Modem ADSL USB - D-Link 210 "COMO FAÇO PARA INSTALAR &q

Iniciado por papittozepka, 06 de Dezembro de 2005, 19:23

tópico anterior - próximo tópico

papittozepka

Juro por Deus que há muito estou tentando largar o Windows de mão e iniciar-me no Linux, mas tá difícil. Comprei o CD do UBUNTU 5.10 e instalei em  HD particionado com o XP, foi uma beleza. Só que não consigo instalar o CD do modem. O CD tem versão para Linux, mas além de não iniciar a instalação sozinho (autorun) como no Windows, o Linux não abre nem executa os arquivos PPP... , como sou leigo no assunto (Linux), não sei o que fazer nem por onde começar. Alguém poderia dar uma ajudinha ??? Pelo amor de Deus !!! Não aguento mais o Windows...

dealer

Já rodou pppoeconf como root ou com sudo? sudo pppoeconf ;D
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

Alexdsan

CitarJá rodou pppoeconf como root ou com sudo? sudo pppoeconf ;D

O led do modem não está acesso,tem que instalar o drive no SO.

Será que alguem conseguiu instalar ??

ediletronics

Citação de: "dealer"Já rodou pppoeconf como root ou com sudo? sudo pppoeconf ;D

mano to aq com o meu ubuntu, como eu faço p configurar o meu modem dsl lam speedy?
valeu!
eDiLeTrOniCs

dealer

Citação de: "Alexdsan"
CitarJá rodou pppoeconf como root ou com sudo? sudo pppoeconf ;D

O led do modem não está acesso,tem que instalar o drive no SO.

Será que alguem conseguiu instalar ??

Você só tem opção de usar na USB?

Citação de: "ediletronics"
Citação de: "dealer"Já rodou pppoeconf como root ou com sudo? sudo pppoeconf ;D

mano to aq com o meu ubuntu, como eu faço p configurar o meu modem dsl lam speedy?
valeu!

Seria rodar:

$ sudo pppeconf

Isso se estiver pela placa de rede, em outro caso teria que ter mais detalhes.
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

fabricio.loco

também tenho esse modem e estou querendo migra para o linux.

ele é somente com usb.

jpmelos

Eu também estou com o mesmo problema, com relação à porta USB do modem, e criei um tópico sobre isso ontem à noite:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=18767.0

cleiton anderson

;D ;D

Olá amigos! Também uso esse modem DS 210 - USB da DLink, e como todos ja fuçei em tudo quanto é lugar pra conseguir conectar o pinguim na rede...
Até que finalmente consegui!! Sim, amigos, encontrei um tutorial muito bom, bem explicado, e que me ajudou a conectar com o tal modem.
Bem, sem mais enrolação, vamos ao tutorial, espero que lhes seja útil como foi pra mim...
Abraços e fiquem com Deus!!

O primeiro passo (e um dos mais fundamentais) é obter a versão do driver correto para o seu sistema.
Na realidade os casos mais comuns de insucesso se baseiam justamente na escolha errada do driver.

Neste link  voce encontra o driver (do modem d-link ds 210) que deu certo para o meu sistema, http://homepage.ntlworld.com/malacandra/cxacru.zip . Voce deve baixar o arquivo cxacru.zip.

O driver para o MODEM D-Link DSL-210 (e todos os baseados no chip Conexant AccessRunner) chama-se 'cxacru-fw.bin'. No arquivo cxacru.zip, há o drive cxacru-fw.bin, que será utilizado pra nossa conexão.

Ao final deste tutorial, há um apêndice instruindo como obter o driver com a versão correta para o seu sistema, caso o que segue em anexo não funcione.

1) Abra um terminal de comando e digite: sudo suo sistema vai pedir sua senha. Feito isso, digite no terminal: nautilus, que vai te dar acesso ao modo gráfico para realizar as ações. Descompacte o arquivo cxacru.zip no diretório /usr. Feito isso, abra a pasta cxacru-fw e copie  o driver 'cxacru-fw.bin' para o diretório /lib/firmware/2.6..alguma coisa.... ATENÇAO! NAO FECHE O TERMINAL ATÉ TODO O PROCESSO ESTAR TERMINADO OK?

2) Agora, navegue até o diretório etc e crie no diretório o arquivo cxacru e copie/digite o seguinte conteúdo (ainda como root ok?):

#
# Config file for Conexant AccessRunner
#

# Driver mode
DRIVER_MODE=1 # 1 = normal, 2 = debug, 3 = normal+max speed (without ask adsl status), 4 = debug+max speed (without ask adsl status)

# Protocol
PROTOCOL_MODE=4 # 1 = RFC1483/2684 routed, 2 = PPP over ATM (pppoa), 3 = RFC1483/2684 bridged, 4 = PPP over Ethernet (pppoe)

# Paths
BINARY_PATH="/usr/sbin"
ATM_PATH=""

# ADSL
# if OPEN_MODE is blank then cxload uses default mode acoording VID & PID
# Values for OPEN_MODE are:
# 0 = auto selection, G.Handshake
# 1 = auto selection, T1.413
# 2 = G.Handshake
# 3 = ANSI T1.413
# 4 = ITU-T G.992.1 (G.DMT)
# 5 = ITU-T G.992.2 (G.LITE)
OPEN_MODE=

# ATM
VPI=0
VCI=35

# Specific for RFC1483/2684 routed/bridged
# if IP_ADDRESS is blank in bridged mode then it uses DHCP to get IP
IP_ADDRESS=
NETMASK=255.255.255.0
GATEWAY=

* IMPORTANTE: os valores da sessão ATM (sejam, VPI e VCI) variam de provedor e região. Procure descobrir os  valores corretos para o seu provedor. Voce pode encontrar os dados em www.abusar.org ou no proprio www.google.com.br. Os valores que estão neste tutorial são da região de Santa Catarina.

3) Salve o arquivo e reinicie o seu micro
   * Após o reboot, a luz de "Link" do seu MODEM deverá piscar por algum tempo até estabilizar acesa, indicando que a conexão com a rede ADSL está estabelecida. Se isso não acontecer, observe o 'Apêndice A' ao final deste tutorial e retome do passo 1.

4) Para certificar-se de que tudo está bem, abra um terminal e digite dmesg | grep ADSL
   Entre as linhas que aparecerão, a última deverá ser: 'ATM dev 0: ADSL line: up (416 kb/s down | 224 kb/s up)'
      * Isto é a confirmação final de que a versão do seu driver está correta. Se isso não acontecer veja o Apêndice A e retome do passo 1.

Comentário: O que temos agora é uma linha ADSL disponí­vel na porta USB. Ocorre que o protocolo que escolhemos (pppoe) não enxerga interfaces do tipo ppp (ppp0, ppp1, ...). Para resolver isso, precisamos de um programa que faz a ponte entre as duas interfaces chamado br2684ctl. Voce encontra estes arquivos também essenciais aqui: http://www.box.net/shared/xj1qqnxxuu.

5) Após o download, abra um terminal e faça o mesmo processo do início do tutorial, isto é, abrir o nautilus como root, lembra ne? Navegue até a pasta usr, dentro da pasta va até cxacru-fw dentro desta crie uma outra e vamos chamá-la de ponte! Dentro da pasta ponte, salve os arquivos agora baixados do ultimo link. Voce vai notar que desse link voce baixou uma pasta chamada DSLTUTORIAL certo? o que vai nos interessar são os programas que estão dentro da pasta debsFeito? Então copie o conteúdo da pasta debs e cole na pasta ponteNum terminal, pressione CTRL+SHIFT+T, para abrir uma outra aba. Digite o seguinte:
        sudo su e a senha. Após digite:
        cd /usr/cxacru-fw/ponte (vc pode apertar TAB que o sistema completa pra vc).
        Feito isso agora digite:
   sudo dpkg -i libatm1_2.4.1-17_i386.deb
   sudo dpkg -i br2684ctl_20040226-1_i386.deb
      * Novamente, estes pacotes são compatíveis com a minha arquitetura (i386), que é a da maioria dos PCs. Se  a sua for incompatívell voce deverá baixar os 'meninos' de http://packages.ubuntu.com

6) Ainda no terminal, digite o seguinte comando:
   br2684ctl -b -c 0 -a 0.35
      * Estes dois números do parâmetro '-a' são aqueles mesmos VPI e VCI do arquivo 'cxacru'. Portanto,
        altere-os conforme o seu provedor/região.
      * Este comando cria em seu sistema a interface 'nas0'. Certifique-se através do comando 'ifconfig nas0'.

7) Ative a recém-criada interface fazendo:
   sudo ifconfig nas0 up

8) Agora vamos usar um programa chamado pppoeconf, que será responsável por detectar e configurar sua interface na rede pppoe. Ainda no terminal digite:
   sudo pppoeconf

9) Escolha 'Sim'. E aguarde ele detectar a linha em sua interface nas0 (pode demorar um pouquinho).

10) Na pergunta "Continuar com a configuração", responda "Sim".

11) Mais um "Sim" (pra fazer alteração para noauth e defaultroute).

12) Hora de digitar seu nome de usuário no provedor. Depois <ENTER>.

13) Digite a senha do provedor. ATENção: a digitação será visí­vel (não usará asteriscos). Tecle <ENTER>

14) Para o diálogo USAR PEER DNS, também escolher "Sim"

15) Para o diálogo PROBLEMA MSS LIMITADO eu escolhi "Sim" (mas nunca testei o "Não"... então responda "Sim" também).

16) Neste próximo diálogo escolher "Não". Motivo: não há garantias de que a linha ADSL estará estabelecida e a interface nas0 criada no momento em que o sistema tentar fazer a conexão.

17) Agora ele pergunta se voce quer estabelecer a conexão desde já. Boa hora pra responder "Sim" e testar se já está navegando!

18) CONEXÃO DSL INICIADA. Legal... voce conseguiu! Viu como é facil? Tecle ENTER para sair e boa navegação!!

APENDICE A - Construindo seu prórpio driver.

A empresa Conexant não fornece drivers para Windows. Esse driver consiste de um único arquivo chamado CnxEtU.sys.
   Graças ao esforço de Roman Kagan, não temos uma maneira de contornar isso. Ele desenvolveu um programa chamado 'cxacru-fw' (sem o ".bin" no final) que converte o driver original Windows para outro que rode no nosso estimado pinguim. Para garantia de que tudo dará certo, é aconselhável que o arquivo fonte do programa (cxacru-fw.c - anexo na pasta DSL210Tutorial) seja compilado DENTRO DE SEU SISTEMA. Isso garantirá o mapeamento correto dos recursos a serem utilizados pelo driver. Se o compilado que acompanha este tutorial está funcionando (o que foi baixado no primeio link!! que está no arquivo cxacru.zip) corretamente voce provavelmente não está lendo este apendice!
   Então chega de papo e mãos à obra:

1) Extraia o subdiretório  cxacru-fw para seu diretório pessoal (o que está na pasta DSL210Tutorial).

2) Entre no diretório e compile o programa fazendo 'make cxacru-fw' (erros de compilação são resolvidos instalando os pacotes necessários - procure-os no Synaptic - em "Sistema - Administração"-  e instale-os sem dó nem piedade).

3) Isso vai criar o programa cxacru-fw. Dê direitos de execução para ele no terminal digite: ('chmod +x cxacru-fw').

4) Copie um dos arquivos CnxEtU.sys de um dos subdiretórios (de datas invertidas... exemplo '20020315') para o diretório atual.

5) Agora vamos construir o driver fazendo 'cxacru-fw CnxEtU.sys cxacru-fw.bin'.

6) Este comando criará o driver propriamente dito: cxacru-fw.bin. Dê a ele direitos de execução também.

7) Utilize esse driver no procedimento acima (passo 1). Se não funcionar, copie o CnxEtU.sys de outro subdiretório e tente novamente. Não esqueça de antes apagar o driver que deu errado.

8) Se nenhum dos arquivos funcionar, infelizmente voce deve ter uma versão muito velha ou muito nova do MODEM. Continue procurando na internet por arquivos com esse nome que sejam de datas diferentes dos que seguem no pacote!

APENDICE B - Criando um í­cone de conexão

Devido ao motivo relatado no passo 16) do procedimento, optei por criar no desktop um í­cone de conexão (como se fora um discador).
   Para poupar-lhes vários testes até chegar no programa final, ofereço-lhes a solução que adotei:

1) Crie um arquivo texto com o nome de sua preferencia. Para fins deste tutorial vamos chamar de 'conectar'.

2) Digite/copie o seguinte conteúdo:

br2684ctl -b -c 0 -a 0.35
sleep 1
ifconfig nas0 up
pon dsl-provider

3) Salve o arquivo e copie-o para /usr/bin (com direitos de execução - sudo chmod +x /usr/bin/conectar)

4) Em Sistema - Administração - Usuários e Grupos, crie um grupo chamado 'dslusers' e adicione a ele todos os usuários que voce quer que se conectem à  INTERNET.

5) No terminal, faça:

'sudo visudo'
      * isso irá carregar o arquivo de sudoers

6) Navegue até a última linha do editor que se abriu e digite    

%dslusers ALL=NOPASSWD: /usr/bin/conectar
      * a interpretação da linha é a seguinte:
                para os usuários do grupo 'dslusers', permita executar o programa  'conectar' através do sudo sem precisar digitar senha.

7) Salvar com <CTRL>+O e sair com <CTRL>+X.

8) Agora basta criar o ­ícone no desktop com o alvo 'sudo conectar'.

Amigos, este tutorial é uma adaptação minha,  do tutorial original feito pelo PAULO PINHEIRO.
Os créditos então são para ele!!