Ubuntu X Kubuntu

Iniciado por agente100gelo, 27 de Junho de 2007, 09:22

tópico anterior - próximo tópico

agente100gelo

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

arlei

Olá agente100gelo,

não concordo na integra com alguns pontos colocados nesta analise, mais totalmente com o resultado final: A vitória do Gnome.
Comecei no Linux usando KDE num Conectiva Guarani quase tão velho quanto eu ( ;D mentirinha, eu sou bem mais velho), e fiquei fiel a ele (KDE) por muito tempo até que mais por curiosidade resolvi experimentar o Gnome, e confesso depois disso KDE nunca mais.
Tanto que até hoje, mesmo sendo usuário Ubuntu desde o lançamento do Hoary (5.04) nunca experimentei o Kubuntu, embora já tenha me aventurando pelo Xubuntu e até o Fluxbuntu, mais ainda sim não troco o Gnome.

T+
Arlei

clcampos

#2
Eu gostei muito. Achei bem resolvidos os critérios, uma análise feito e uma excelente conclusão, dando frente ao Ubuntu, explicando o porque mas deixando em aberto quem tem a vantagem, devido à evolução do KDE que esta por vir.

Obs.: Arlei parece que tivemos caminhos parecidos, pois comecei usando o KDE, justamente com o Conectiva, e passei ao Gnome com o Ubuntu (no meu caso o 5.10), e desde então tenho me mantido fiel a ele, nunca tendo usado o Kubuntu em minhas máquinas. Meu contato com ele é mínimo, visto que um usuário aqui prefere o KDE.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

pinduvoz

A análise foi bem feita e os critérios são, realmente, objetivos.

Ponto para o autor.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

samuelbh

Concordo e fiquei curioso para testar o Kubuntu, já que o autor disse que ele é mais leve. Mas vou segurar minha vontade para o BIG Linux 4.0, que usa KDE e será baseado no Kubuntu 7.04.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Eunir Augusto

excelente análise, agente100gelo, com certeza. muito esclarecedora. obrigado
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

boi

Não concordo. O Kubuntu é podre exclusivamente por culpa do time que o desenvolve, não tem nada a ver com o KDE, que é mais avançado que o Gnome. O que concordo é que em aparência o Gnome realmente leva vantagem, mas é só. De resto, o KDE é superior.

rodox12

Citação de: boi online 27 de Junho de 2007, 14:00
Não concordo. O Kubuntu é podre exclusivamente por culpa do time que o desenvolve, não tem nada a ver com o KDE, que é mais avançado que o Gnome. O que concordo é que em aparência o Gnome realmente leva vantagem, mas é só. De resto, o KDE é superior.

Caras...vir com o navegador konqueror em vez do FF, sem GIMP nem Inkscape e com o OpenOffice capado, nao eh uma ideia muito inteligente nao...

Concordo com o maluco ai de cima...
Temos que fixar o bug #1.

pinduvoz

O Kubuntu usa o Konqueror porque é o navegador padrão do KDE (além de ser também o Gerenciador de Arquivos), assim como usa o Adept para instalar pacotes em vez do Synaptic.

Todas as vezes que utilizei KDE instalei Firefox e Synaptic quando não vieram instalados por padrão (no Big Linux, por exemplo, eles estão lá).

Portanto, obedecer aos padrões do ambiente não impede o usuário de usar o que ele gosta, até porque não é nada complicado instalar quaisquer dos programas já citados neste tópico.

No mais, a análise leva em conta os citados padrões, inclusive por favorecer o KDE no quesito aplicativos, destacando, especialmente, o K3B e o Amarok.

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

CGaldino

Achei interessante a análise e creio que realmente o Ubntu deva ser mais interessante para um usuário iniciante do que o Kubuntu. O que achei bacana é que tirando-se a pontuação (subjetiva) o comparativo seria bom para pessoas que estejam indecisas quanto a qual ambiente utilizar!

Legal.
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

lr.gamito

não acho que 6 a 4 seja uma grande diferença, todo sistema tem seus prós e contras, eu uso o kubentu  pois acho o kde  mais bonito e por causa do costume tbm (desde o conectiva 5 ;-) ), me sinto meio perdido no gnome...
Mas acho que o kubuntu só não ganha mais adeptos pelo abandono dos desenvolvedores, não há um time igual ao do ubuntu, vou citar um ponto: CADÊ O GERENCIADOR DE DRIVERS RESTRITOS DO KUBUNTU??? não tem e 2 meses após o lançamento do 7.04, nada de gerenciador, pra quem é leigo é realmente chato ter q ficar procurando na net os pacotes que tem que instalar pelo adept pra essa P.... funcionar sendo que no ubuntu apenas 2 cliques tá tudo lá...lindo e redondo.
Se levassem o kubuntu mais a sério, ele tinha tudo pra estar andando lado a lado com o ubuntu, ai sim eu iria gostar de dizer: "escolhe o que vc acha mais a sua cara, pois o QUE TEM EM UM TEM NO OUTRO!", mas parece que isso demoooora...
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Eunir Augusto

Engraçado é que ngm ta reparando que o Xubuntu, e seu XFCE vem ganhando adeptos rapidamente. Um exemplo: o gerenciador de drivers restritos, que nao está disponivel no Kubuntu, já vem padrão no Xubuntu, igual ao Ubuntu com Gnome. Se alguém reparar, vê-se muitos elogios ao Xubuntu, que devagarinho vem adquirindo muitos fãs. Eu gostei muito dele, mas pena que não adianta, pra mim o Gnome é melhor, mas é questao de gosto pessoal msmo. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Syph0s

boa a comparação mas tem um momento que o autor mostrou toda a sua parcialidade:

Citar...intuitiva e simples no GNome do que no KDE.

A semelhança com o Windows, opções em seqüência não muito lógica e pequenos detalhes que complicam atividades simples, fazem com...

me desculpem, mas semelhança com o Windows não é defeito.. tem muita gente que prefere esse estilo e por isso mesmo escolhe o KDE ao invez do GNOME... como ele diz quase no fim do artigo, gosto cada um tem o seu... o estilo de menus do KDE não é pior nem melhor que do GNOME... o problema é quando fazer igual ao Kurumin... 300 ferramentas para a mesma coisa...

e por fim ele bota tudo no mesmo saco..

CitarNessa área o Ubuntu com o GNome dá um banho, sendo mais intuitivo que o Windows, em várias atividades.

acho que ele tava pensando tanto no Windows que trocou KDE por Windows..

no final da ópera o artigo é bom e não enrola muito...

Polaco

No geral o artigo é bom, porém muito subjetivo como já disseram.

A questão da aparência não pode ser levada em conta, por incrível que pareça tem gente que gosta do "marrom cocô" do GNOME do Ubuntu.

Quanto as aplicações, também é subjetivo, eu não consigo encontrar tudo o que quero no GNOME, da mesma forma que as melhores aplicações livres disponíveis para algumas tarefas, como gravar CD's e ouvir música, eu precisaria instalar "por fora" da distro. Não que isto seja ruim, mas como dizem, se o foco é o usuário leigo... e é incrível a repulsa que o a maioria dos usuários linux (e principalmente do GNOME) sente com a "aparência Windows", sério, não consigo entender como as pessoas conseguem achar que o KDE é "muito parecido" com o Windows, e o pior, que isso é uma desvantagem.  ???

Eu também considero o GNOME claramente inspirado no Mac, mas e daí? chegar a dizer que isso é ruim?

E ainda não estou acreditando que o autor do artigo não conseguiu localizar ou utilizar corretamente o Adept, eu só uso a linha de comando quando quero, tudo pode ser feito por ele, inclusive algumas operações mais avançadas como adicionar ou excluir repositórios.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Eunir Augusto

Citação de: Polaco online 28 de Junho de 2007, 10:15
por incrível que pareça tem gente que gosta do "marrom cocô" do GNOME do Ubuntu

por incrível que pareça eu gosto... hahahha verdade  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)