Sis190 100/10 Ethernet Device

Iniciado por Bottazzini, 21 de Junho de 2007, 20:05

tópico anterior - próximo tópico

Bottazzini

Oi, eu no Ubuntu rodei direto do cd porem minha conexao com a rede naum funciona...

queria saber como faço para obter rede no Ubuntu como configurar a rede

o ip é fixo e eu me conecto a um servidor....

Configurei o ip, dns e mascara de sub-rede mas naum funcionava a rede

Para funcionar a rede no windows (ieca) eu tenho q ir no gerenciador d dispositivos e mudar a minha rede para 10 Mbps/Full Duplex.

Alguem tem alguma idéia de como me conectar a esse servidor?
breve...
Core 2 Duo 2,33 Ghz 4 mb cache, Asus P5GC-MX, 2048 mb de Memria ram DDR2 Geforce 8400gs 256mb, HD Samsung 160 gb Sata 2
e Hd Samsung 40 gb ATA
(Eu amo UBUNTU)

Bottazzini

Informações adicionadas:

Comprei otra placa d rede naum deu certo..

Ele naum consegue pegar rede automaticamente no windows

só qnd  eu configurar para 10mb Full Duplex

Entaum no linux é da msma maneira e num adianta qlqr placa de rede tem q ser assim

alguem sabe como eu faço para configurar a placa para 10mb full duplex no linux?

num aguento mais esse windows!!!
agradeço qm ajudar

breve
Core 2 Duo 2,33 Ghz 4 mb cache, Asus P5GC-MX, 2048 mb de Memria ram DDR2 Geforce 8400gs 256mb, HD Samsung 160 gb Sata 2
e Hd Samsung 40 gb ATA
(Eu amo UBUNTU)

robertobech

Aproveitando o tópico do amigo Bottazzini, tenho um problema parecido e queria dar algumas dicas e pedir ajuda.

Primeiro, tenho uma placa-mãe ECS com rede onboard Gigabit. O módulo do kernel é o sis190 e ele carrega (lsmod acusa), só que a rede não funciona de jeito nenhum.

Bottazzini, siga os meus passos para dar informações mais exatas ao PC do fórum, ok? É o seguinte:

Qual é a minha rede?
Dê um lspci -v que vai listar as interfaces instaladas no seu PC. No meio disso tudo diz  rede. No meu caso essa parte é a que interessa:

# lspci -v
00:04.0 Ethernet Controller: Silicon integrated systems (SIS) 190 Gigabit Ethernet Adapter (Rev 01)

Com um lspci -n procure pela linha com o número acusado para a placa de rede no comando anterior. No meu caso, dei um lspci -n e a linha que interessa é essa aqui:

# lspci -n
00:04.0 0200: 1029:0190

Esse 1029:0190 é o identificador da minha placa de rede, o dado mais importante. Anote e poste.

O quê está acontecendo no Kernel?

Vamos descobrir como o Kernel está reagindo a nossa placa. Dê um dmesg | grep sis que vai indicar todas as ocorrências para "sis" no log do kernel. No meu caso, as linhas interessantes são:

# dmesg | grep sis
sis190: probe of 0000:00:04.0 failed with error -5

Legal, o módulo tentou mas não conseguiu carregar a minha rede.

Agora me ajudem!
Hehe... O quê faço agora? Recompilo o kernel? Baixo os fontes do Kernel e adiciono o suporte "na unha", correto? Tá, mas uma vez que tenha os fontes na mão, como adiciono esse suporte?
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

robertobech

Mais uma informação relevante:

# dmesg | grep 00:04.0
00:04.0: can not find isa bridge

Tem mais algumas coisas inúteis no meio. Já tentei passar ao boot as opções de noapic, nolapic, no acpi e nada.
256MB RAM, HD 40GB

robertobech

Eureka! Resolvi o problema! Que emoção  8)

Não é exatamente simples, mas também não é impossível. Vai ser o tema do meu próximo artigo no LINUX para o resgate.

Como eu disse, o driver da minha rede onboard é o sis190. O driver era carregado com o sistema, mas dava um erro na detecção do ISA:

00:04.0: can not find isa bridge

Ou seja, minha placa de rede não conseguia achar o ISA. Fuçando aqui e ali no google descobri que o sis190 tinha um histórico de problemas em que indicava erroneamente o ID do ISA. Baixei então os fontes do kernel:

sudo apt-get install linux-source-2.6.20

Fui lá no /usr/src e descompactei o arquivo:

tar jxvf linux-source-2.6.20.tar.bz2
cd linux-source-2.6.20

Aí dei uma espiada no fonte do sis190:

vim drivers/net/sis190.c

O truque está neste trecho:

isa_bridge = pci_get_device(PCI_VENDOR_ID_SI, 0x0965, NULL);
        if (!isa_bridge) {
                net_probe(tp, KERN_INFO "%s: Can not find ISA bridge.\n",
                          pci_name(pdev));
                return -EIO;
        }

Viram o 0965, alí no pci_get_device? Guardem esse número. Fui checar o número do ID do ISA aqui no meu PC, e usando o lspci -nv obtive isso:

00:02.0 0601: 1039:0966 (rev 59)

Opa! 0966? Mas no fonte diz 0955! Mudei no fonte e recompilei o módulo. Aí foi descarregar o módulo velho e carregar o novo. Tá-dá!

A explicação deve estar meio enrolada, mas quem quiser mais detalhes pode me escrever, ou aguardar eu publicar o artigo. Valeu pessoal!
256MB RAM, HD 40GB

Bottazzini

Aqui naum tem como colar isso ;X

Só que eu descobri td é problema no cabo ele só funciona qnd eh 10 mb full duplex e ele nem reconhece automático =//

qm puder me ajudar a por 10 mb fullduplex
vou ficar eternamente grato
e Hd Samsung 40 gb ATA
(Eu amo UBUNTU)

boi

Esses valores, 965 e 966 são referentes ao South Bridge:

http://www.sis.com/products/sis965.htm
http://www.sis.com/products/sis966.htm

Talvez o kernel só dê suporte ao SiS965, precisa ver isso na documentação.

robertobech

Citação de: boi online 26 de Junho de 2007, 23:58
Talvez o kernel só dê suporte ao SiS965, precisa ver isso na documentação.

Aí é que está a parte curiosa, amigo boi... na verdade, o Kernel suporta sim a minha placa, é só mudar o tal valor que funciona. Aqui agora tá funcionando. Vai ver que nem o cara que faz o módulo sabe que a minha placa pode funcionar com uma medida tão simples. Como faço para dar esse tipo de feedback ao pessoal do Kernel para eles ajeitarem?
256MB RAM, HD 40GB

boi

robertobech, isso pode ser reportado nesse endereço:

http://bugzilla.kernel.org