Duvidas basicas

Iniciado por afornalli, 28 de Junho de 2007, 11:47

tópico anterior - próximo tópico

afornalli

Salve rapaziada.
Bom so para deixar claro, eu so bem novota em relacao a linux, uso o kurumin, mas so bem leigo, estou aprendendo.

Eu gostaria de usar o ubuntu mas antes de começar eu tenho algumas duvidas que seriao as seguintes.

- Gostaria de saber qual é a diferença entre o Ubuntu, e o Kubuntu, é muito grande a diferença entre os dois? os programas que vem no ubuntu vem no Kubunto, e visse verssa...

- Eu tenho uma placa de video ATI Radeon xpress x200 no meu laptop, tentei instala ela de todas as formas no kurumin, para poder usar o desktop 3D mas nao tive nenhum susseso, tive que ficar sem o desktop 3D, com o ubuntu seria a mesma coisa? Caso de para instalar o drive 3D alguem poderia me passar o tutorial, ou me dar as dicas?

- Eu baixei o cd do ubuntu, entrando no site do ubuntu em pt, so que baixei de um mirror  internacional, pois moro fora do brasil, ele vai vim em PT?

Por enquanto é isso =D

Brigadão

lr.gamito

Vamos por partes:

1º - a grande difefença de um para o outro é o ambiente gráfico, o ubuntu vem como padrão o gnome, e o kubuntu vem o kde, e cada um vem com programas pra mesma funcionalidade (quase), o guia do ubuntu é infinitamente melhor que o do kubuntu... eu uso o kubuntu, mas vc tem que ver cada um para saber qual vc gosta mais.

2º - Essa sua placa é 3d? eu não conheço esse modelo, pra falar a verdade não conheço bem a ATI pois sempre usei nvidia... vamos esperar alguem que possa solucionar a sua duvida.

3º - sim o mesmo .ISO serve para todas as linguagens, quando vc estiver instalando ele pergunta o país e se vc quer baixar a linguagem em portugues.... claro que tem que ter internet, senão vai ficar em inglês, ai vc terá que instalar (via synaptic) as linguagens para o português...

algo mais???
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

afornalli

hum digamos que seria so isso mesmo, vou instalar aqui ele entao,

unica coisa mesmo seria a minha placa de video, ela é 3D sim, agora nao sei vou esperar alguem responder, ou vou instalar o sistema no meu pc, e vou fuçar para ver se descubro alguma coisa sobre a placa de video, a sim so mais uma duvida

voce falou que para deixar ele em portugues eh so escolher o idioma, ai teria que estar conectado na net, no meu caso sera que o ubuntu reconheceria a minha placa wireless sozinho ou teria que instalar os driver, a placa eh um broadcom, algo assim.

o ubuntu roda apartir de um cd, assim como o kurumin?

abraço valeu da força. (y)

alexcosta67

Citação de: afornalli online 28 de Junho de 2007, 11:47
Salve rapaziada.
Bom so para deixar claro, eu so bem novota em relacao a linux, uso o kurumin, mas so bem leigo, estou aprendendo.

Eu gostaria de usar o ubuntu mas antes de começar eu tenho algumas duvidas que seriao as seguintes.

- Gostaria de saber qual é a diferença entre o Ubuntu, e o Kubuntu, é muito grande a diferença entre os dois? os programas que vem no ubuntu vem no Kubunto, e visse verssa...

- Eu tenho uma placa de video ATI Radeon xpress x200 no meu laptop, tentei instala ela de todas as formas no kurumin, para poder usar o desktop 3D mas nao tive nenhum susseso, tive que ficar sem o desktop 3D, com o ubuntu seria a mesma coisa? Caso de para instalar o drive 3D alguem poderia me passar o tutorial, ou me dar as dicas?

- Eu baixei o cd do ubuntu, entrando no site do ubuntu em pt, so que baixei de um mirror  internacional, pois moro fora do brasil, ele vai vim em PT?

Por enquanto é isso =D

Brigadão

Seja bem vindo
Kubuntu tem a interface gráfica KDE
Ubuntu tem interface gráfica Gnome

Sobre sua placa tem vários tópicos aqui no fórum um deles é este:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,21501.msg117467.html#msg117467

Quando você instalar o sistema, vai poder escolher o idioma, então ele vai baixar os pacotes do português do brasil.

Boa sorte.

golfinho

Citação de: afornalli online 28 de Junho de 2007, 12:23
hum digamos que seria so isso mesmo, vou instalar aqui ele entao,

unica coisa mesmo seria a minha placa de video, ela é 3D sim, agora nao sei vou esperar alguem responder, ou vou instalar o sistema no meu pc, e vou fuçar para ver se descubro alguma coisa sobre a placa de video, a sim so mais uma duvida

voce falou que para deixar ele em portugues eh so escolher o idioma, ai teria que estar conectado na net, no meu caso sera que o ubuntu reconheceria a minha placa wireless sozinho ou teria que instalar os driver, a placa eh um broadcom, algo assim.

o ubuntu roda apartir de um cd, assim como o kurumin?

abraço valeu da força. (y)

Em relação ao wireless eu não sei... mas o ubuntu é live cd assim como o kurumin...
e por experiencia propria, pode instalar o ubuntu sem medo de ser feliz, pq o kurumin dá mto problema e algumas coisas ficam mto dificeis de serem solucionadas!

ubuntu > kurumin

afornalli

Ok otimo assim fico mais seguro.

Em relacao a minha ati sera que se eu tentar baixar o drive da ati diretamentedo site, seria inutil tentar instalar esse drive?

vitor

Sim sim, ele reconhece a placa wireless..e se for a versão 7.04 ele já deixa configurado! ;) Em relação a ATI tem alguns tópicos explicando como instalar o driver, dá uma procurada na sessão dicas e trues
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

afornalli

I ferro mmais uma duvida martela na minha mente.

ja baixei, ja gravei ja dei boot com o cd, unico problema que ele nao reconheceu a minha placa de wireless, mas ok penso eu que se instala da mesma forma que do kurumin,  espero que seja assim, com os drives .inf

mas a duvida nao seria essa, a duvida eh o seguite, quando eu for instala ele, o lilo configura td certinho, pq tenho o ruwindows aqui no hd, sera que o ubuntu vai configura certo, pq eu me bato pra caramba com esse negocio de lilo, sempre acabo tendo que formata o meu pc pq perco o boot do windows e dai da pau aqui da pau ali, ultima vez minha tela  fico td preta nao inicializava o windos so aparecia um monte de 9A9A9A9A9A9A9A9A9A9A9A9A9A em td a tela...

entao o ubuntu configura isso ou tem que ir na unha mesmo?

gabriel0085

afornalli,

o ubuntu não usa o lilo para gerenciar o boot. Usa um programa parecido chamado grub.

Quanto a isso não se preocupe pois, mesmo que o seu windows não seja reconhecido automaticamente você não terá que reintalar nenhum SO, apenas terá de reinstalro grub e isso é um processo bem simples.

Qualquer dúvida sobre grub dá uma olha nesse tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html

alexcosta67

Citação de: afornalli online 28 de Junho de 2007, 14:03
so aparecia um monte de 9A9A9A9A9A9A9A9A9A9A9A9A9A em td a tela...

Tive um problema parecido mas o problema era com a minha placa mãe.

afornalli

iiii

bom espero que nao seja nada o erro....

to espando da um pouco de inspiracao pra instala o linux, to com preguiça agora, mas daqui a pouco ja mando bala =D

postenga

Baixa o Mint q é uma versão do Ubuntu. Essa distro tem todos os recursos q o ubuntu tem mais os drives codecs proprietarios e ja vem com um programa chamado Envy, q baixa os drivers certo, instala e configura, tanto as placas nvidia como a Ati. Instala ate o ATi catalyst Control Center igual do windows..mas com menos opçionais de configuraçoes, mas isso se deve a Ati q nao forneçe o mesmo suporte de drivers pro linux como dá pro windows. Vai na www.distrowatch.com e procura lá....O mint ta na lista dos 10 mais procurados do site. Muito boa essa distro.