Servidor com clientes(monitor,teclado e mouse)......

Iniciado por sigmahost, 16 de Julho de 2007, 00:38

tópico anterior - próximo tópico

sigmahost

Boa noite a todos.

Sou novato no forum e estou adorando.
Já usei (como usuário curioso ) linux (Fresbsd, Gentoo. slack, Red, Conectiva, Kurumin) mas sempre como curioso, mas a alguns anos atrás, quando quase nada rodava bem. Mas pelo que estou percebendo esta ficando bem robusto. então irei começar a usufruir do UBUNTU.
Como programo em PHP e MYSQL sempre estou rodando apeache, e em linux e bem mais estável, e tenho um projeto em andamento (website, sistema interno e servidor em rede) que estou necessitando de implantar um servidor (arquivos, email e possivelmente internet) em terminais. Agora que está o problema o cliente quer nos clientes apenas MONITOR, TECLADO E MOUSE, nada de gabinete. Em pesquisa até agora encontrei dispositivos (chaveadores KWS) que ligam os treis dispositivos tranferindo apenas um cabo ao servidor. A parte fisica não é o problema ( calcula-se custoXbeneficio para ver se é viavel), meu problema está em como dar partida nas estações.

Alguem poderia me ajudar? O UBUNTU SERVER me atenderia a necessidade? ???

Desde já agradeço

Sigmahost ;D

Tota

Pelo que entendi, serão tres terminais apenas num servidor.

No caso, como não existem "gabinetes" como voce cita, eu assumo que não existem Mother board, placas, etc...(por isso gabinetes entre aspas )

Nesta caso não há necessidade de de se dar partida nas estações pois as mesmas não são estações e sim terminais. ( entendi direito ? ).

Se for este o caso ( terminais apenas ) o Linux lida bem com esta situação pois é derivado do UNIX e este foi criado justamente para isto.

Basta se configurar cada terminal ( TTY ) de dentro do servidor.

Só para lembrar, já que cita ter experiência com Linux, quando se tecla alt+Fx onde Fx pode ir de F1 a F6, na realidade você está abrindo ( aqui no exemplo ) 6 terminais diferentes ( apesar de na mesma tela )
No seu caso cada um dos terminais seriam por analogia F1 (TTY1) o primeiro terminal, F2 (TTY2) o segundo e assim por diante...

Minha experiência com Ubuntu server é nenhuma, Mas me parece que a diferença para o Ubuntu "comum ", desktop, seja apenas na configuração do processo init e dos pacotes incluídos na distribuição.

( No ubuntu desktop o INIT é setado para um terminal [ alt+f1 ] e uma interface gráfica [alt+F7] apenas, o que pode ser alterado, como citei acima).

Logo, qualquer Linux Base serviria para seu propósito, com mais ou menos trabalho em configuração.
Apenas o servidor deveria ser robusto o suficiente para dar cabo da tarefa.

[],s

dudu_ubuntun

bom dia,
os antigos servidores de terminais "burro" ibm eram assim, mas isso já sevao alguns anos... eu teaconselharia a procurar pelo multlinux, funciona perfeitamente, a unica questão é o numero de terminais (ou cabeças como eles chamam) mas é o mais perto do que vc pretende se é o que eu entendi, e te aconselho também a pesquisar por LTSP, mas nesse caso precisa de um gabinte, um thinclient, portanto, considere a hipotese de um ambiente thinclient ou veja se o multilinux  resolve teu problema

qts terminais vc pretende instalar?

t+

arlei

Olá sigmahost, seja bem vindo amigo.

Posso estar enganado, mais até onde sei estes dispositivos KVM (Chaveadores KVM) servem para que vc possa de um único teclado e monitor ter acesso a várias maquinas, como no caso de vc ter vários servidores e logicamente não investir em monitores e teclados para acesso ao console de todos.

Portanto ao meu ver este tipo de solução não se aplica a sua questão. Talvez vc tenha se expressado mal, pois a solução para isso seria a do uso de multiterminal como o caso do LTSP - Linux Terminal Server Project.

http://www.ltsp.org/
http://www.guiadohardware.net/guias/01/

Bem, espero que tenha interpretado corretamente sua questão e de alguma forma ajudado.

T+
Arlei