Monitorar quais arquivos um programa esta abrindo (ou tentando abrir)

Iniciado por ricardofantin, 16 de Julho de 2007, 21:01

tópico anterior - próximo tópico

ricardofantin

Eu queria saber como monitorar qual arquivo um programa qualquer esta tentando abrir.
Eu estou usando o Ubuntu 64 e verifiquei que tem muitos programas que pedem por um biblioteca chamada libSDL-1.2.o.0 ou alguma coisa assim. Eu tenho essa biblioteca, acho que estão procurando no lugar errado.

Enfim, como eu faço para monitorar as conversa de um programa com o sistema operacional?

tfmoraes

Para ver quais arquivos um programa está usando você pode usar o "Monitor do Sistema", clique com botão direito em cima do programa que desejar, escolha "arquivos abertos".

ricardofantin

A idéia era fazer isso para depurar um programa de código fechado. a idéia era pegar um programa e ver qual arquivo (ou biblioteca) ele esta tentando abrir, e aonde ele esta procurando pelo arquivo.

Em programas de software livre da para usar o comando ldd para ver quais as bibliotecas que o pacote que instalou o programa diz que ele vai precisar.

Não é bem engenharia reversa, eu só quero ver qual é a biblioteca que ele pede para o linux antes de travar.

Eu tive esse problema e resolvi digitando "sudo apt-get install ia32*", mas e se isso não resolvesse? Eu queria saber procurar a biblioteca e colocar na pasta que o programa esta tentando abrir.

Valeu pela atenção,
Ricardo.