB (Há ele e mais outro, só que está sendo consertado) e o terceiro seria o Ubuntu 6.06 que queria conectar a essa rede. Mas vamos a esse que tá conectado e navegando direitinho.

Ele exibe ícone de conexão local (ele se conecta assim que ligo esse compútador) e quando verifico status e propriedades obtenho:

protocolo TCP/IP
Usar o seguinte endereço IP (opção marcada)
Endereço IP: 192.168.0.20(esse é o único número - em negrito - que difere do host)
máscara de subrede:255.255.255.0
Gateway: (nada)
DNS (está marcada a opção "usar os seguinte endereços de servidor de DNS", mas não há nenhum endereço)

Para finalizar, o computador Host, precisa de autenticação para o velox, o outro, conecta-se assim que liga desde que eu clique no ícone INICIAR >PROGRAMAS > ANALOG X > PROXY > PROXY

Será que dá pro meu ubuntu 6.06 conectar nessa rede como esse automatimente?

ESpero tenha conseguido passar direitinho as informações e não tenha confundido ninguém, mas como não entendo muito, não consigo talvez ver o que pode ser um dado (detalhe) importante, ou o que viria a ser irrelevante.

Obrigado por querer ajudar!!!

glaiirton

E como é o teste de ping mesmo???

Valeu cara!!!