Indecisões a nível profissional (audio): Windows ou Linux?

Iniciado por ciperlone, 11 de Julho de 2007, 07:46

tópico anterior - próximo tópico

ciperlone

Olá meus amigos. Depois de consultar este forum vezes sem conta à procura de dicas e respostas às minhas dúvidas, decidi-me a experimentar o Ubuntu por uns 3 ou 4 dias. Como gosto mais de KDE, virei-me para o Kubuntu. Fiquei imediatamente apaixonado, tanto pela leveza, como pelo facto de não precisar de usar software licenciado (algum dele crackado  :-[), e de ter excelentes alternativas em OpenSource. A nível do utizador comum (consultar internet, fazer trabalhos, apresentações, relatórios, tratamento de imagem, ver/ouvir musica e filmes, etc), Linux é ideal e não dá para perceber porque é que a maior parte do mundo ainda anda agarrado ao Windows.
Mas deparei-me com um grave problema... Sou músico, e faço música por computador (é o meu ganha pão), e procurei no mundo do Linux alternativas para os programas que uso em Windows. É claro que não posso querer um Linux igualzinho ao Windows, nem o contrário, visto serem plataformas diferentes. Tenho uma placa de som Digi 002, e pela pesquiza que fiz na net descobri que a Digidesign não deixa que se façam drivers para Linux (o que acho que é uma vergonha, INSISTEM em ser incompatíveis e o utilizador de linux é que paga).
Portanto, ou vendo aquela placa (que não é nada barata) e compro outra compativel para linux, ou fico com aquela e esqueço o linux enquanto não fizerem drivers para aquela placa.

Agora...
Se comprar outra placa compativel com linux, trabalharei audio profissional com linux (ainda não estou completamente a par do audio para linux, mas parece-me que já há coisas jeitosas, a nível de qualidade/preço (lol)), e terei de começar TUDO de novo, isto é, aprender a trabalhar com novo software, que tem inclusivé uma filosofia diferente, porque está escrito para outra plataforma.
Se continuar com a mesma placa de som, continuo  dependente e agarrado ao Windows, mas não tenho de "perder tempo" a começar tudo de novo. Além disso, é bastante óbvio que os programas PAGOS (estou a falar a nível profissional) são melhores que as alternativas OpenSource. Como o caso do Gimp VERSUS Photoshop (não percebo muito de programas de imagem, mas ja estive a pesquisar várias opiniões): o Gimp é bastante bom, mas o Photoshop é naturalmente melhor, porque é desenvolvido mediante o rendimento económico da empresa responsável.

Como não quero usar dois Sistemas Operativos na minha vida (neste caso 3, a contar com o OSX da Apple, que não gosto nada por variadissimas razões), estou agora muito indeciso em qual escolher: Windows ou Linux?
Onde Windows significa comprar tudo que preciso para trabalhar, mas ter software muito bem desenvolvido;
Onde Linux significa não precisar de gastar dinheiro em absolutamente nada, mas ter software com vários anos de atraso em relação àos alternativos pagos.

Por favor, gostava que me ajudassem nesta situação, olhando para a situação em si e não para o facto de Linux ser melhor que Windows ou viceversa. Muito obrigado por todas as respostas  ;D

P.S.: Desculpem o tópico ser tão extenso, não era minha intensão pregar seca a ninguém  :D
Vive dependente, ou faz o teu próprio mundo...

Foklin

Tou exactamente com o mesmo problema que tu apenas não dependo do Audio para viver mas é o meu hobby.

Tenho uma placa da Creamware e acho que tambem não ha drivers para Linux, infelizmente a realidade é que dá menos trabalho criar drivers e software expecifico apenas para um SO do que para varios.

Para mim a grande questão é que não ha softwares PRO para Linux por exemplo Abletron Live ou Cubase.

É uma pena pois sou tecnico de informatica (windows) e nos ultimos tempos apercebi-me que em termos de utilização normal (office+net+filmes+musica) o Linux/ubuntu esta muito melhor que o Windows para não falar no valor das licenças.

Já agora que software é que encontras-te para Audio no Linux?

ciperlone

Citação de: Foklin online 11 de Julho de 2007, 08:00
Já agora que software é que encontras-te para Audio no Linux?

UI! Há um mundo enorme, acredita. A tarefa mais compicada é escolher o que é melhor para ti.
Vai ao google e escreve "VST", "audio", ou outras palavras chave, seguidas da palavra "linux", e pesquisa. Ainda me falta perder muitas horas a experimentar software audio, portanto ainda sei pouco disso, mas a nível de quantidade à mesmo muita coisa.
Uma boa forma de experimentar isso é sacares distribuições específicas para audio, como o velhinho Musix, o Ubuntu Studio, o JackLab da Suse... Rodas em LiveCD e exploras! Já vem com uma data de aplicações pré-instaladas, específicas para audio no Linux...

Estes dois links são muito bons para começar:
http://linux-sound.org/
http://www.linuxaudio.org/

P.S.: quanto à placa da Creamware, ouvi dizer que ha por ai uma driver não oficial... parece que estás com sorte ;)

Foklin

Sim tambem ando em busca do setup correcto para mim....tenho o ubuntu studio instalado e tou em fase de testes ??? ??? ???

Quanto ao driver da creamware onde ouviste falar disso?

Se assim for........... ;D

ciperlone

Experimenta fazer uma pesquiza no google com creamware drivers linux...
Já me decidi. Infelizmente, tenho mesmo de ir para o Windows, o que é uma pena, porque estava mesmo a gostar do Linux.

Parece-me que ainda temos de esperar uns anitos para vermos software de audio profissional para linux...

Não sei ainda se continuo com Linux. Se sim, só se for no meu pc com net...

AbeÚ

Olá a todos esse é meu primeiro post.

Eu sou produtor musical, trabalho na área da música rap, mais também produzo outros estilos musicais, mais escolhi me especializar no rap.
Eu tenho o Ubuntu instalado e constumizado da minha maneira para audio, ja experimentei ubuntu studio mais achei melhor costumizar o próprio ubuntu.
Mesmo costumizado eu ainda não estou feliz com os softwares de audio desenvolvido para o Linux, eu trabalho com o NUENDO, PRO TOOLS, LIVE e o REASON estou tão avançado nesses softwares que não me vejo vendo ter que começar tudo do de novo, horas e noites de estudo para poder tirar o melhor dos softwares.

Quero muito usar só ubuntu. Como técnico em manutenção e instalação de software em micro computadores, eu sempre insentivo meus clientes e amigos para instalar o ubuntu em seus computares, pela levesa, segurança e flexibilidade e hoje 80% das instalações que faço dos sistemas operacionais é ubuntu neles.

Mais no meu caso que trabalho com Audio Profissional esta muito complicado migrar para o Ardour ainda acho ele muito atrasado, apesar dos posts que colocam falando bem dele na prática ainda não me agrada.
Tenhum plugis VST"s pesados que não largo de jeito nenhum por que eles me dão a resposta precisa na hora que eu quero. Preciso do Reason rodando em Rewire com o Pro Tools.
Quem trabalha e conhece o Reason sabe o poder que ele tem e largar o Reason e meio difícil ele uma máquina super poderosa que eu tenho 50gb de refis específicos para o estilo musical que eu trabalho.

Então na minha opinião acho que é preciso os desenvolvedores criar um software, muito mais muito parecido com o pro tools com o mesmo poder ou mais do pro tools e fazer com que o Wine realmente funcione e possamos instalar sem problemas os programas caros que compramos e perdemos noites estudando e pagamos caros cursos de audio.

Ta ai meu desabafo, espero que possamos caminhar para uma discusão saudável e que chegue a um lugar positivo.

Obrigado a todos.

cadubts

Pessoal, parabéns pela iniciativa de usar Linux.

Quanto a softwares de nível profissional, isso só irá melhorar a partir do momento em que as pessoas passarem a utilizar os programas e contribuir com envio de sugestões e bugs aos desenvolvedores. Sei que pra vocês pode ser difícil, porém continuem utilizando os softwares disponíveis para Linux, pelo menos quando os projetos e trabalhos não exigirem o uso dos pago$. Busquem informações de como contribuir com os desenvolvedores.

É por estes e outros tipos de contribuições que o mundo do Open Sourse e Softwares Livres está se solidificando a cada dia.

AbeÚ, continue estimulando o uso do Ubuntu.

Abraço a todos.

AbeÚ

Blz continuarei sim, mais ja estou decidido só usarei ubuntu para audio quando ele aceitar de alguma forma os programas que ja utilizo, não acho justo jogar meu investimento todo fora, o ubuntu precisa aceitar os programas do win e mac.

Espero que o emulador wine um dia funcione verdadeiramente.

cadubts

AbeÚ, você já tentou usar o WineX? Tem um tópico falando a respeito.

Quanto ao Ubuntu aceitar os programas win e mac digo: a culpa não é do Ubuntu, pois as empresas que desenvolvem esses softwares é que deveriam desenvolve-los para Linux. Mas não discordo que você não jogue todo seu investimento fora.

Abraços :)

marcinhostudiopro

Citação de: cadubts online 09 de Fevereiro de 2009, 10:00
AbeÚ, você já tentou usar o WineX? Tem um tópico falando a respeito.

Quanto ao Ubuntu aceitar os programas win e mac digo: a culpa não é do Ubuntu, pois as empresas que desenvolvem esses softwares é que deveriam desenvolve-los para Linux. Mas não discordo que você não jogue todo seu investimento fora.

Abraços :)
Na verdade não existe consenso entre empresas e o mundo software livre a respeito de disponibilizar softwares proprietário para linux. Pelo menos os pagos já que é comum encontrarmos softwares como adobe reader que é fechado porem gratuito em versões linux. Tem toda uma questão de dinheiro, investimento, falta de informação e acreditar na comunidade linux.
Já fui muito criticado por ter a opinião de que as empresas deveriam disponibilizar seus softwares para linux, mesmo mantendo-os fechados e pagos. Não me incomodaria comprar um Cubases que é um software super poderoso e merece o preço pago por ele e juntar este poder todo a um sistema super estável e bem construído como o linux. Este tipo de software de uso muito restrito não atrai muitos desenvolvedores. Para mim os desenvolvedores do Arthor são heróis.
Uso linux não porque ele é gratis, mas porque ele é bom. Se o ubuntu fosse pago não pensaria duas vezes em craquea-lo (RSRSRS) e fosse um preço justo até compraria uma licença. Cansei de comprar cds de linux quando não tinha como baixar, claro o preço é muito barato, mas comprei.
Minha utopia é que um dia o software livre convivesse sem desavenças e gambiarras com o proprietário.   
Usar minha m-audio delta 1010lt com Cubases e sincronizar via jack ou rewire com Reason, controlando tudo com meu teclado controlador e publicando na internet em .ogg para que outras pessoas pudessem baixar e ouvir nos seus ipods.
Ubuntu tá no pário!!

marcospinho

Marcinho, como sempre, devem exisitir os pioneiros para ser seguidos e ate superados depois, eu tenho planos de fazer musica com o ubuntu estudio e pretendo fazê-lo assim que possível (se voce ver na minha assinatura abaixo vai ver porque ainda não dá) seria legal ver e conhecer quem já usa ubuntu estudio para saber o que os caras conseguem fazer, tenho a impressão que a curva de aprendizagem de quem migra do win para linux é abreviada e o mesmo deve acontecer com musica. isso me dá esperança que um dia o mundo livre possa se beneficiar das maravilhas da produção musical.
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

AbeÚ

Colocando o pé no chão essa semana, já estou desistindo de usar ubuntu para trabalhar com audio, adoro sua flexibilidade mais ainda não conseguir felicidades com os programas de audio, parece que será um sonho distante de se realizar ainda mais agora utilizando a BFD2 uma baterial virtual, que ganhei de um amigo. Certo de não abrir mão de softwares robustos e bem desenvolvidos. Por enquando estou aguardando que um dia possamos rodar programas como reason, nuendo, BDF2. Ableton Live e Soud Forge no ubuntu. Por enquanto vou usa-lo só para navegar na internet.

Parando por aqui com teimosia com ubuntu studio.

Sorte a Todos!

ciperlone

Citação de: AbeÚ online 02 de Março de 2009, 00:57
Parando por aqui com teimosia com ubuntu studio.

sim... O Ubuntu Studio tem software fixe, mas muito atrasado e as vezes pouco fácil de trabalhar.
E o Rosegarden não é nenhum Cubase...