Como não permitir a leitura da Partição Windows

Iniciado por almirpinto, 15 de Julho de 2007, 10:47

tópico anterior - próximo tópico

almirpinto

Bom dia:

Tenho o Ubuntu 7.04 instalado com o XP.
Minha partição do XP (hda5) deu pau, mas ainda não posso removê-la, pois preciso recuperar arquivos importantes que estão lá, só que toda vez que vou entrar no Ubuntu demora bastante, pois o mesmo acusa os erros (I/O error) em hda5 e demora para terminar o boot. Já exclui as linhas ref. o windows no fstab, mas como faço pro Ubuntu ignorar estes erros na partição windows e entrar direto no Gnome ?

Problema dois:
Acabo de trocar de monitor, por um belo LCD 19 AOC, consegui reconfigurar a resolução para 1440 x 900, porém o beryl deixou de funcionar, apesar dos drivers da Nvidia estarem ativados. O que fazer para voltar a ter os efeitos ?
Almir.
Almir Pinto

victoruas

#1
Boas almirpinto

Para recuperares os arquivos na partição do windows podes tentar fazer o seguinte:
Arrancas o sistema com um boot-cd, pode ser o do ubuntu, eu uso o kanotix que é excelente.
Depois de estares no sistema com o live-cd, no caso do kanotix tens de colocar o layout do teclado em PT, em baixo do lado esquerdo da tela tens o aplicativo que dá acesso ao layout do teclado, no ubuntu vais a Menu principal->Sistema->preferencias->Tecaldo->Disposições
Se usares o kanotix usas o "su", se usares o cd do ubuntu como live-cd tens de usar o "sudo", para isso numa consola fazer:

$ sudo passwd
(seguir colocas a palavra passe)

sudo fdisk -l (para ver quais são as partições do windows e do linux)

Seguidamente vais criar as directorias onde vão ser  montadas as partições do windows e da tua home do ubuntu para poderes copiar os dados de um para o outro:

sudo mkdir /mnt/montagem_win
sudo mkdir /mnt/montagem_home     (podes dar outro nome ás pastas)

E agora vais montar então as partições:

sudo mount /dev/hdxx /mnt/montagem_win   (para montar a partição do windows da qual queres recuperar os dados, o "hdxx" trocas pelo resultado do comando "fdisk -l")

sudo mount /dev/hdxx /mnt/montagem_home (para montar a partição da tua home, o "hdxx" trocas pelo resultado do comando "fdisk -l")

E pronto se conseguires montar a partição do windows podes recuperar os dados copiando para a tua "home"

Cumprimentos 8)
[color=blue]Victoruas-Linux-Blog[/color]
http://victor-ruas.blogspot.com/

victoruas

Quanto ao problema do monitor acho que colocaste uma resolução demasiado elevada, tenta baixar a resolução para "1024x768" ou  "1152x864".

Cumprimentos 8)
[color=blue]Victoruas-Linux-Blog[/color]
http://victor-ruas.blogspot.com/

ricardofantin

Eu tinha quase certeza que tirando do fstab ele não montaria mais ao iniciar. Você tem certeza que mudou usando o root no fstab? Digitou "sudo gedit /etc/fstab" ou "sudo vi /etc/fstab".

Eu e meu irmão usamos muito o computador aqui em casa. Eu sempre deixava download no bittorent e jogava o need for speed most wanted. O meu computador aguenta isso, mas aconteceu duas vezes em  3 meses do windows se corromper de nem iniciar. Ele parava durante aquela tela que tem uma barra em baixo do logo do windows onde ficam passando diversos quadradinhos. Para resolver eu usava a minha outra partição que tinha o kurumin 6.0 e usava um comando chamado "ntfsfix /dev/sda1" (com o despositivo desmontado, sda1 é porque o meu hd é sata, normalmente é /dev/hda1). Só encontrei esse comando no kurumin não encontrei nada em outras distros, talvez o nome do pacote seja diferente do nome do comando.

T+,
Ricardo

victoruas

#4
Ao excluir as linhas do fstab o que acontece é que o Ubuntu deixa de montar a partição automaticamente quando se entra na conta do usuário, mas ela é sempre carregada.
O fstab não tem nada a ver com o partição ser carregada na boot quando se liga o micro. O que faz a partição ser carregada ao ligar o micro é o Grub, e para que a partição não seja carregada  basta editar o menu.lst que está em boot/grub e colocar um #(cardinal) no inicio da linha  onde está a partição do windows, assim o Grub vai ignorar ela a não a carrega na boot.
Para fazer isso pode entrar na conta do Ubuntu e usar o gedit para editar o ficheiro menu.lst, ou pode escolher no inicio a opção "recovery mode".
Não esquecer de fazer antes uma cópia do "menu.lst", para prevenir algum engano.

Cumprimentos 8)
[color=blue]Victoruas-Linux-Blog[/color]
http://victor-ruas.blogspot.com/

samuelbh

Acho perigoso apagar o arquivo /etc/fstab. Seria melhor apenas nosso amigo comentar a linha referente à partição do Windows (colocando # na frente).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

victoruas

#6
Olá samuelbh

Aqui ninguém falou em apagar o arquivo fstab, é lógico que se apagar esse arquivo vai ter problemas graves no sistema.
E comentar a linha do windows no fstab não vai resolver o problema dele, porque vai apenas impedir o automount, agora a partição em si o Ubuntu vai carregar sempre e segundo o que o almirpinto escreveu :
Citarcomo faço pro Ubuntu ignorar estes erros na partição windows e entrar direto no Gnome ?

O que ele pretende é que a partição problemática não seja carregada na boot, quando nós ligamos o micro e aparece o menu do Grub para nós escolhermos se queremos ir para o Ubuntu ou para o windows.
Na minha opinião ele só consegue evitar isso editando o menu.lst que está em boot/grub e comentar com um # a linha correspondente ao windows.
Mas samuelbh eu já tinha dito tudo isto no tópico que coloquei anteriormente, vc é que não prestou atenção ao que eu lá escrevi.
Não esquecer de fazer sempre uma cópia de qualquer ficheiro do sistema que se pretenda alterar, para se poder voltar atrás em caso de engano.
[color=blue]Victoruas-Linux-Blog[/color]
http://victor-ruas.blogspot.com/

samuelbh

Caro victoruas, o que eu falei falei já tendo lido seus posts. Eu tenho certeza que se ele apenas comentar as linhas referentes ao Windows no arquivo /etc/fstab não haverá mais esses erros. Esse problema ocorre quando o Ubuntu tentar montar essa partição (cujo UUID provavlemente foi modificado). De nada vai adiantar mudar o menu.lst do GRUB, pois ele não tentou entrar no Windows, apenas no Linux.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

victoruas

Oi amigo samuelbh
Peço desculpa então mas assim fico eu com a duvida é que o nosso colega almirpinto diz no seu 1º tópico:

CitarJá exclui as linhas ref. o windows no fstab, mas como faço pro Ubuntu ignorar estes erros na partição windows e entrar direto no Gnome ?

Pelo que ele escreveu eu entendi que o problema estava na boot e não na entrada do Ubuntu, o problema acontece, segundo ele escreve antes de entrar no Gnome e ele mesmo diz que já excluiu as linhas do fstab e o problema persiste. Sendo assim na minha maneira de ver não pode ter nada a ver com o fstab, pois se ele ainda não entrou no Gnome o fstab ainda não foi carregado certo?
Então eu entendi que o almirpinto pretende que a partição do windows seja ignorada na boot, para isso ele tem de evitar que o Grub tente carregar ela e a unica forma de evitar isso penso eu, é editar o menu.lst e comentar a linha respeitante ao windows.
Agora eu também posso estar errado no meu  raciocínio e estou aqui mais para aprender que para ensinar e debates destes são sempre bem vindos pois é assim que se aprende mais um pouco. 

Um abraço para VCs  ;)


[color=blue]Victoruas-Linux-Blog[/color]
http://victor-ruas.blogspot.com/

samuelbh

É, realmente não tinha visto que ele tinha deletado essa linha. Meu erro.

Mas acredito que editar o arquivo menu.lst nada tem a ver com esse problema, pelo menos pela pouca experiência que tenho. Já tive esse problema uma vez, mas o que resolveu pra mim foi formatar a partição do windows e reinstalar o grub. Talvez sua solução relamente resolva, nunca se sabe.

Assinatura removida pela Equipe do Fórum

victoruas

Resumindo, mais um vez tiramos a conclusão que a porcaria do Windows  ;D dá problema em tudo  ???
Abençoado Linux  ;)

Cumprimentos para VCs
[color=blue]Victoruas-Linux-Blog[/color]
http://victor-ruas.blogspot.com/