Re-Instalar Ubuntu sem perder arquivos

Iniciado por Strokes, 11 de Julho de 2007, 13:51

tópico anterior - próximo tópico

Strokes

Seguinte, como todo iniciante agente acaba estragando algumas coisas pra aprender um pouco sobre o sistema e etc, e gostaria de saber como posso fazer pra re-instalar o ubuntu sem perder meu arquivos, tipo o windows que tem aquela opção para reinstalar o windows para recuperar arquivos do sistema danificados.
VLW :D

arlei

Olá Strokes,

Temos duas coisas a ponderar com relação a esta questão:

1. Uma coisa é os programas que vc instalou posteriormente a instalação do Ubuntu, incluindo-se ai as atualizações diversas sejam por questões de segurança ou outra qualquer.

Neste caso, acho que o ideal seria vc instalar o APTonCD no seu Ubuntu e gerar a partir dele uma midia contendo todos pacotes por vc instalados e atualizados para depois refazer na sua nova instalação sem necessidade de baixar tudo novamente da internet.
Nesta caso faça uma busca aqui mesmo por APTonCD para saber mais e ver como proceder.

2. Outra coisa são seus arquivos de configuração e personalização do seu ambientes de trabalho.

Quanto a isso, todas suas configurações e personalizações ficam em seu diretório &HOME, ou seja, em sua pasta pessoal que se encontra em /home/seu_login. Portanto, caso isso não esteja em uma partição isolada, basta vc fazer um backup e depois recuperar no /home da sua nova instalação, não esquecendo que muita coisa poderá depender das novas instalações e atualizações de pacotes que terá que realizar.

T+
Arlei

Strokes

Pois é, o que eu queria salvar seria minhas fotos, músicas, documentos e etc, e infelizmente eu não fiz uma partição isolada do diretório /home
Eu estou usando todo o meu HD pro ubuntu, larguei de mão total o windows :D

arlei

Citação de: Strokes online 11 de Julho de 2007, 14:50
Pois é, o que eu queria salvar seria minhas fotos, músicas, documentos e etc, e infelizmente eu não fiz uma partição isolada do diretório /home
Eu estou usando todo o meu HD pro ubuntu, larguei de mão total o windows :D

Pois então, independente de onde estejam estas sua fotos, musicas e etc, faça um backup destes arquivos e depois restaure os mesmos em sua nova instalação.
Se isso estiver em seu $HOME, melhor ainda, basta fazer um backup deste diretório que todas suas configurações e personalizações, além lógicos destes arquivos, poderão ser perfeitamente restaurados posteriormente.

T+
Arlei

Strokes

Ta, mas são MUITOS arquivos, como vo fazer backup de tudo isso? <o> Iriam ser milhoes de CDs X_X

PS: se tiver algo que faça isso sou nb x)

arlei

Milhões de Cd's!?!?!?!

Cara, teu HD não deve ser tão grande assim...  :D

T+
Arlei

Strokes

É que eu so pobre né T_T não desses caras ricos que tem gravador de DVD, e essas tecnologias de hoje em dia como diria a veia que pegou trem comigo, chego no mercado e fico esperando a outra porta abrir, dai chego nela "Sra. aqui a porta abre do outro lado" dai ela "Ahhhhhh, essas tecnologias de hoje em dia, obrigado meu filho"

Mas enfim, voltando ao assunto, poxa pelo menus uns 7 8gb de arquivos, vao uns 10 11 cd-r T_T
não tem como eu criar uma partição magica, passar os arquivos pra lá e dai na resintalação ja definir ela como /home padrao? =P

Pancho

to na mesma.

eu gostaria so de reinstalar o ubuntu por cima do que ja existe só para ele corrigir o que estiver diferente. Não pretendo salvar configurações nem nada, só a /home que está separado da /. como fazer isso se os meus liveCD não reconhecem minhas partições?

Marcos MHZ

Você pode tentar usar o gparted do live cd e diminuir a partição "/"
e criar uma nova partição para fazer o backup!

Abraços.

arlei

Strokes, Pancho.

Sem dúvida uma dica interessante do membro Marcos MHZ.
Faria o seguinte:
Inicialize por um live CD qualquer que tenha o gParted, eu aconselho o Parted Magic, redimensione sua atual partição de modo a deixar um espaço suficiente no disco livre, depois neste espaço livre crie uma nova partição e formate a mesma adequadamente.
Monte então estas partições, ou seja, a sua antiga redimensionada e esta nova recém criada e copie para mesma todos arquivos necessários que vc queira preservar.
Posteriormente quando for reinstalar o Ubuntu, o faça na partição redimensionada e mantenha sem mexer a nova partição com seus arquivos que terá os mesmos disponíveis para uso em seu novo sistema.

T+
Arlei

Marcos MHZ

Citação de: arlei online 11 de Julho de 2007, 17:17
Strokes, Pancho.

Faria o seguinte:
Inicialize por um live CD qualquer que tenha o gParted, eu aconselho o Parted Magic, redimensione sua atual partição de modo a deixar um espaço suficiente no disco livre, depois neste espaço livre crie uma nova partição e formate a mesma adequadamente.
Monte então estas partições, ou seja, a sua antiga redimensionada e esta nova recém criada e copie para mesma todos arquivos necessários que vc queira preservar.
Posteriormente quando for reinstalar o Ubuntu, o faça na partição redimensionada e mantenha sem mexer a nova partição com seus arquivos que terá os mesmos disponíveis para uso em seu novo sistema.

T+
Arlei

Complementando o que o Arlei disse: Depois disso se quiser poderá usar a nova partição como "/home" assim caso no futuro precise formatar o computador seus arquivos ja estarão salvos!

Abraços

Strokes

Citação de: Marcos MHZ online 11 de Julho de 2007, 17:37
Citação de: arlei online 11 de Julho de 2007, 17:17
Strokes, Pancho.

Faria o seguinte:

T+
Arlei

Complementando o que o Arlei disse: Depois disso se quiser poderá usar a nova partição como "/home" assim caso no futuro precise formatar o computador seus arquivos ja estarão salvos!

Abraços
Obrigado pela idéia, mas estou vendo que não vai adiantar muito, acho que vou ter que abandonar o Linux, não achei solução para o meu problema com o ALSA na minha placa de audio.
Obrigado :D

Pancho

Bom, no meu caso eu não abandonarei. Continuei fuçando aqui e desinstalei o GDM e pus o XDM no lugar. Acredito ter deletado o gnome e estou só com o fluxbox e tentei instalar o blackbox, mas não estou conseguindo, mas hoje ao acordar, dei boot no linux e ao digitar login e senha no XDM, a tela escurece como se fosse entrar no WM mas logo volto para o login do XDM. Apertando alt+f8 vi, além de muitas outras coisas, isso:

/etc/X11/xinit/xinitrc:9:
exec /usr/X11R6/bin/fluxbox: not found.

o que posso fazer agora para iniciar uma sessão pelo fluxbox? Como saber se ele está devidamente instalado?
tem como eu deletar tudo da minha "/" que tá com problemas de espaço, deixar só o boot, kernel, o root, o serviço de net, audio e video e instalar algo como o flux ou open ou blackbox e a partir daí pegar via apt-get só o que irei usar?

A solução que vocês apresentaram é muito boa, embora dificil pra mim de visualizar o plano de ação e não posso particionar nem "/" nem "/home" porque tá tudo topado e não tô sabendo/conseguindo aliviar espaço em "/" e não gostaria de deletar mais nada em "/home".

o que mais pode ser possível?

Marcos MHZ

Strokes

Pera ae, no live cd do Ubuntu mesmo, quando eu vo instalar, não tem um esqueminha lá, que ele identifica se tem algum sistema operacional instalado, e ele pergunta se tu quer transferir alguma conta, ou algo do tipo?