Solucao chata ( proxy Windows p/ usar no Ubuntu)

Iniciado por empenhado, 19 de Junho de 2007, 17:58

tópico anterior - próximo tópico

empenhado

Tenho 2 pcs (XP SP1 E SP2) ligado em rede (cross over). O PC da sala esta instalado o modem (net cable) e possue o proxy ANALOGX . O pc do quarto (meu pc), acessa a internet pelo pc da sala atraves do proxy.

Montei um outro pc (mais modesto), com o ubuntu 5.04 . Que está tbem em meu quarto. Minha seguinte questao é o seguinte :

- Como faço para fazer o Ubuntu, usar a internet via proxy AnalogX ? ( se é que dá para fazer isso) .

Ou seja, eu vou deixar os 3 pcs ligado no Hub. Entao os meus pcs do quarto, irao acessar a internet via proxy vindo da sala . E nao tenho como mudar a disposicao dos computadores fisicamente. E nem posso pensar em fazer ao contrario, usando o pc Linux fazendo o provedor de proxy ...

Obrigado pela ajuda antecipadamente

* detalhe, to começando a aprender Linux agora,, pouco sei a parte de rede. Quase nada na real .. rsss valeu!!!!!!!!!!!
PIII 850 512 mb
riva tnt2 32 mb
2.3 hd

VB5

Tenho também 3 micros em rede aqui em casa, com conexão por cabo, e a melhor solução que achei foi colocar um router na saída do cable modem. Assim não é preciso manter um micro sempre ligado, os IP's são atribuidos por DHCP, tenho uma firewall de hardware, e tudo vem funcionando muito bem até hoje.

Outra solução é colocar um PC antigo direto no modem, com duas placas de rede, fazendo o papel de proxy.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

clcampos

Também tenho um AP como router ligado ao meu modem. Só fiz isto porque queria wireless aqui em casa, e caso contrário pode-se rotear o modem (alguns tem a opção e alguns não). Para fazê-lo pode-se procurar tutoriais no site www.abusar.org, e aqui no fórum tem um tópico com o endereço deste site que tratam disto (para alguns tipos de modem).
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

VB5

No caso dos modems ADSL, que já tem router embutido, o problema nem existe... nos cable modems, as soluções que conheço são usar um router ou utilizar um micro para isso (mas este terá que ficar sempre ligado, o que aumenta muito o consumo de energia). Para este último caso, há muitos tutoriais disponíveis na rede, basta uma busca. Optei pelo router porque não queria ter que deixar minha máquina sempre ligada (é nela que chega o sinal), e porque um firewall extra sempre ajuda. Mas é só uma opção...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

empenhado

Nao dá para fazer igual o Windows ..
Deixar em rede e configurar ip e portas no micro cliente ( ubuntu).????

por enquanto, nao posso comprar um roteador.

valeu !!!!
PIII 850 512 mb
riva tnt2 32 mb
2.3 hd

empenhado

configurar IP e Portas, no browser . (acrescetando)
PIII 850 512 mb
riva tnt2 32 mb
2.3 hd

IgorM0L

Eu fiz assim:

No meu PC com WinXP instalei o AnaloX também para funcionar como servidor proxy. Então ele tinha duas placas de rede, a primeira para entrada do modem e a segunda para distribuir a conexão pela minha rede lam aqui de casa. Então nessa segunda placa de rede coloquei as configs. de IP: 192.168.0.1, como máscara de sub-rede: 255.255.255.0 e em gateway: 192.168.0.1, ficando então:
---------------------------------------
IP: 192.168.0.1
Masc. de sub-rede: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.0.1

No meu PC com Ubuntu coloquei apenas uma placa de rede, eth0. Nela configurei como IP: 192.168.0.2, como máscara de sub-rede o mesmo com o PC instalado o WinXP, 255.255.255.0 e gateway é sempre o IP do computador que esta servindo a conexão, sendo ele 192.168.0.1, ficando assim:
IP: 192.168.0.2
Masc. de sub-rede: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.0.1

Hoje em dia eu tenho meu Ubuntu 7.04 funcionando como router aqui de casa, ele se liga em um hub e distribui a Internet. Em breve vou comprar outro hub (apenas três portas) para que o modem possa funcionar como router (felizmente ele é ADLS e já tem router imbutido) e não preciso de um servidor ligado direto, e tudo DHCP.

Boa Sorte e até logo.