Problema na atualização do firefox e com permissões

Iniciado por jeovane, 03 de Julho de 2007, 21:47

tópico anterior - próximo tópico

jeovane

Pessoal,

Tentando atualizar meu firefox para a versão em português (2.0.0.4), além de não conseguir atualizá-lo deixei a versão em inglês inoperante.

Aí comecei a fuçar. Pelo fato de algumas ações ele só deixar realizar através do root, comecei a mexer nas permissões e agora nem a pasta arquivo de sistema eu consigo acessar.

Já dei chmod a rodo e nada. Queria saber como faço para voltar ao normal. Para que eu possa acessar, visualizar e executar os programas e arquivos em qualquer pasta. Além é claro poder usar o Firefox novamente.

PS: quando eu estava atualizando o Firefox, eu segui a dica de atualização aqui do site, mas quando eu executava no terminal o comando firefox, ele me informava que o programa não estava instalado. Mandava eu dar sudo apt-get install firefox.

Fiz isso. Ele depois dava a mensagem de que havia instalado, mas quando eu dava o comando firefox ele dizia que o programa não estava instalado e que eu deveria instalá-lo através do mesmo comando sudo apt-get install firefox.

Quando eu clico na barra de programas no ícone do firefox, ele me diz que eu não tenho permissão para executá-lo.

VB5

jeovane,

já que ninguém mais teve alguma resposta, vou tentar o que posso...

Parece que algo deu muito errado ao passar seu Firefox para português, mas não imagino o que possa ter sido: isso geralmente é muito simples, um único comando. Minha melhor sugestão é que você desinstale-o completamente e o reinstale.

O comando chmod deve ser usado com cuidado... no mínimo, pode pôr sua segurança a perigo. Nào sei qual dica você seguiu, de modo que é difícil dizer algo. Se puder esclarecer mais alguma coisa a respeito, pode ajudar. Boa sorte!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

jeovane

VB5,

Obrigado pela atenção.

Hoje não sei te dizer exatamente quais comandos eu executei, então estou pensando em outra solução.

Se eu criar outro usuário ele vai ter as permissões necessárias para operar o sistema normalmente. Então vou criá-lo e excluir o usuário atual.

Tenho duas dúvidas sobre isso: 1ª será que meu raciocínio está certo? 2ª preciso estar logado como root para criar este usuário?

Quanto ao firefox, eu não sei os comandos para desinstalá-lo. Ainda não pesquisei. Mas eu queria achar um passo-a-passo bem certinho para que eu pudesse desinstalá-lo e instalá-lo sem problemas.

Se você tiver qualquer dica, será muito vem vinda.

T+

VB5

jeovane,

acho melhor resolver o problema por completo; se você criar um novo usuário, talvez ele consiga usar o Firefox ( mas duvido), porém o problema ainda estará lá.
Para remover o Firefox, vá em Aplicações>Adicionar/Remover Programas, marque a secção "Internet" e procure por "Navegador Web Firefox". Desmarque a caixa correspondente e siga as instruções. Alternativamente, vá em Sistema>Administração> Gerenciador de Pacotes Synaptic, procure por "firefox" e marque todas as caixas relativas a ele que estiverem verdes ( programas instalados). Escolha "Remoção Completa" e "Aplicar".

Depois use o mesmo Synaptic para reinstalar o Firefox do zero. Provavelmente já poderá instalar a opção de linguagem ao mesmo tempo. Isso deve resolver os problemas com ele; quanto às permissões modificadas em outras pastas, já é outra coisa... se você lembrar o que fez, pode abrir um novo tópico e o pessoal com mais experiência vai poder ajudá-lo.

Poste aqui o que acontecer...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB