Instalar Compiz-Fusion + Fusion-icon

Iniciado por iGama, 29 de Junho de 2007, 09:45

tópico anterior - próximo tópico

kErNeL_sCrIpT

Galera, eu instalei o Gutsy aqui, e o driver proprietário da minha placa de vídeo ATI também, através do tuto do galactus e usando o Envy.

Mas antes eu já tinha tentado mesmo instalando os drivers restritos no Feisty, mas com driver restrito, ou proprietário pelo Envy, o meu Compiz Fusion não funciona :'( Já só com o driver Open Source funciona que é uma beleza, apesar de ser meio pesadinho...

Alguém sabe o que pode ser? Se tem como fazer rodar com o driver proprietário da ATI?

Desde já muito obrigado pela atenção.

pinduvoz

Pelo que eu já li sobre o CF, ele só funciona com o driver open source da ATI e apenas em alguns modelos de placas.

É só pesquisar sobre "ATI + Compiz" no Google que vc. vai achar a informação que eu passei acima.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

kErNeL_sCrIpT

Citação de: pinduvoz online 22 de Outubro de 2007, 16:32
Pelo que eu já li sobre o CF, ele só funciona com o driver open source da ATI e apenas em alguns modelos de placas.

É só pesquisar sobre "ATI + Compiz" no Google que vc. vai achar a informação que eu passei acima.

Muito obrigado pinduvoz!!!! :D :D :D :D :D :D :D :D

Cara, o Google, ou melhor: O Oráculo resolveu mais uma vez!

Achei esse blog aqui ó:

http://cafe-ti.blog.br/81~ati-compiz-fusion.html

O cara ensina passo a passo como habilitar o Compiz Fusion com o driver proprietário da ATI. Pra quem tiver o mesmo problema que eu, resolveu pra mim, mas neste momento ficou lerdo pra digitar aqui, vou reinicirar e ver se melhora.

Edit:

Bom galera, reiniciei e continuou na mesma mas olha que estranho: Sem o Compiz Fusion meu sistema fica lento! :o HAHAHAHAHA vou ser "obrigado" a só usar Compiz Fusion hehehehe que inusitado, bom, é um Bug certamente, mas é um Bug as avessas hehehe.
Ha, tive que recolocar o layout do teclado para "Brazil"
O Emerald não funfa mais, mas isso foi antes desse procedimento.

Acho que vou ter que desfazer isso tudo depois... =/

Edit #2:

Galera, não valeu a pena :( Após esse procedimento todo, o Catalyst Control Center™ que é o painel de controle do driver proprietário da minha placa de vídeo ATI não abria mais... :'(

Resumindo: Pra mim melhor sem Compiz Fusion mesmo, pelo menos até isso tudo evoluir mais, quem sabe daqui umas duas versões do Ubuntu isso já num ta funfando beleza? Vamos torcer.

vinicius_aleao

CitarSem o Compiz Fusion meu sistema fica lento!

Interessante isso, kernel_script, porque eu já havia percebido que o meu sistema roda melhor com o compiz ativado do que desativado. Uso uma nVidia de 128Mb. Não é que o sistema tenha ficado lento depois que eu instalei o compiz, mas ele fica mais rápido com ele ativado. Por outro lado, eu não o deixo ativado porque meu swap acaba enchendo e o sistema trava, porque eu fiz a besteira de deixar só 256Mb de swap, sendo que eu tenho apenas um pentezinho de 256 Mb de memória  :-\. Quando eu formatar a máquina (espero que seja em breve) pra tentar instalar o Gutsy, eu aumento o swap pra poder deixar o compiz ativado. Alguém imagina por que isso (falo de o sistema ficar mais rápido) acontece?

kErNeL_sCrIpT

Citação de: vinicius_aleao online 22 de Outubro de 2007, 21:38
CitarSem o Compiz Fusion meu sistema fica lento!

Interessante isso, kernel_script, porque eu já havia percebido que o meu sistema roda melhor com o compiz ativado do que desativado. Uso uma nVidia de 128Mb. Não é que o sistema tenha ficado lento depois que eu instalei o compiz, mas ele fica mais rápido com ele ativado. Por outro lado, eu não o deixo ativado porque meu swap acaba enchendo e o sistema trava, porque eu fiz a besteira de deixar só 256Mb de swap, sendo que eu tenho apenas um pentezinho de 256 Mb de memória  :-\. Quando eu formatar a máquina (espero que seja em breve) pra tentar instalar o Gutsy, eu aumento o swap pra poder deixar o compiz ativado. Alguém imagina por que isso (falo de o sistema ficar mais rápido) acontece?

Sim vinicius_aleao, muito curioso isso.

Eu só tirei o Compiz Fusion por que o Catalyst Control Center™ não abria mais, e como eu tinha instalado o XGL pra rodar o C.F. no driver proprietário, quando o C.F. tava desativado dava uma lerdesa... mas não sei se é por causa do XGL, conlusão: melhor sem o C.F. pra mim...

Cara, a sua placa de vídeo ta com driver proprietário? Se tiver, ta abrindo o control center dela?

casamento

Olá Pessoal,

Gostaria de uma pequena ajuda rs*.

Estou no meu trampo e há alguns semanas estou tentando instalar o compiz-fusion no ubuntu 7.04 fucei tanto na net que tenho um monte de favoritos sobre instalação do compiz em placas ATi (estou com uma x300/x550) cada hora dava um problema até que teve um certo momento que pensei que deu certo o efeito "gelatina", mas ai o "video" trava vejo que quando do o comando compiz --replace& fica  aparecendo sem parar /usr/bin/compiz.real (core) - Warn: Plugin 'core' already active outrora era um sobre o plugin couldn't load "plugin Keybinding", mas esse já resolvi.
Entretanto vcs pode falar "nada de novidade... rs*" mas o engraçado vem agora quando dou ALT + CTRL + F_alguma_coisa e dou sudo init1 e logo em seguida startx e dou o mesmo comando compiz --replace& funcionada de boa sem travar... e com todos os efeitos.

O que pode ser isso ? Vcs já tiveram problema parecido ?

Será que devo instalar o Ubuntu Gutsy Gibbon e o novo driver da ATI 8.42.3... será que não vou ter esse problema que estou tendo?

Aguardo

Abraços

Fabrizzio Casamento

vinicius_aleao

CitarCara, a sua placa de vídeo ta com driver proprietário? Se tiver, ta abrindo o control center dela?

Não, kernel_script, tá com o driver dos repositórios do Ubuntu. Tentei instalar o proprietário, mas não deu certo. E é por isso que não tem control center... Será que tem alguma coisa a ver?

kErNeL_sCrIpT

Sim, eu instalei pelo Envy, e veio o control center bunitinho, mas por causa do XGL que tive que instalar pra funfar o compiz, não funfa o control center, ou compiz ou control center pra mim, mas parece que saiu o novo drive da ATI que vem com o AIXGL que acaba com esse problema... mas depois eu testo com calma.

Thorn Striff

Excelente! Finalmente a ATI adicionou suporte ao AIGLX!

Agora, alguém sabe como configurar para que o cubo mostre uma área de trabalho por face? Comigo ele sempre faz com que o cubo se torne uma especie de "Alt+Tab", ele só mostra aplicativos abertos naquela área de trabalho.

ubunilzo

Tenho placa ATI ( incompatível com extensão composite). Fiz o Compiz funcionar com a dica q encontrei no site

http://www.nabble.com/Re:-beryl-compiz-ATI-Xpress-1100-p12914094.html

mooca

Depois que eu instalei o fusion icon (pacote deb) o Nautilus não carrega mais !!! Alguém sabe o que houve e como corrigir isso ?!

kErNeL_sCrIpT

Citação de: mooca online 24 de Outubro de 2007, 22:40
Depois que eu instalei o fusion icon (pacote deb) o Nautilus não carrega mais !!! Alguém sabe o que houve e como corrigir isso ?!

Já tentou desinstalar o Fusion Icon pra ver se continua o problema?

De qualquer forma, abra o terminal e digite:

nautilus

E post o resultado que deu no terminal aqui para que possamos analizar.

JPiR

Citação de: pinduvoz online 04 de Setembro de 2007, 01:11
Apenas algumas placas onboard rodam Beryl/Compiz e são fabricadas pela Via e pela Intel (há também placas de vídeo onboard da nVidia que rodam Beryl/Compiz, mas são "novidade" no mercado).

Aliás, quanto à SIS, trata-se de fabricante conhecido pelo péssimo suporte ao Linux. Por isso acho que não há chance de fazer o Beryl/Compiz rodar na sua placa.

Então, se vc. realmente quiser rodar os "efeitos especiais" do Linux a solução é adquirir uma placa nVidia offboard para o tipo de slot da sua placa-mãe (AGP ou PCI-E), sendo que uma com preço médio de R$150,00 já dá conta do recado (a partir da FX-5200, ainda vendida).

Até.

Olá Pinduvoz e os amigos que possam me auxiliar,

Possuo um note (na verdade, é minha esposa que o utiliza) mas, enfim, ela aderiu ao UBUNTU também, algumas semanas após eu ter instalado na minha máquina. Porém, como no passado o Pinduvoz havia comentado que o compiz funcionava em placas de video Via, preciso saber o que há com o compiz que quando dou o comando no terminal - konsole - compiz --replace& ele me apresenta a seguinte mensagem: (junto estou passando o comando glxinfo | grep rendering - não sei se ajuda)

morpheus@morpheus:~$ compiz --replace &
[1] 11040
morpheus@morpheus:~$ Fatal: Compiz can't be ran using VESA or VGA divers.

[1]+  Exit 1                  compiz --replace
morpheus@morpheus:~$
morpheus@morpheus:~$ glxinfo|grep rendering
X Error of failed request:  GLXBadContext
  Major opcode of failed request:  142 (GLX)
  Minor opcode of failed request:  5 (X_GLXMakeCurrent)
  Serial number of failed request:  17
  Current serial number in output stream:  17
morpheus@morpheus:~$ compiz --replace&
[1] 12016
morpheus@morpheus:~$ Fatal: Compiz can't be ran using VESA or VGA divers.

[1]+  Exit 1                  compiz --replace
morpheus@morpheus:~$

Já encontrei algo referente a mensagem -Fatal: Compiz can't be ran using VESA or VGA divers. *resolvido*- somente aqui no fórum e em nenhum outro lugar, mas de nada me ajudou, a não ser a afirmação de que em placas onboard o compiz não funciona, como no note, quase tudo é onboard, posso aceitar esta afirmação como verdadeira ou existe outras possibilidades para o compiz funcionar no note?

A placa de vídeo é uma Via Chrome9 HC IGP WDDM

Abraço à todos

Usuário Ubuntu 17331 /  Usuário Linux 442069