O melhor amigo de Bill Gates....

Iniciado por lacerdabh, 24 de Junho de 2007, 19:26

tópico anterior - próximo tópico

lacerdabh

Encontrei este artigo na net e achei interressante, gostaria de saber o opinião do pessoal do forum.

O melhor amigo de Bill Gates

"É curioso como nos dias de hoje, em plena era da informação e das revoluções tecnológicas, ainda seja difícil dialogar sobre Linux sem que a conversa escorregue para o lado dogmático de que o Linux é bom porque é bom e o Windows é ruim porque é ruim. Digo isso, principalmente, porque jogo no mesmo time do Pingüim, apenas, talvez, com visão estratégica um pouco diferente de boa parte da comunidade. Tem certa dose de razão quem diz que não devemos comparar os sistemas Linux e Windows, pois são sistemas com filosofias diferentes. Concordo em parte com isso. Acho que as comparações podem ser feitas, apenas o risco de cairmos no subjetivismo do gosto pessoal é muito grande. É muito parecido com o que ocorre no setor automobilístico. Para comprar um carro costumamos reunir uma série de dados levando em conta preços, potência do motor, economia de combustível, autonomia e opcionais. Mas na decisão final acaba sempre prevalecendo a preferência pessoal por determinado estilo e design.

Por outro lado, sempre que formos falar sobre Linux, suas características e até mesmo sua filosofia, é inevitável fazermos algumas comparações. Faz parte da condição humana trabalhar com referências. Eu, particularmente, gosto muito de analisar as coisas amparado em referenciais estatísticos.

Me corrijam se eu estiver errado. O Windows está em 95% dos computadores do Mundo por 2 grandes motivos:

* É grátis.
    * É fácil e amigável.

Oooppss !!?? Windows é grátis ???

Praticamente sim!

Vejam bem!

Basta ir em qualquer camelô de qualquer cidade média do Brasil e você pode comprar um CD com WinXP última versão por cerca de R$ 10,00 – R$ 15,00, o mesmo preço de uma revista com uma distribuição Linux qualquer. A situação se repete com todos os outros pacotes ou programas populares.

Ou alguém vai dizer que não sabia disso!!??

Vou mais longe. O próprio Bill Gates sabe disso e, todos os dias, em suas orações, agradece que as coisas sejam assim na América Latina, África, Ásia e também em alguns nichos mais discretos do primeiro Mundo.

Quer melhor campanha publicitária que essa? Divulgação em nível Mundial e a custo zero. O lucro vem das corporações, empresas, organizações governamentais e não governamentais, enfim, dos lugares onde as coisas, por força de lei, precisam andar na linha. É claro que a pirataria doméstica é ilegal e imoral, mas, neste caso, a relação custo/benefício para fiscalização e moralização seria extremamente desvantajosa sob todos os ângulos que se queira analisar.

Resumindo, do ponto de vista meramente econômico não existe competição entre software livre e software proprietário. Para efeito prático, ambos encontram-se em igualdade de condições. Do ponto de vista ético, é claro, as coisas mudam de figura. Mas, convenhamos, ética é artigo raro neste planeta. Se valesse a ética eu não tenho a menor dúvida que o Linux estaria rodando em 95% dos computadores do Mundo. É por isso que Bill Gates ama todos os piratas do Mundo.

Acho fundamental que a comunidade Open-source leve este fator em conta. Não faz sentido apegar-se ao falso trunfo de que o Linux é gratuito e o Windows custa caro. Essa vantagem é falsa. Devemos buscar outras explicações para a a enorme popularidade do Windows em oposição ao Linux. É preciso investigar outras alternativas estratégicas para promoção e divulgação do Tux. É aqui que entra o motivo (2), Fácil e Amigável. Esse é o "X" da questão. Não importa quantas virtudes o Linux ofereça em termos de segurança, confiabilidade e estabilidade. Isso é muito bom, mas vale só na rede corporativa ou no micro do aficionado. No micro do usuário comum o que importa é o baixo custo (igual vale lembrar) e a facilidade de uso. Se o Windows fosse menos fácil e amigável que o Linux, eu também não tenho a menor dúvida que o Pingüim seria o Rei do "software".

Acho que é pura perda de tempo compararmos Linux e Windows em qualquer outro aspecto que não seja a facilidade de uso. É só isso que conta. É pura utopia querer que o Linux se expanda fora desta premissa.

É neste ponto que venho "brigando" com a comunidade Linux. O pessoal está muito apegado aos aspectos de segurança, estabilidade e controle total sobre o sistema instalado. Isso só é relevante para uma pequena minoria. A imensa maioria quer o mel na sopa, isto é, um sistema que faça quase tudo sozinho e na hora que der pau aperta-se o botão de On/Off e ponto.

É aqui que está a grande sacada que tenho a impressão que a comunidade não quer ver. Onde é que está escrito que o Linux não pode satisfazer a Gregos e Troianos? O que impede que o Linux não seja muito mais fácil e amigável, ao mesmo tempo que permita ao usuário avançado e exigente, o controle total da máquina? Por que não unir o melhor dos dois Mundos? Por que ignorar ou menosprezar o maior e verdadeiro trunfo do concorrente?

Isso tem um preço, é claro. O Mundo open-source precisa ser mais unido e menos individualista. Faz-se necessário uma maior padronização. Faz-se necessário maior compatibilidade entre as distribuições. Faz-se necessário maior união. Enquanto houverem tantas distribuições quanto usuários; enquanto houver a apologia do obscuro editor "vi"; enquanto houver a proliferação desordenada do imenso arsenal de "how-tos" escritos no banheiro sobre as coxas, não iremos a lugar algum. Essa é a realidade nua e crua. É por isso que o Bill Gates também ama e agradece a todos os fanáticos por Linux.

Autor

Cesar Boschetti Tecnologista Senior INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais F.: 12 - 3945 7797. www.las.inpe.br www.las.inpe.br/~cesar/welcome.html"

O artigo foi retirado no site: http://under-linux.org/wiki/index.php/Artigos/Amigo-Bill-Gates

abraçs...

bemColar | Adesivos de Parede

gabriel0085

Excelente artigo.

É muito pertinente evidenciar a mito do "windows é caro", quando na imensa maioria das casas ele é gratuito, e vale lembrar que isso não ocorre só no Brasil. Mercados como India e China (1/3 da população mundial - 2 bilhões de pessoas), também são campeões em pirataria de software.

Felizmente muitos projetos em software livre também já tomaram consciência de que estética e facilidade de uso são primordiais pra conquistar o mercado doméstico, consequentemente o corporativo também,  e assim atrair mais investimentos em software livre.

Parabéns para projetos como "Ubuntu", "openSuse", "Gnome", "openoffice"...que entenderam essa necessidade de humanizar o sistema pra para atingir um maior público e essa oportunidade de gerar negócios  neste ambiente.           

Syph0s

Ainda há doutores em Berlim, o artigo é ótimo mas creio que ele tenha uma falha:

• A massificação do Windows no mundo não se deve por ele ser "grátis". Nos grandes mercados (que é onde realmente importa) a taxa de falsificação é muito pequena. Somente na América Latina e partes da Ásia que essa pratica levou a massificação de uso. Mas esses mercados são minoritários.

Para mim o grande trunfo do Windows é o tempo de mercado, gama de programas disponiveis e a facilidade de uso dos mesmos. As distros para "seres humanos" começaram a dar as caras agora e desde o Windows 95 a Microsoft já tem um sistema intuitivo, somente sendo aprimorado desde lá. No mundo livre é mais dificil pois a liberdade é o que dificulta a criação de um padrão, e em torno desse padrão os programas e distros seriam desenvolvidos. Eu não vejo num futuro próximo uma criação de tal padrão, provavelmente as grandes distros brigarão entre si e do vencedor será retirado o modelo.

david_6-8

Eu penso que o Windows é Windows e Linux é Linux (Grande conclusão!!)!!!

A grande diferença entre eles é que o Windows é intuitivo e o Linux não o é, tornando-o muito mais complicado (para alguns).

Para mim o Windows perdeu muitos pontos pois o Bill é muito mentiroso!
Se quiserem um exemplo eu dou: Existem muitos relatos sobre o Windows Vista não poder ser pirateado, isso é verdade?? Não, experimentem ir a um site por torrents sacar esse windows com key rc1 ou rc2 e depois façam o download do activating (ou algo do género) e activem! o que é que dá no fim... um windows genuino que nem a microsoft reconhece (o objectivo é mesmo esse). depois disto não desactivem as actualizações automáticas e ele vai funcionar sempre.

Portanto concordo com o que o nosso amigo disse de o windows ser gratis (ou quase)!

em termos de segurança o Linux é muito melhor (nem se compara)
Já ouviram falar da versão que está programada para 2009 (windows vienna), vai ser como o XP e o Vista pois o Vista demorou 5 anos a ser desenvolvido e não alterou grande coisa em relação ao XP.

A melhor solução para vencer a microsoft é todas as distribuições do linux e todos os produtores de software livre (processadores de texto com processadores de texto...) se unirem para desenvolver a melhor distribuição que pode existir, e com isto superar em tudo o Windows!!
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

mientefuego

O grande problema é que a comunidade open source é formada basicamente de duas coisas: programadores e pitaqueiros.

A diferença do programador pro pitaqueiro é que pelo menos o primeiro põe a mão na massa.

Opinião minha, mas hoje do que a comunidade mais precisa, e urgentemente, é de designers, pessoas que projetem a cara das aplicações, cheguem para o programador e digam: tem que ser assim.

Enquanto isso não acontecer, o OpenOffice vai continuar com a cara do Micorosoft Office, o KDE vai continuar com a cara do Windows, etc.

E o pior: O OpenOffice tem a cara do Office 97, senão pior. E o KDE tem a cara do XP, só que muito mais zoneado.

david_6-8

Citação de: mientefuego online 25 de Junho de 2007, 14:12
O grande problema é que a comunidade open source é formada basicamente de duas coisas: programadores e pitaqueiros.

A diferença do programador pro pitaqueiro é que pelo menos o primeiro põe a mão na massa.

Opinião minha, mas hoje do que a comunidade mais precisa, e urgentemente, é de designers, pessoas que projetem a cara das aplicações, cheguem para o programador e digam: tem que ser assim.

Enquanto isso não acontecer, o OpenOffice vai continuar com a cara do Micorosoft Office, o KDE vai continuar com a cara do Windows, etc.

E o pior: O OpenOffice tem a cara do Office 97, senão pior. E o KDE tem a cara do XP, só que muito mais zoneado.

Concordo!

O que nós podiamos fazer era o género de um inquérito sobre o que os utilizadores queriam ver melhorado (como estão a fazer uns para o Ubuntu), faziamos para as aplicações e mandavamos para as empresas que produzem esses aplicativos, mas para isso tinhamos de falar com os experts!!

O que acham da ideia??

mientefuego

O problema principal é que iriam chover muitas idéias, e normalmente quem não é designer não tem a mínima noção do que pode ser melhorado ou não.

Porque pedir a opinião sobre o que deve ser melhorado no OpenOffice para um usuário comum é se manter na mesma, pois quando a alteração for realizada, outras versões melhores de outras suites de escritório já terão saído.

Usuário comum, normalmente, não pensa em nada muito diferente daquilo que ele mesmo está acostumado a ver.

david_6-8

Citação de: mientefuego online 25 de Junho de 2007, 14:32
O problema principal é que iriam chover muitas idéias, e normalmente quem não é designer não tem a mínima noção do que pode ser melhorado ou não.

Porque pedir a opinião sobre o que deve ser melhorado no OpenOffice para um usuário comum é se manter na mesma, pois quando a alteração for realizada, outras versões melhores de outras suites de escritório já terão saído.

Usuário comum, normalmente, não pensa em nada muito diferente daquilo que ele mesmo está acostumado a ver.

concordo contigo mas por exemplo eu, sou um usuário normal e tenho a noção de que muita coisa em muitos programas têm de ser melhoradas!!

existem usuários como eu, que querem sempre mais e mais! lol!
no openoffice podia-se acrescentar ferramentas e melhorar também o visual!!

mientefuego

O problema é esse, melhorar o visual do programa não é responsabilidade só do programador :D

Programador é o pedreiro da parada, o designer é o arquiteto :P

david_6-8

Vamos os dois tirar um mini-curso de designe informático!!!

lol

mientefuego

Eu já sou programador, nasci prá ser pedreiro

haushaushaushaushaush

david_6-8

tens alguma coisa de c???

eu gostava de aprender isso!!

só sei visual basic e isso é uma seca!!!

obrigado

zoroastro

só complementando o final do texto:
''O Mundo open-source precisa ser mais unido e menos individualista. Faz-se necessário uma maior padronização, mas nem por isto precisa padronizar todos as distribuições em um estilo único. Faz-se necessário maior compatibilidade entre as distribuições. Faz-se necessário maior união. Enquanto houverem tantas distribuições quanto usuários; enquanto houver a apologia do obscuro editor "vi"; enquanto houver a proliferação desordenada do imenso arsenal de "how-tos" escritos no banheiro sobre as coxas, não iremos a lugar algum. Essa é a realidade nua e crua. É por isso que o Bill Gates também ama e agradece a todos os fanáticos por Linux.''

acho que tem que haver um certo nivel de padronização sim, mas que nao padronizem 100% e que as Distribuições de Linux sejam 100% faceis, medias ou dificeis de se mexer. e também porque se padronizar demais, vira alienação...

Chucknoris

Concordo com muitas coisas do texto principal assim como o que muitos usuarios escreveram, porem tenho uma um pouco diferente.

Acho que muita gente tem curiosidade de conhecer o linux, porem não passam do particionamento (usuarios comuns) alguns até jogam seus hds fora após instalarem uma distribuição linux e depois o windous e seus discos de boot não reconhecer o hd, Oh! Cade o "c:"?  hehehe (baseado em fatos reais)

Se nós  usuarios linux não fossemos  tão egoistas acho que o linux teria conquistado um espaço muito maior,  então ajude aquele seu amigo curioso que vai ai na sua casa e fica "babando" no seu beryl a instalar um para ele e peça para ele ajudar outro..... Óh corrente do Bem!!! hehehe

Mas o que voces acham? Eu acho o linux melhor que o windows em tudo, muita gente que não conhece tambem vai gostar...

Campanha ajude um amigo a instalar o ubuntu!!!   e voce pode ganhar muito com isso.... quanto mais usuarios mais os programadores vão se voltar para o linux e criar tudo o que voce acha que esta faltando.

Ajude um amigo a instalar o ubuntu!!!

Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

AnFernal

Já fiz isso. A história começa há muito tempo atrás... na época do Ubuntu 5.10 (exagerei ;D), instalei no PC de casa um recem ganhado CD oficial do Ubuntu 5.10, foi um presente de despedida de um AMIGO do trampa que eu tava na época, e que gardo até hj!
Então, certo dia um amigo meu foi em casa, e, advinhem, ele QUIS o um Ubuntu pra ele!
Hj ele tem um Ubuntu 7.04 instalado na máquina dele, e quando ele tem problemas no Ubuntu, lá vou eu pra ajudar a resolver! :D E tem algumas coisas que ele já faz sózinho (como configurar o X.org e o source.list).

Isso é só um exemplo de que o que o nosso amigo Chucknoris falou é verdade, e isso funciona, o pai desse amigo ta pensando em instalar o Ubuntu no laptop dele (um positivo). Já fiz amigos do emu atual trabalho remover o Windows de vez do PC, hj ele só usa Ubuntu com Wine!

Vamos crair a campanha "Ajude um amigo a instalar o ubuntu!!!"