Entrar como root

Iniciado por tecelinha, 09 de Julho de 2007, 18:42

tópico anterior - próximo tópico

tecelinha

Tenho um monitor plano da sony cuja resolução nativa é de 12140x1024, no entanto o Ubuntu 7.04 apresenta a resolução máxima de 1024x780. Necessito então de alterar as configurações do xorg, mas para isso necessito de entrar no sistema como root. Como é que o faço?

O meu computador é um P4 a 2,4 com 1Ghz de memória e uma placa gráfica Nvidia 5600.

Já agora quando se fala em terminal é o mesmo de consola????

Tota

Como usuário entre em terminal e digite=>  sudo su ( vai pedir a senha de root )

bom trabalho e faça back up do xorg.conf antes de prosseguir pois caso algo saia errado dá para reverter...

Versuri

Para alterar o xorg não é necessário se logar como root, apenas rodar o xorg como root, então a maneira mais fácil de configurar é abrir um terminal e digitar:

Citarsudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

A tecla de espaço é para selecionar a resolução desejada.

tecelinha

Desde já agradeço a rápida resposta no entanto ... como principiante - o que é isso de abrir um terminal?

Eu sou sobretudo um utilizador do Windows e sou muito novato no Linux, já li alguns tutoriais, mas nada como começar a meter a mão na massa e perguntar a quem sabe.

Já instalei o Ubuntu 7.04 umas 10 vezes, isto porque me ponho a fazer "testes" e depois já se sabe ...

clcampos

Citação de: tecelinha online 10 de Julho de 2007, 14:44
Desde já agradeço a rápida resposta no entanto ... como principiante - o que é isso de abrir um terminal?

Eu sou sobretudo um utilizador do Windows e sou muito novato no Linux, já li alguns tutoriais, mas nada como começar a meter a mão na massa e perguntar a quem sabe.

Já instalei o Ubuntu 7.04 umas 10 vezes, isto porque me ponho a fazer "testes" e depois já se sabe ...

1. Abrir um terminal:

Aplicações > Acessórios > Terminal

2. Ai é só digitar o comando solicitado na janela que se abre:

$ sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Magneto

Para abrir o terminal:

Aplicações>Acessórios>Terminal

Ops, foi mal clcampos, postamos ao mesmo tempo.

clcampos

Citação de: Magneto online 10 de Julho de 2007, 14:50

Para abrir o terminal:

Aplicações>Acessórios>Terminal

Ops, foi mal clcampos, postamos ao mesmo tempo.

Sem problemas, isso é normal. Para evitar isto recebo uma mensagem me avisando de alterações no tópico.

Para isto vá ao seu Perfil > Preferências do Layout> e desmarque a opção Não me avisar de respostas enquanto estiver a enviar uma nova mensagem.

Com isto se você iniciar uma resposta e outra pessoa o fizer primeiro terá um aviso e evitará fazer uma resposta em duplicidade.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

gabriel0085

CitarJá agora quando se fala em terminal é o mesmo de consola?

Sim amigo portuga, aqui em "terras brasilis" nós chamamos o seu "consola" de "terminal". É a mesma coisa.

Este "terminal" que você encontra "em aplicações > acessórios" é só um emulador gráfico para o shell puro.

tecelinha

Ok obrigado

Resolução encontrada e a funcionar  ;D

Sem a V.  ajuda o portuga nada tinha conseguido ...