Elive estável (E17 + Debian)

Iniciado por pinduvoz, 06 de Julho de 2007, 03:04

tópico anterior - próximo tópico

pinduvoz

Está hoje no Distrowatch o anúncio do lançamento do Elive Gem, a versão estável do Elive, cujo destaque é a base Debian gerenciada pelo Enlightenment E17.

No link de download disponibilizado na própria notícia é possível baixar o arquivo .iso para um único CD sem a doação compulsória antes exigida no site da distro.

Estou baixando para testar num Celeron 500 Mhz com 256 MB de RAM, já que o Elive, segundo os respectivos desenvolvedores (citação abaixo), pode ser usado facilmente em CPUs de 300 Mhz com 128 MB de RAM.

CitarMinimum Requeriments: The minimum hardware for running Elive is a 100 Mhz CPU and 64 MB of RAM, but the minimum recommended hardware is 300 Mhz and 128 Mb of RAM. You don't need any special graphic card or 3D acceleration to run Elive.

Para quem tiver um "senhor de idade" encostado (meu Celeron que, infelizmente, não gostou do Xubuntu), vale a tentativa.

[]s.

:: Linux Registered User nº 439378 ::

rodox12

Temos que fixar o bug #1.

cyberlion

Eita... ressuscitar uns PCs antigos com uma belezinha dessas vai fazer qualquer um se render ao poder do Linux.
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Lucas_Panurge

o problema eh q o processador é bem exigido pelo E17
gtalk: lucas.pan@gmail.com
GNU/Linux User #440333

pinduvoz

Já baixei e fiz um testdrive pelo modo "live" numa máquina bem superior ao padrão requisitado (2.400 Mhz x 300 Mhz - 1GB RAM x 128 MB).

Usei uma das duas máquinas (são quase iguais) nas quais rodo Ubuntu com Beryl + AIGLX.

Via live, achei lento e, por isso, vou pensar um pouco mais antes de instalar no "velhinho".

Quanto ao visual do Elive, o E17 é mesmo bonito. Preferi o tema escuro (elive-night) que poderia ser só um pouquinho mais claro, especialmente na barra das janelas.

Lucas_Panurge

eh mais negocio usar um fvwm ou fluxbox da vida, leve tanto pra ram quanto pra processador
gtalk: lucas.pan@gmail.com
GNU/Linux User #440333

pinduvoz

Estou postando do Elive rodando no meu Acer TravelMate 2434WLMI.

Estou no modo live e a rede sem fio foi conectada de primeira (estranho, já que há uma senha WEP - será que o Elive a pegou nas configurações do WinXP?) e o sistema (processador Celeron M380 com 1MB de cache L2) está bem rápido.

Só o teclado (padrão americano) que não tem acentos, mesmo escolhendo PtBR no menu de boot.

O som está OK e o Vídeo (resolução 1280x800, em chipset SIS) também.

(O post foi editado para incluir outros detalhes e, já que era possível, os acentos).

jonata

ei

eu não consegui o link da iso para baixar...
vc pode passar para nós?

obrigado..

pinduvoz

Usei o link do distrowatch. Estava na notícia sobre o lançamento do Elive.

Mas, agora, só com a "doação compulsória" (pode ser de qualquer valor) dá para baixar.

pinduvoz

Mais algumas impressões, ainda em modo "live" no meu Acer.

- flashplayer 9 funcionando, testado no site de charges do Maurício Ricardo/UOL;

- mplayer e mozilla-mplayer funcionando, testado no UOL e na Globo;

- configurações diferentes do usual (XFCE, Gnome e KDE), mas bem intuitivas;

- screensaver funcionando;

- não gerencia a bateria tão bem como o Windows, mas tem um widget para ela e outro pra temperatura na tela (ambos funcionam).

Para usar em modo "live" em uma máquina rápida, o Elive é muito bom e não tem bugs aparentes.

sylvester

Experimentei no meu portatil mais antigo, um celeron 766 mhz com 192 ram e o elive não foi nada rapido.
prefiro de longe manter o kurumin instalado que é de longe mais rapido.
Apesar disso devo reconhecer que o visual do elive é espectacular e revolucionario mas certamente não é o meu estilo.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

samuelbh

Testei o Elive após instalado. Além de muito bonito achei relativamente leve em comparação com KDE e Gnome. E olha que minha máquina é lenta. Recomendo usarem (esta versão está muito melhor que as anteriores, e as ferramentas estão funcionando beleza).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

cyberlion

Parece que a versão estável já foi disponibilizada nos repositórios para Ubuntu. Estou certo?
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

samuelbh

Você está falando do Elive ou do Enlightenment?

Que eu saiba este tópico está falando do Elive, não cheguei a testar o E17 no Ubuntu.

samuelbh