Gparted- como redimensionar a partição / se não é possível desmonta-la

Iniciado por thiagoaos, 18 de Junho de 2007, 10:26

tópico anterior - próximo tópico

thiagoaos

Olá, quando eu instalei o ubuntu eu deixei um espaço não particionado para caso eu quisesse instalar outro S.O.

Porém agora estou precisando desse espaço no próprio ubuntu. Estou tentando redimensionar a partição onde o "/" e o "/home" estão montadas porém no Gparted não habilita esse opção se a partição não estiver desmontada. E caso eu queira desmontar diz que não é possível pois está sendo usada.

E ai o que fazer agora? Tenho 20gb sem utilizar e preciso deles.

Grato,
Thiago

arlei

Olá amigo.

Vc terá que fazer isso fazendo uso de um live cd, como o do Ubuntu mesmo, porém eu aconselho o Parted Magic, que tbem usa o gParted como gerenciador de partições, além de muitas outras ferramentas.

T+
Arlei

thiagoaos

Hum, vlw,  vou testar utilizando o livecd.
Porém pelo live cd já vem alguma aplicação instalada para realizar tal procedimento? Pois se eu não me engano eu instalei o gparted a parte.

Grato,
Thiago

arlei

Olha Thiago, eu acredito que sim.
Nunca usei o Live CD do Ubuntu com este propósito, mais deve vir sim pois o particionador do processo de instalação é o próprio gParted, então deve também esta disponível para uso normal.
Volto a sugerir o Parted Magic, é uma imagem ISO pequena e vc não ira se arrepender. É um Live CD com interface gráfica e ótimo reconhecimento do hardware, e após inicialização ja ira abrir automaticamente o gParted.

T+
Arlei

golfinho